fbpx

1 milhão de “amigos”

Em um mundo de conexões virtuais, aparentar ser “o cara”, com milhares de seguidores, parece fantástico. É muito fácil iludir nas redes sociais, mas o que conta é a capacidade de construir relacionamentos e isso leva tempo.

Em um mundo de conexões virtuais de exposição escancarada, aparentar ser “o cara”, com milhares de seguidores nas redes sociais, parece fantástico. Entretanto, conversando com um profissional influente no mundo 2.0, perguntei se ele poderia facilitar a minha aproximação com um executivo do terceiro setor que estava em sua rede e ele simplesmente afirmou que não o conhecia. Isso aconteceu outras vezes com pessoas diferentes.

É muito fácil iludir nas redes sociais. Mas o que conta de verdade é a capacidade de, efetivamente, construir relacionamentos, e isso leva tempo. A influência e o relacionamento estão entre os maiores patrimônios de um profissional, mas isso não se consegue da noite para o dia.

O equilíbrio entre a qualidade e a quantidade dos contatos é o grande desafio nesses tempos virtuais. O que vejo é que as pessoas querem resolver seus problemas imediatos e pensam que a pessoa que está lá “arquivada” será o degrau para atingir suas metas. O foco deve ser outro!

Ninguém dá nada se também não receber algo. Alguém precisa dar o primeiro passo, e isso pode ser feito oferecendo ajuda na solução de algum problema, dando um conselho ou uma indicação. Crie condições mútuas para negócios, sem esperar nada em troca.

Compartilhe informações úteis com aquela pessoa –para isso é preciso se interessar pelo que ela faz e pelo que gosta. Descubra dados sobre ela antes de iniciar o contato para criar uma impressão favorável. Esse pode ser um bom começo.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa