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10 habilidades necessárias para um profissional do futuro

De acordo com o Fórum Mundial de Economia, estamos vivendo a quarta revolução industrial. A evolução da tecnologia exigirá que as pessoas que atuam no mercado de trabalho desenvolvam novas habilidades para se adaptar ao um novo cenário.

Por Dário Kosugi (Professor de Produtividade da Escola Conquer)

De acordo com o Fórum Mundial de Economia, estamos vivendo a quarta revolução industrial.

E o que isso quer dizer, na prática?

Que tecnologias de robótica e inteligência artificial já se encontram em estágios tão avançadas que, em breve, inúmeros postos de trabalho poderão ser substituídos por máquinas, com ganho de produtividade para as empresas.

Essas mudanças irão transformar a maneira como vivemos e trabalhamos. Alguns postos de trabalho irão desaparecer, outros irão crescer e novos surgirão.

A única coisa certa diante de tudo isso é que a força de trabalho precisará se adaptar e desenvolver novas habilidades caso queira se manter no mercado de trabalho.

E que habilidades serão essas?

Em um relatório feito pelo Fórum Econômico Mundial, baseado em análises feitas por líderes de grandes empresas, chegou-se em 10 habilidades que serão mais requisitadas nesse novo cenário.

Confira quais são:

1. Capacidade de resolver problemas complexos

Dentro do mercado de trabalho, diariamente surgem situações incertas que exigem a tomada de decisões imediatas. Um profissional que tenha a capacidade de enxergar esse contexto com clareza e tomar decisões assertivas fica à frente de outros profissionais e até mesmo de Inteligências Artificiais.

Essa habilidade é exclusivamente humana (ainda).

2. Pensamento crítico

Perfil analítico e capacidade de filtrar informações importantes serão habilidades bastante valorizadas pelo mercado. Se por um lado as máquinas estarão fazendo grande parte de trabalhos operacionais, por outro, será cada vez mais exigido a realização de um trabalho intelectual por parte dos humanos.

3. Criatividade

Com o aumento de novas formas de trabalho, novos produtos e novas tecnologias, os profissionais terão de se tornar mais criativos para serem capazes de se beneficiarem com tudo isso.

Além disso, a criatividade permite gerar soluções mais simples, eficazes e menos custosas para todo tipo de problema, o que sempre será valorizado pelo mercado.

4. Gerenciamento de pessoas

Gerir pessoas eficazmente é saber definir as necessidades de pessoal, saber atrair, contratar, motivar, desenvolver, reconhecer empenho entre outros. Essa habilidade fará total diferença em qualquer organização, independentemente do quão tecnológica ela seja.

As máquinas ainda não serão capazes de identificar todas as nuances existentes para um efetivo gerenciamento de pessoas.

5. Liderança

Essa habilidade não está ligada apenas ao papel do líder, mas a todos que trabalham se relacionando com pessoas. Trata-se de saber trabalhar em grupo, ser coordenado ou coordenar, saber dividir tarefas ou até saber dividir sua equipe com outros gestores. É sobre saber interagir, compartilhar e se autoliderar.

6. Inteligência emocional

Inteligência emocional é um conceito relacionado com a “inteligência social”, presente na psicologia e criado pelo psicólogo Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar e controlar suas emoções com mais velocidade e facilidade, além de também ser capaz de perceber e gerir o melhor possível as emoções alheias.

7. Capacidade de tomar decisões e ter um bom julgamento

Tomar decisões faz parte do dia a dia em qualquer trabalho, e o crescimento de uma empresa está diretamente relacionado à habilidade de tomar boas decisões. As máquinas, por enquanto, não possuem essa habilidade, razão pela qual ela será ainda mais valorizada.

8. Comunicação

É através da boa comunicação que somos capazes de deixar claras as nossas necessidades, conduzir projetos eficazmente, orientar a equipe sobre os serviços que devem ser executados, ouvir e ser ouvido.

Hoje o poder da comunicação é uma das habilidades de maior importância para um profissional conquistar seus objetivos. E continuará tendo bastante relevância no futuro.

9. Negociação

A negociação está presente no nosso dia a dia. Mesmo sem percebermos, negociamos o tempo todo. O profissional que domina essa habilidade acaba conseguindo vantagens e resultados positivos na realização de suas atividades.

Como as máquinas não possuem essa habilidade, ela passará a ser mais valorizada pelo mercado.

10. Flexibilidade Cognitiva

Essa habilidade diz respeito ao profissional ser capaz de encontrar soluções que vão além do pensamento rotineiro. O conhecimento e capacidade de compreender conceitos de diversas áreas entram com tudo aqui.

A grande mensagem disso tudo é entender que a mudança não irá esperar por nós. Aqueles que desejam crescer profissionalmente precisam ser proativos em desenvolver e potencializar habilidades para que possam se beneficiar das mudanças que a Quarta Revolução Industrial trará.

Se você está nesse grupo de pessoas que não querem esperar as coisas acontecerem, mas sim se antecipar a elas, então conheça a Conquer, uma escola inovadora que ensina habilidades práticas do século XXI e que são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional. Acesse o site e saiba mais sobre a Conquer: www.escolaconquer.com.br.

Criada em agosto de 2016, a Conquer ensina as habilidades que as faculdades e pós não ensinam, mas que são fundamentais para o crescimento profissional de qualquer pessoa, independente da idade ou área de atuação. Essas habilidades são chamadas de “First layer skills” (habilidades de 1ª camada) porque são essas habilidades que vão potencializar a parte técnica de qualquer profissional, que vão fazer ela se destacar e atingir maiores resultados. Habilidades como oratória, produtividade, inteligência emocional, liderança, negociação. Entre os mais de 8.000 alunos que já passaram pela Conquer, em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte estão empreendedores e profissionais das mais diversas empresas. Além dos cursos para pessoa física, que foi o porquê da Conquer ter nascido, temos uma área focada somente em treinamentos in company. Já atendemos clientes como Votorantim, Grupo Boticário, Ambev, PwC, Renault e Electrolux, de norte a sul do país.
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