3 erros que geram turnover nas empresas

Publicado em 23 de maio de 2019

Resultados, resultados e mais resultados. É assim que as empresas geram crescimento, atraem investidores e obtém lucratividade. Mas e as pessoas?

No mercado nunca se ouviu falar tanto em jornada e sucesso do cliente. É fato que ele precisa estar no centro, para criar uma solução que o encante e torne-se fiel à sua marca. Contudo, poucas empresas geram soluções para construir uma cultura organizacional que além de exponencial, tenha foco no colaborador.

Profissionais sem engajamento, possuem baixa produtividade, não pensam fora da caixa e a tendência é buscarem algo melhor no mercado. Existem alguns erros que as empresas cometem que aumentam o turnover.

O primeiro erro é a falta de autonomia. As pessoas querem dar ideias, tocarem projetos que façam parte de uma construção maior. Liderança baseada em controle, onde as pessoas apenas seguem regras gera desmotivação. Um ponto são os indicadores, reuniões de status de projetos, outro é sufocar seu time, não dando liberdade para criação e solução de problemas.

Autonomia tem relação com delegação e para tal exige preparo do time e alinhamento de expectativas. Uma empresa forte é baseada em relações de confiança e falta de autonomia cria um clima pesado onde não existem conflitos construtivos.

O segundo erro é a falta de feedback. Os gestores falam que o fazem, mas os colaboradores na grande maioria não os reconhecem. Feedback não é apenas sobre atividades do dia a dia. É desenvolvimento de competências, alinhamento sobre carreira de forma individualizada. Se a sua agenda não tem mais de 60% do tempo dedicado ao seu time, há um problema que você precisa ajustar. Claro que existem fases de foco total no negócio, mas não deixe que isso se torne uma muleta. Gestão de pessoas faz parte do negócio.

O terceiro erro é não tornar seu colaborador, um embaixador de sua marca. Como é a experiência do colaborador dentro da sua empresa? Como você trata seus candidatos no processo de seleção até a saída dele? Mesmo aqueles candidatos que não foram selecionados? Se a experiência já é ruim de entrada, a imagem que fica mostra inconsistência com o que se vende e a comunicação como estratégia de marketing.

Quais ritos de cultura fazem seus colaboradores se sentirem apaixonados pela empresa? Ou eles só cumprem o horário e pouco defendem a marca fora da empresa?

Crie canais onde você engaje as pessoas e os sinta fazendo parte do todo. Dê espaço para o time falar de melhorias organizacionais, sobre ideias dos produtos. Se é possível – dependendo do negócio, deixe que tenham a experiência de utilização dos produtos e serviços. Não é apenas dar desconto ou deixar disponível. Crie uma experiência da mesma maneira que quer conectar seus clientes.

A jornada do colaborador é essencial para um time forte, engajado e capaz de ainda mais dar seu melhor pela empresa.

Faça um diagnóstico organizacional e avalie que tipos de ações podem ser endereçadas. Não deposite nas mãos apenas da alta gestão ou RH. Corresponsabilidade é papel de todos da empresa, portanto faça a sua parte.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.