8 dicas de como ajudar os filhos a perseverarem frente às adversidades

Publicado em 19 de novembro de 2018

A resiliência é uma importante habilidade de vida, que nos ajuda a enfrentar os desafios e nos possibilita uma rápida recuperação frente às situações adversas. Pessoas com um comportamento resiliente são mais capazes de perseverar mesmo diante de situações difíceis e frustrantes.

Em meu capítulo: “Criando filhos resilientes para que floresçam nas adversidades”, no livro recém-lançado: Coaching para pais vol. II, falo como os pais podem ensinar aos filhos este atributo tão necessário nos dias atuais.

Uma das preocupações com as novas gerações, é que estão se tornando cada vez mais frágeis e vulneráveis ao passar por decepções, frustrações ou quando precisam lidar com situações difíceis. Como pais, cabe a nós ajudá-los a desenvolver a musculatura necessária para passar pelas dificuldades e transformar as experiências negativas em aprendizados.

Precisamos ajudar nossos filhos a se adaptarem a diversas situações, a lidar com os riscos, a não terem medo de falhar e a ter determinação para que, mesmo enfrentando alguns obstáculos no caminho, consigam encontrar a força necessária para seguir adiante e perseverar.

Nossas crenças se desenvolvem por meio dos relacionamentos e das experiências que vivenciamos. Cada um de nós possui características e crenças que nos fazem enxergar o mundo e os desafios de forma particular. Podemos ter uma percepção diferente sobre uma mesma situação adversa.

Pessoas que possuem autoconhecimento, conseguem gerenciar melhor suas emoções, são mais autônomas e autoconfiantes. Não ficam tão suscetíveis a aprovação, recompensas e elogios. Possuem autocontrole, não são tão imediatistas, sendo mais determinadas e capazes de aguardar por resultados a longo prazo.

A resiliência se desenvolve por meio de um processo de aprendizagem. O comportamento resiliente pode ser aprendido, praticado e ensinado. Mas de que forma podemos ajudar nossos filhos a se tornarem mais resilientes?

  1. Estabelecer uma relação segura e acolhedora desde o nascimento;
  2. Ser seu melhor exemplo;
  3. Respeitar sua essência e não criar expectativas baseadas em nossas idealizações;
  4. Ensiná-los que é natural cometer erros e que podemos aprender com eles;
  5. Não criar expectativas de perfeição – não existem pais ou filhos perfeitos;
  6. No lugar de evitar que nossos filhos fracassem, devemos ensiná-los a lidar com os erros e aprender com as consequências das próprias ações;
  7. Em vez de nutrir o sentimento de culpa, devemos desenvolver maior conexão com eles;
  8. Ajudá-los a desenvolver uma mentalidade positiva.

O elo que construímos com nossos filhos desde o nascimento é o que definirá sua segurança, seu senso de autovalor e pertencimento. Irá influenciar suas crenças acerca da vida, de seus relacionamentos e de si próprios.

Além de amor, acolhimento, respeito e conexão, como pais, também precisamos ensinar habilidades de vida, discipliná-los de forma consistente, transmitindo regras e valores que desejamos que eles aprendam.

Ao invés de tentarmos eliminar os fracassos e decepções, devemos encorajá-los a lidar com eles através de uma mentalidade positiva. Ao proporcionarmos aos nossos filhos a oportunidade de superarem os seus desafios, eles serão capazes de encontrar seus próprios recursos para explorar seu universo com autonomia e coragem.

Danielle Gomes







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.