A arte de não julgar tudo e todos!

Publicado em 13 de junho de 2016

Estive recentemente em um evento internacional, sendo que o mais complicado era responder perguntas sobre a situação política do Brasil. Curiosamente, e de forma subliminar, havia a expectativa de minha posição sobre os bordões “do golpe” ou “do não golpe” que circulam pela mídia internacional. Pessoalmente, tenho minha convicção e não cabia, naquele ambiente profissional, estimular o debate (até porque nada resolveria) e, ao retornar, eu percebo que as posições acirradas ainda envolvem muito de postura emocional de “julgar os outros”. Hoje, o pecado é completo aqui no lado de baixo do Equador!

Lembrei-me dos trabalhos desenvolvidos pelo Institute of Coaching de Boston – EUA, cujos membros estão dedicados a conhecer a base científica e as melhores práticas de Coaching no mundo. Como sou associado à instituição e recebo regularmente notícias e estudos, além de eventualmente ser convidado a colaborar com pesquisas da Harvard Business Review, acabo arquivando os casos que me parecem mais oportunos e, vez ou outra, faço uma releitura de seu conteúdo. Hoje, minha inspiração nasce do texto de Margareth Moore, co-Diretora do Institute of Coaching, com o tema “julgamento e autoestima”.

Para ela, é fundamental entender a maneira como os profissionais de Coaching e também seus clientes lidam com as criticas e a visão de mundo que os cerca. O estudo explica que, ao relaxar e sentir o momento presente integralmente, o ser humano melhora a autoestima e a percepção de valor pessoal, ao contrário do que ocorre se ficar buscando motivos em meio a conflitos que não dizem respeito direto.

Sabemos que o estado do cérebro consciente é aquele que não julga nem a si e nem aos outros, pois estará simplesmente aberto e dedicado a aceitar o próprio momento presente. E assim, a autoestima é o resultado ou a conclusão que se tem quando não assumimos o papel de juiz de si próprio: Sou desse jeito? Tenho essa capacidade? O que eu faria no lugar do outro? Consigo fazer isto ou aquilo?

Esse processo complexo de julgamento acontece com uma força biológica essencial, mantendo-nos sempre vigilante sobre estarmos ou não cumprindo um padrão estabelecido por nós, pela nossa família e/ou pelas comunidades que frequentamos. Dessa forma, ficaremos alimentando a crença de que iremos evitar uma possível rejeição ou não correremos risco de ficar brigando sozinhos para alcançar nossos objetivos. Hoje, no contexto político, o que mais se vê pelas ruas e redes sociais é esse ato inglório de se jogar radicalmente em uma forma de discussão deletéria que é, em si mesma, improdutiva e ineficiente.

Se conseguirmos concretizar nossos momentos positivos sem que façamos julgamento pessoal, mesmo que por pouco tempo, iremos descer dessa complexa montanha-russa repleta de juízes do mundo e conseguiremos experimentar um agradável e delicado estado natural do cérebro. Margareth Moore chama esse estado mental de "está tudo bem, está tudo certo”, que especialistas em neurociência descrevem como o momento em que "cada célula está fazendo o melhor que pode com os recursos disponíveis; portanto, vamos deixá-las viver em paz para nosso prazer”.

Esse momento e esse espaço especial serão um belo lugar para se frequentar, pois é ali que se consegue descansar, recarregar as baterias, ter boa dose de autocompaixão e gerar muito de autorrespeito e autoestima. Vale a pena tentar criar esses momentos e seus espaços mentais, pois então você se tornará um visitante regular para aproveitar do seu próprio conforto. Isso significará a sua alienação do mundo? Muito pelo contrário, isso lhe viabilizará uma participação social e política tanto melhor quando mais ideias boas e sensatas sejam desligadas de posturas rígidas e autocráticas.

Se este texto parece simplório e óbvio, fica minha pergunta: será que você tem praticado esse exercício de sempre se olhar andando para frente e para cima, sem julgar tudo e todos que passam a seu lado? Caso sua resposta seja negativa, que tal começar a praticar?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.