A Autoajuda e a morte de Sócrates: vá buscar a felicidade no seu canto

Publicado em 30 de novembro de 2018

A minha geração é a mais infeliz, de acordo com vários artigos científicos baseados em vendas de antidepressivos e ansiolíticos. Essa informação baseou-se na tristeza traduzida em números farmacêuticos, imagine a quantidade de indivíduos, por pobreza ou arrogância não conseguem fazer o uso de medicamentos ou terapias. Porém o deus do mercado, utilizando a padronização necessária da mercadoria, começa a vender fórmulas, frases feitas e doze passos para a felicidade, para manter o seu casamento, para ter sucesso profissional e etc, etc e etc, com a promessa que ser feliz é fácil e rápido.

Perceba que, por si só, o conceito de felicidade é complexo e subjetivo, portanto algo que se apresente de modo rápido e fácil para resolver essa questão deveria ser descartado imediatamente, mas não é o que ocorre. Tudo aquilo que é complexo necessita de vários tipos de conhecimentos para se esclarecer. Para produzir conhecimento é necessário método e reflexão, nascendo então a ciência. Perceba como a autoajuda não é cientifica pois ignora propositalmente a complexidade sobre o tema da felicidade. A ciência que mais nos ajuda a refletir sobre o tema felicidade, na minha opinião, é a filosofia. Mas a autoajuda cala Sócrates, o pai da filosofia ocidental. Este diz para conhecermos a nós mesmos, aquela o ataca com o punhal do lucro, advindo da superficialidade e do medo da infelicidade.

O Coaching, quanto mais lida com jovens, mais deve ter em mente a complexidade do ser humano com a penalidade de incentivar o reducionismo naquele jovem. Filosofia, sociologia e psicologia devem ser as ferramentas do profissional de Coaching. Eu não tenho nenhum curso em nenhuma dessas áreas. O que tenho para oferecer aqui são as provocações iniciais dessas ciências. São elas respectivamente: questione tudo, até o obvio, seja curioso; compreenda todo o seu comportamento levando em conta os que te cercam e os que vieram antes de você; conhece a ti mesmo.

Perceba que essas ciências usam variáveis incontroláveis para formar a fórmula da felicidade, sucesso, paz e etc… Por isso a autoajuda apenas serve a uma lógica mercantilista quando trata igualmente variáveis múltiplas. Não posso, como auxiliadora, de algum modo, do Coaching, deixar que se confundam os conceitos e objetivos de Coaching e autoajuda.

O professor Clóvis de Barros Filho tem um vídeo onde ele fala sobre autoajuda e felicidade. Nesse vídeo, uma das falas dele é de acharmos a nossa felicidade no nosso canto, ou seja, aceite e compreenda a sua complexidade enquanto ser humano e assim será capaz de dizer o que é felicidade e como alcançá-la. Creio que o Coaching é uma das ferramentas mais completas para que o indivíduo se conheça, já que parte da individualidade de cada um para trilhar o caminho daquele indivíduo específico.

Faço esse texto pois, no final de ano, sempre temos a tentação de fazermos a famosa meta de ano novo: sermos felizes no ano que virá. Disse que tal meta é uma tentação pois ao imaginarmos que conseguiremos tal objetivo em um ano ou é ingenuidade ou desespero. Como já diz a filosofia, a felicidade só vem com autoconhecimento. Se conhecer demora uma vida inteira. Por isso o meu desejo de Natal e Ano Novo para todos nós é que estejamos mais alertas com nós mesmos para nos conhecer e que aceitemos sem medo a complexidade do nosso ser.

Feliz Natal e um prospero Ano Novo para todos nós!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.