A Autoconfiança leva ao sucesso e a baixa autoconfiança ao insucesso. Qual a causa?

Publicado em 22 de maio de 2019

Ao longo dos dezesseis últimos anos, venho observando o comportamento humano, isso dentro das organizações, nos processos de Coaching, dando aula, com alunos que se preparam para ser lideres, e sempre observo as pessoas que estão muito próximo do sucesso e aquelas que têm medo de ter sucesso.

Aí, me lembrei de um pensamento de Gandhi, que dizia: “medo pode ser um obstáculo e te faz covarde, ou pode ser um motivador, que te faz romper a barreira do sucesso.”

Eu sou fã de um grande escritor, Napoleon Hill, que em um de seus inúmeros livros, um best seller, chamado “A Lei do Triunfo”, escreveu sobre os medos humanos.

O medo é um dos maiores causadores da ansiedade, nos leva a depressão e a inúmeras causas de doenças psicossomáticas, e inclusive a baixa autoestima, que está intimamente ligada à confiança.

Por incrível que pareça, a confiança é o resultado da nossa confiabilidade. Imagine um médico com medo de realizar uma cirurgia, um professor de dar aulas, um jogador de futebol em bater um pênalti, um coach em realizar uma sessão com seu coachee, isso leva a perder negócios e o resultado é ruim, ou seja, tem um lucro ruim.

Pessoas com autoconfiança, são vistas no mercado, têm muitos clientes, realizam muitos negócios, se preparam para as adversidades, buscam se envolver com as mudanças que estão ocorrendo, têm visão de futuro, trabalham com metas, buscam seus resultados, e com certeza, têm medo, mas passam por cima deles, e fazem dos seus medos um motivador para buscar sempre o sucesso cada vez mais, ou seja, o medo é uma forma de motivar as pessoas a darem certo.

Para isso reconhecem seus medos e trabalham para conseguir controlá-los.

Seguem aqui alguns dos medos que Napoleon Hill, estudou e que podem nos ajudar a verificar se estão ou não atrapalhando nosso sucesso:

“Medo da Crítica: somos seres profundamente impactados pelo medo da opinião alheia. Muitas vezes deixamos de planejar e executar por medo do que os outros possam pensar ou falar. Esse medo, porém, é mais absurdo. Ele se apresenta de várias formas, das quais a maioria é de natureza insignificante, trivial e até mesmo infantil.

Medo da Rejeição: Muitas vezes somos atribulados pelo medo de perder o amor de alguém, principalmente o da pessoa amada. Coroamo-nos de ciúmes e de fantasias suspeitas. Esse medo produz mais devastação no espírito de uma pessoa do que qualquer outro, pois, não raras vezes, leva à ruina moral, psicológica e financeira.

Medo da doença: junto com a pobreza e a velhice o medo da doença é extremamente assustador, porque nos expõe diretamente à dor e nos conduz à insegurança e ao desconhecido.

Medo da morte: para muitos, o momento da morte parece ser uma preocupação que os acompanha a vida inteira, menos quando essa hora realmente chega. É inútil se preocupar com a morte, uma vez que a única certeza que temos é que ela é inevitável.”

(HILL, Napoleon, adaptado por Jacob Petry, ed. Faro, 2017, p.74)

Bem, vimos porque temos sucesso ou insucesso na vida, e está intimamente ligado à nossa autoconfiança e à nossa autoestima.

Procure controlar seu medo, através da prevenção, preparação, planejamento e execução daquilo que é realmente importante para você em sua vida.

Muito sucesso!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.