fbpx

A Comunicação como Fator de Sucesso

Já pensou que a comunicação pode ser a chave do seu sucesso? Afinal de contas é através dela que iniciamos uma conversa, seja em uma entrevista de emprego, em um relacionamento ou para uma plateia.

Já parou para pensar que a comunicação pode ser a chave do seu sucesso? Afinal de contas é através dela que iniciamos uma conversa, seja em uma entrevista de emprego, em um relacionamento ou para uma plateia. “Falar” é uma das primeiras coisas que aprendemos na vida. Mas “se comunicar” é uma arte a ser desenvolvida. Todos temos a capacidade de adquirir esta habilidade, uma vez que habilidade é conhecimento, prática e repetição.

O termo comunicação vem do latim “communis”, que significa “comum”. Para comunicar algo a alguém precisamos antes estabelecer pontos em comum com o receptor. E quanto maior o número de pontos comuns, maior também é a chance de uma boa comunicação.

Convido você a analisar a seguinte frase de Cláudia Belucci: “Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito.” Quantas vezes você já falou algo que não foi compreendido? Agora vamos analisar do lado oposto. Quantas vezes você não compreendeu o que foi dito? Acesse sua memória e encontre este momento.

Por que você não compreendeu? Seja qual for a resposta, aplique-a a você mesmo e analise sua própria comunicação. Devemos nos empenhar em aprender com os nossos erros em vez de termos medo deles. Temos dois caminhos: deixar o medo tomar conta de nós e fracassarmos ou então se arriscar, mesmo que possamos fracassar.

O leitor poderá pensar que sendo assim, que seja o primeiro caminho porque ao menos evita a vergonha. Se seu olhar tiver apenas um ângulo, isto realmente poderá acontecer, mas se conseguir enxergar esses “fracassos” de uma outra forma verá que foram oportunidades para seu sucesso. A repetição te torna habilidoso e a habilidade te dá segurança. Você caiu muitas vezes antes de aprender a andar. Poderia ter desistido, mas não sabendo que era impossível tentou várias vezes até conseguir.

Se entrar em ação duas vez por dia, enquanto outra pessoa se exercita uma vez por mês, você estará melhor preparado do que ela 60 vezes em 30 dias. As decisões que você está tomando neste instante moldarão quem vai se tornar daqui a alguns anos. E a melhor maneira de começar é se conhecendo. Entenda quem você é e o que busca.

Respeite-se. Mas também respeite o seu ouvinte. Se ele não compreender exatamente o que você disse, reveja onde pode melhorar. O mais importante é ter a certeza daquilo que quer transmitir e se preparar para isso. Demonstre sua segurança. Você pode tudo o que quiser, se realmente quiser.

Renata Carvalho tem mais de 11 anos de experiência profissional em Imagem e Comunicação. É jornalista, repórter e apresentadora de TV com especialização em Linguagens Midiáticas. Carrega no currículo importantes coberturas televisivas como a Copa do Mundo 2014 e o evento Miss Brasil 2014. Também é Coach (Instituto Brasileiro de Coaching), Treinadora Comportamental (Instituto de Formação de Treinadores) e líder Master Mind (Master Mind Brasil). É Analista Comportamental, Analista 360 (IBC) e licenciada a aplicar o Software Coaching Assessment. Certificada internacionalmente pela European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e Behavioral Coaching Institute (BCI).
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa