A conexão do líder como fator de sucesso!

Publicado em 07 de julho de 2015

Tenho a absoluta certeza de que, em grande parte das vezes, o Coach executivo ou de negócios se defronta com problemas que afligem seus clientes quanto à relação com colegas, sejam superiores ou subordinados. Curiosamente, há o paradoxo de o cliente reclamar que o superior tem um jeito de ser e se relacionar, mas, por outro lado, esse executivo trata os subordinados com o mesmo jeito de ser e de se relacionar do chefe.

Essa é uma situação que acontece em todos os cantos do planeta e motivou a pesquisadora Lou Salomon a escrever artigo bem interessante na publicação Harvard Business Review, em junho passado. Com o título The Top Complaints from Employees About Their Leaders (As principais queixas de trabalhadores sobre os seus líderes), a autora apresenta números que refletem o problema. Conforme pesquisa realizada nos EUA, 91% dos trabalhadores afirmam que problemas de comunicação podem arrastar os executivos para baixo, principalmente pela falta de inteligência emocional, com assédio moral, narcisismo, indecisão, e muito mais.

Os dados mostram que a grande maioria dos executivos que relatam problemas não está envolvida em momentos cruciais de seus funcionários. Considerando como as empresas investem em pesquisas, contratando consultores e implementação de mudanças, as melhores lideranças sabem como é saudável ter conexão com inclusão, reconhecimento, direções claras, interação significativa e feedback. Se você quer ser um líder executivo exemplar, e acredita em pesquisas, preste atenção em que:

  1. O líder é um conector entre a realização e a motivação de seus subordinados. Ele deve ter consciência e capacidade de perceber contribuições específicas, bem como fazer com que os subordinados saibam que essas contribuições estão sendo percebidas.

  2. As interações diárias devem ser aquele momento especial para que os líderes se envolvam em oportunidades que mostrem apreço pelos esforços de seus subordinados. Qualquer forma que represente um cumprimento ou agradecimento será valorizada pelo seu time.

  3. O verdadeiro líder sabe estabelecer ambiente seguro em que as pessoas possam se expressar e serem reconhecidos por ideias, ações proativas e contribuições significativas para o time e a empresa.

  4. As empresas operam em estado constante de mudança e, muitas vezes, a informação é retida em determinados níveis. O verdadeiro líder vai ganhar respeito profundo quando souber compartilhar informações substanciais, sabendo que explicações reais são melhor opção do que nenhuma explicação.

  5. Não espere por uma avaliação de desempenho para dizer às pessoas como eles estão trabalhando. A cultura de feedback contínuo é saudável e ágil, lembrando que a geração Y, em particular, quer ainda mais Coaching e feedback do que as gerações anteriores.

  6. O verdadeiro líder executivo sabe reconhecer e demonstrar que, como ser humano, pode cometer erros e até conseguirá rir deles. Assim como se deve ser generoso e respeitador com os outros, nas situações em que aconteça um erro, esse sentimento deve se voltar também para si próprio.

  7. O verdadeiro líder trata os seus subordindos pelo nome. Se a empresa é grande demais, comece com as pessoas mais próximas. Não há desculpa para evitar essa forma de carinho.

Segundo Lou Solomon, para a maioria das pessoas há duas experiências poderosas, que são “alcançar o objetivo” e “conectar-se com grupos de interesse”. Porém, ao se concentrar apenas em “alcançar o objetivo”, nós não estaremos fazendo bem a conexão, que é a troca de energia com quem está prestando atenção no que fazemos. Eis a pergunta que o Coach pode fazer ao seu cliente em processos de Coaching executivo: Quem vai influenciá-lo mais para o que você tem de melhor? Um líder brilhante e famoso que não tem tempo para conversar com você? Ou o líder brilhante, mas menos famoso, que faz conexão frequente com você?

Fundamentalmente, nosso tema e trabalho são sobre pessoas. O Coaching é assim e assim será. Muitas vezes, as derrotas das empresas aparecem não porque os líderes sejam alheios ao negócio, mas sim porque eles não sabem como influenciar as em termos de motivação e realização. Muito do sucesso de cada equipe está no padrão de conexão que o líder tem com seus subordinados diretos, e assim por diante. Em um ambiente de negócios no qual haja falta de compromisso das pessoas, certamente haverá como razão primeira a distância entre o líder e sua competência para se comunicar com as equipes de trabalho.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.