Na minha experiência profissional, são sete fatores principais que geram uma conexão adequada entre um mentor e seu mentorado. Este artigo é uma versão resumida de escritos anteriores mais detalhados.
Fator 1 – Cosmovisão ampliada do Mentor
Uma característica essencial para o profissional de Mentoring é ter uma visão e consciência ampliada da Vida e do Ser Humano, e isto depende de uma jornada de autodesenvolvimento e cultivos pessoais. A consequência desta postura é um olhar compreensivo e livre de preconceitos para o cliente, considerando a essência de cada um e a consciência de que todos fazem parte de uma Unidade universal.
Fator 2 – Preparação interna prévia
Esta é realizada pouco antes do início do atendimento de Mentoring. Exercícios de silêncio interior, meditação, centramento ou oração nos conectam com a nossa fonte mais profunda, onde acessamos a sabedoria plena e intrínseca ao Ser Humano.
Fator 3 – Entendimento do Ser Humano
O mentor deve compreender profundamente o Ser Humano e suas necessidades, buscas e motivações.
Segundo os sábios orientais, a motivação ou o impulso básico das ações humanas é a busca de felicidade e bem estar, com distanciamento das causas do sofrimento e dificuldades.
Embora busquemos a felicidade externamente, como em uma formação acadêmica, casamento, conquista de bens materiais, status, viagens, etc., a essência da nossa busca está na felicidade incondicional, aquela que reside no coração de cada um e que só pode ser vivida no agora, no momento presente e que independe do que fazemos.
Fator 4 – Postura centrada
O centramento pessoal é uma poderosa ferramenta que o mentor deve utilizar, pois permite a captação mais intuitiva do cliente, além de conseguir uma postura condutora frente a cada instante na relação mentor-mentorado.
Fator 5 – Geração do campo de harmonia
A relação mentor-mentorado também se desenrola segundo o “clima” ou tensor estabelecido entre os envolvidos. Daí a importância de gerar o tensor de harmonia entre o profissional e seu cliente, criando assim um ambiente de empatia, comunicação e produtividade durante o trabalho.
Fator 6 – As perguntas assertivas
No Mentoring, a elaboração das respostas e as decisões são sempre do cliente. A função do mentor no processo é catalisar as descobertas do cliente – a sua presença e atuação aceleram e potencializam o processo de autodescoberta.
Para exercer esta função é necessário, primeiramente, captar a realidade do cliente através de um processo bastante intuitivo. É preciso entrar no mundo do outro e ajudá-lo a fazer as suas próprias descobertas e mudanças.
Fator 7 – Ativação da sabedoria
Os processos de Mentoring (e também de Coaching) mais profundos são baseados na ativação da sabedoria interior que todos temos. Os nossos insights e respostas interiores vêm desta sabedoria, através do acesso ao conhecimento inato das coisas que simplesmente sabemos.
A sabedoria interior pode ser acessada quando o mentor e o mentorado estão em sintonia entre si e trabalham em um clima (tensor) de harmonia, centramento e clareza de intenção.
Esta é a parte mais profunda da conexão no exercício do Mentoring.
Marcos Wunderlich
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