A cultura do erro ou do aprendizado?

Publicado em 06 de março de 2019

Desde cedo somos programados para achar que o erro é ruim, o que gera muita culpa e consequentemente paralisa as soluções. Ao conviver com o erro como algo ruim e punitivo a tendência é não agir “fora da caixa” para evitar constrangimentos.

As consequências são engessamento na proposta de soluções ao cliente, falsa segurança que tudo ocorrerá de maneira correta e o risco de possíveis erros serem escondidos para não serem percebidos.

O pilar da excelência é fazer algo a mais pelo cliente, de forma empática e constante. É a sensibilidade de perceber a dor do cliente e saná-la. O que não combina com engessamento e scripts de atendimento. Para atingir este objetivo é preciso pensar, experimentar, ousar, correr riscos calculados.

Obviamente há erros que devem ser evitados a qualquer custo, pois podem gerar grandes prejuízos, mas outros que corrigidos rapidamente podem significar aprendizados e melhorias nos processos.

O grande segredo está em criar um senso de responsabilidade, de forma que, as pessoas tenham a percepção das consequências de seus atos e estimular a proposição de melhorias.

Como identificar os erros condenáveis ou não?

Desvios deliberados são condenáveis e obviamente merecem censura. A desatenção dependerá da causa. Se for produto da falta de esforço sim, porém, se for resultado de fadiga por trabalho excessivo, é possível que a causa seja mais problema de gestão do que pessoal. Falta de clareza em procedimentos ou comunicação, inadequação de processos, muito provavelmente, estão relacionados a terceiros e neste caso o colaborador pode auxiliar na melhoria contínua quando o feedback construtivo for estimulado.

Uma experimentação com o objetivo de fazer algo melhor para o cliente, que eventualmente leve a um resultado indesejado, pode ser digno de louvor, pela ousadia e intenção.

Quando uma falha é detectada, é essencial ir além das causas óbvias e superficiais e buscar entender a raiz do problema. Isso requer disciplina — melhor ainda, entusiasmo — no uso de análises sofisticadas para assegurar que as lições certas sejam aprendidas e as soluções certas adotadas. A função do líder é garantir que a organização não se limite a seguir em frente após o erro, mas pare para investigar e descobrir as lições nele contidas.

Examinar a fundo nossas falhas é emocionalmente desagradável e mexe com autoestima e ego. Quando potencializada por uma cultura punitiva o erro expõe o responsável. Isso é tão forte que a tendência é minimizar nossa responsabilidade e colocar culpa indevida em fatores externos ou situacionais e fazer o inverso ao avaliar o erro dos outros.

O líder é o principal agente que pode criar e reforçar uma cultura que neutralize o jogo da culpa e faça com que as pessoas se sintam autorizadas e responsáveis por expor e aprender com o erro. Quando algo dá errado, o líder deve fazer questão de que a organização entenda claramente o que ocorreu e mobilizar a equipe para a solução rápida e eficaz, em vez de sair buscando o “culpado”.

Tal atitude cria uma equipe coesa, confiante e engajada com o processo de melhoria contínua e no final todos ganham: colaboradores, lideranças e organização.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.