A falência da superestrutura empresarial!

Publicado em 14 de julho de 2015

Meus amigos, eu começo por relembrar que um Coach é continuadamente colocado frente a novos desafios e, quando se trata de Coaching de negócios ou de executivos, pode-se pensar em como estes atores influenciam e são influenciados pelas organizações (ou pelas instituições) a que pertencem. Então fica a pergunta: até que ponto um Coachee consegue alcançar determinada meta de qualificação ou habilidade individual, de maneira independente da organização para a qual trabalha?

Pois bem, meu espaço hoje tratará de uma experiência que eu pessoalmente acompanhei neste último final de semana, especificamente na área de saúde, e que coloca em xeque paradigmas que carregamos sobre a qualificação profissional no serviço público e sobre a qualificação profissional na área privada. E sendo o foco deste comentário o ambiente hospitalar, reservo-me o direito de nominar o que há de bom (público) em contraste a não nominar o que é crítico (privado).

Tenho um parente com câncer avançado, em tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, um hospital público de referência na capital paulista. Diariamente, esse parente é submetido à radioterapia e, a cada 3 semanas, à quimioterapia. A opinião dele e de outros pacientes, além de várias pessoas que costumam acompanhá-los, é extremamente positiva quanto à qualificação individual de cada profissional daquela instituição.

Ou seja, todos os funcionários do Instituto do Câncer têm noção de seu papel, sabem o que devem fazer e como fazer, atendem muito bem o paciente e interagem entre si de forma proativa e eficiente. E assim, a dor que o paciente sofre, por conta da doença, encontra atenuante na maneira humana como ele (ou ela) é tratado (a) em cada momento, em cada sessão ou avaliação.

Virando a página, tenho parente com idade avançada, problemas cumulativos de diabetes e de capacidade motora que, no sábado, apresentava sinais preocupantes de debilidade física a sugerir atendimento médico de emergência. Fomos a um hospital de referência e que atende planos e particulares (condição esta para o nosso caso). Após a triagem e a burocracia da ficha de registro, relativamente rápidas, começou o suplício nosso e de mais um grande contingente de pessoas. Algumas chegaram de ambulância e outras, com evidente demonstração de mal-estar, todas ficaram sob o escrutínio de uma potencial situação de risco emergencial. Claro que isso é o normal, mas...

Pude perceber que os equipamentos, salas e recursos tecnológicos são bastante modernos. Sem dúvida, nota-se a qualificação individual de cada profissional da instituição, sendo que cada um têm noção de seu papel, sabe o que deve fazer e como fazer, atende muito bem o paciente e assume postura proativa e eficiente. Porém, a média de quatro horas para atendimento individual (fora o tempo posterior para exames e reavaliação), as confusões entre os departamentos, as brigas entre familiares de pacientes e funcionários, e uma indignação geral de tantas pessoas sofrendo em suas dores sem uma continuidade no atendimento, tudo isso representava verdadeiro caos.

Quando da saída do hospital, de forma franca, porém sem qualquer agressividade ou emocionalismos, conversei com um dos médicos do plantão. Citei de minha surpresa em ver um hospital tão bem montado e moderno, vivendo aquele caos de atendimento (os próprios médicos reclamando da falta do jantar). E tudo porque não se fez o dever de casa básico, algo que no Coaching cabe ao Coach nunca esquecer em relação ao cliente: Não basta desenvolver excelência nas partes cognitivas, se não se conseguir criar a excelência na interação dessas partes. Aí é quando a organização vai a pique, algo que pode ocorrer a qualquer profissional, individualmente.

É fundamental desenvolver as qualidades técnico-profissionais, em diferentes áreas de conhecimento, mas nada vai funcionar sem que haja comunicação efetiva, organização e relacionamento. O todo é e sempre será reflexo da união das partes que, sozinhas, não suportam o longo prazo do crescimento.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.