A Formação Acadêmica e a Visão de Mundo para Formação em Coaching e Mentoring

Publicado em 06 de agosto de 2018

Prezado leitor, quero trazer aqui um artigo para refletirmos sobre humanização nas formações de Coaching e Mentoring.

O meio acadêmico, onde se formam os profissionais nas mais diferentes áreas do saber humano, até que ponto é humanizado? Qual é o foco de atenção e preocupação dos programas nas escolas? Não predomina, com raríssimas exceções, a mentalidade mecanicista e cartesiana da fragmentação dos estudos em disciplinas autônomas, com professores preparados, em sua grande maioria, em áreas independentes, autônomas, que mal se tocam? Matemática é matemática, história é história, ciências é ciências, biologia e é biologia, e assim por diante.

Está errado? De jeito nenhum. Como é que um engenheiro planeja um edifício ou uma ponte sem cálculos exatos de tamanho, resistência, pressão, etc.? Como é que um químico planeja e experimenta suas composições sem pesos e medidas exatas para obter controle de suas reações? Benditos Descartes, Leibniz, Newton e Comte que nos deram as bases para o pensamento científico.

E a maioria das escolas de formação de Coaching segue a mesma linha predominantemente cartesiana e mecanicista. Linha esta focada na eficiência operacional em busca dos melhores resultados. Nada mais correto e necessário no mundo em que vivemos, principalmente no universo empresarial. É a dinâmica deste movimento que trouxe ao mundo um ritmo cada vez mais frenético de desenvolvimento tecnológico e, até certo ponto, melhores condições de bem-estar e conforto para grande parte da população em todos os recantos do planeta.

Este modelo nos trouxe a locomotiva, o automóvel, o avião, o rádio, a TV, a Internet, o fogão a gás, a geladeira, a máquina de lavar roupa, a produção agrícola em larga escala, etc.

Mas é humanizado este sistema dominante no pensamento mecanicista e cartesiano, predominante no chamado pensamento científico? Qual o objetivo primordial deste sistema? Não é tornar mais eficientes as locomotivas deste desenvolvimento? E não é justo isto?

A pergunta maior que me vem é: é justo para quem? Quem realmente sai ganhando com isto?

Eu me arrisco a dizer, sem medo de errar: não é justo para ninguém. À custa de quê tornar esta grande máquina e suas redes interligadas? O que as pessoas saem ganhando com isso? Um enganoso bem-estar de uns quantos, montado em cima da miséria e condições precárias de vida da maioria dos habitantes do planeta? E um planeta às vésperas de total exaustão de recursos?

Será que o objetivo maior dos cursos de formação de coaches é tornar mais eficiente esta máquina de exploração dos seres humanos, treinados como robôs de produção e consumo, e tornar mais produtiva a tecnologia de agressão sem limites à natureza, da qual somos parte e, portanto, somos conjuntamente agredidos?

O Sistema ISOR®

Desde há duas décadas e meia, quando lançamos o Sistema ISOR®, como conjunto instrumental, e criamos o Instituto Holos, como sustentáculo institucional, nossa intenção maior era promover o ser humano. Já tínhamos claro, então, que nosso objetivo maior não seria jamais promover nosso sucesso às custas de tornar mais eficiente o esgotamento humano e planetário.

Havia em nós, os mentores do Sistema ISOR®, um propósito muito claro de nos colocarmos a serviço da vida e de um desenvolvimento humano mais ético e harmonioso na convivência entre os pares e no respeito ao equilíbrio planetário. Queríamos nos articular aos esforços de alguns pensadores e homens de ciência que estavam buscando caminhos novos para modelos mais isomórficos (condizentes, coerentes) com as necessidades reais do ser humano e de utilização dos recursos naturais. E a Agenda 21 da Eco Rio 92 nos deu o impulso para irmos em frente. Estávamos afinados.

Estivemos entre os primeiros institutos a organizar cursos de formação de Coaching no Brasil, ainda na década de 90. A partir de um núcleo muito consistente, desde o início, viemos agregando a nossos instrumentais e à nossa metodologia tudo que ampliasse nossa missão pedagógica humanizadora. A partir do novo século, adicionamos a metodologia do Mentoring, convencidos de que o foco de nosso trabalho era a ampliação da mente e a instrumentação de nossos alunos para uma visão mais abrangente, aberta, isomórfica e integradora. Trabalhar a mente era a questão. Por isso: Mentoring. Assim passamos a formar conjuntamente Coaches e Mentores com visão humanizada e que atuam junto a seus clientes com mentalidade holística e sistêmica.

Marcos Wunderlich
Formador de Profissionais em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR®







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.