A fumaça do vulcão ativo!

Publicado em 10 de janeiro de 2014

Lembra da imagem do vulcão não extinto, que solta fumaça frequentemente e fica atemorizando as pessoas que habitam à sua volta? Pois bem, há assuntos em situação parecida, dormentes mas prontos para estourarem uma polêmica. Entre eles, um tema já foi aqui tratado e hoje quero retomar: na esfera do Coaching Executivo, o Coach precisa ou não precisa ter vivência prévia em negócios?

Recentemente, li um texto de uma das lideranças de Coaching no Brasil que, por razões éticas, não vou identificar. Ele citou a lista de quesitos para separar o Coach “picareta” do Coach “experiente”. Lá pelas tantas, o bloguista trazia o tema da vivência prévia executiva ser ou não necessária ao Coach na prestação de serviço. E afirmou que, provavelmente, é até melhor que o Coach não tenha essa vivência prévia, assim mantendo isenção e distanciamento do tema.

O fato de o Coach contar com vivência prévia em dada área de negócios, em si, nada quer dizer. Para ser um bom Coach e ajudar o cliente executivo em necessidades identificadas, o profissional terá que agregar conhecimentos específicos, habilidades e metodologia. Porém, afirmar que o Coach que tem esses requisitos, sem elo algum com a área de negócios do cliente, poderá prestar melhor serviço, isso é abuso e afirmação falsa que o autor quer tratar como uma “verdade absoluta”.

Segundo estudos do The Executive Coaching Forum, nos Estados Unidos, há critérios para que o Coach possa prestar excelente serviço para executivos de alto escalão nas empresas. O primeiro é ter a competência de identificar se o cliente está motivado, com atitude colaborativa e participativa, receptivo e emocionalmente estável. Isso requer habilidade que não se aprende apenas nos bancos de aula e exige anos de experiência no trato com pessoas. Aqui, a vivência executiva é dispensável.

Em segundo lugar, o Coach deve ter a responsabilidade de assumir honestamente se tem competência para tratar do problema apresentado pelo cliente. Trata-se de tomada de decisão, solução de problema, desenvolvimento pessoal, mudança de hábitos, questões afins à liderança ou equipes de trabalho, resolução de conflitos, mudanças gerenciais, planejamento, enfim, de que se tratará nas sessões de Coaching? Aqui, a vivência executiva prévia em muito ajudará o Coach.

Certamente, e não tenho dúvidas de afirmar, o Coach que já vivenciou situações similares em sua vida profissional terá mais facilidade de ajudar o cliente a delinear e definir as fronteiras iniciais do trabalho a ser desenvolvido com metodologias e ferramentas do Coaching. Mesmo que não necessariamente, e eu não quero fazer disso outra “verdade absoluta”, potencialmente a falta de vivência executiva do Coach poderá abrir espaço para situações delicadas e indesejadas.

O terceiro e fundamental critério é: como o Coach está preparado para lidar com situações que podem acontecer ao longo das sessões? Ele reúne qualidades como capacidade de dar apoio emocional, disposição a ouvir, compaixão, diplomacia, paciência, humor, inteligência e perspicácia, leitura corporal, capacidade de dar ritmo à conversa, isso apenas como exemplo? Certamente, essas qualidades também não se conquistam apenas em salas de aula, mas se aprimoram com anos de experiência profissional, inclua aí ou não a vivência como executivo de empresas.

Portanto, tenha cuidado com a “verdade absoluta” que se lê em textos de bloguistas defendendo posições quanto a ser melhor ou pior que o Coach tenha vivência executiva prévia. A vida não é binária, com o simples “sim” ou “não”. Ela requer contexto e, para ser um bom profissional, o Coach deve ser estudioso de metodologias, comportamento humano e relacionamento pessoal para, com essas competências, construir no cliente a capacidade de autorreflexão e autoconhecimento. A vivência executiva prévia do Coach é um valor a mais, que não pode e nem deve ser desprezado.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.