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A habilidade de escutar com atenção

Você é capaz de ouvir adequadamente o que seu interlocutor diz? Consegue receber e entender mensagens através do olhar ou mesmo de sua expressão corporal? Mas quantas vezes disse:

A tecnologia, sem sombra de dúvida, chegou com tudo para nos ajudar, colaborar na realização de múltiplas tarefas e resoluções de questões pessoais, sociais, profissionais, etc.

Mas, ela, infelizmente, não tem cérebro! Não raciocina! E, nós, por nossa vez, a usamos muitas vezes erroneamente. Haja visto restaurantes lotados de pessoas que não mais conversam entre si, não trocam olhares que poderiam estar dizendo TUDO!

O foco é na ansiedade dinâmica pelas noticias via facebook, jogos ou vídeos mais acessados ou ainda enviar e receber mensagens através do whatsapp.

Com este panorama, há agora, cursos, livros que nos ensinam a ouvir atentamente.

Em que ponto chegamos! Curso de Escutatória!

Bem, vamos lá!

  • Você é capaz de ouvir adequadamente o que seu interlocutor diz?
  • Consegue receber e entender mensagens através do olhar desta pessoa ou mesmo de sua expressão corporal?
  • Em conversas formais e informais quantas vezes disse: – Oi! Ah! Estava distraído! Com celular, televisão, computador, diálogos internos!

Distraído com tudo que lhe rouba o essencial!

Chefes ao receberem seus subordinados não levantam os olhos, não apresentam interesse genuíno por algo ou alguém, por estarem vidrados nos assuntos da tela do computador.

A boa notícia é que vem aumentando o número de líderes que intuitivamente ou por formação praticam a escuta ativa e a empatia.

Dicas para você!

Ouça atentamente as pessoas com estilo de comunicação diferente do seu. Para compreender o significado do que é dito, concentre-se totalmente naquilo que estão dizendo ou omitindo. Incentive-as a falarem sobre si, clarifique aquilo que escutou e reflita sobre o que ouviu. Perceba o significado e as diferenças entre as palavras, o tom de voz e a linguagem não verbal.

A escuta eficaz permite que você demonstre interesse, estabeleça uma relação de confiança com os colaboradores e entenda suas necessidades. Dá oportunidade para que exprimam as suas emoções, sentimentos, percepções e sugestões.

Exercite a capacidade de ouvir e para isso, três exercícios são fundamentais:

I) Faça perguntas. Isso fará a outra pessoa perceber sua interação na comunicação e seu interesse em obter mais informações;

II) Escuta ativa ou empática. A líder procura compreender a realidade do outro e entender o que sente. Coloca-se em seu lugar com facilidade e prazer;

III) Parafrasear. É preciso ouvir com muita atenção, porque você usará algumas palavras que ouviu do interlocutor para continuar a conversa. Esta ação evidencia que a mensagem foi corretamente recebida.

É chegada a hora de praticar! Mãos à obra!

Quero ver sua mudança!

Abraços fraternos!

Até a próxima!

Suely Novoa Author
Coach com certificação internacional pelo Behavioral Coaching Institute e International Coaching Council e pela Sociedade Brasileira de Coaching. Coach de Carreira e Talentos certificada pela Organização Internacional Cóndor Blanco. Especialista em Eneagrama e PNL pelo Instituto Self de Psicologia. Pedagoga com pós graduação em Recursos Humanos atuou como diretora pedagógica e administrativa no Colégio Pentágono –S.P. e como mantenedora do Colégio Borba Gato – SP. Como Coach de Carreira e Talentos auxilia executivos a desenvolverem competências e terem mais realização e satisfação no trabalho. Ministra cursos e dá palestras com foco nas suas especialidades. É também articulista do portal administradores.com.br. Coautora do livro Coaching na Prática, editora França, 2012 e do livro “Coaching Para Alta Performance e Excelência na Vida Pessoal”, editora Ser Mais, 2014. Autora do livro “Coaching Para Mulheres Executivas- O Poder da Transformação”, 2016.
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