A história do aluno como parte do viver acadêmico

Publicado em 20 de maio de 2014

Quando o aluno narra a sua história abrem-se possibilidades para que ele compartilhe a sua identidade e os seus contextos - por exemplo: familiar e sociocultural. Lembro neste momento daquela música do grupo infantil Palavra Cantada: “EU”. Vocês a conhecem? Vale a pena ouvi-la. Lembro também da máxima do violeiro Chico Lobo que vai na mesma direção: “Quanto mais a gente canta a nossa aldeia, mais universal a gente se transforma. Porque a gente se reconhece e reconhece raízes que nos juntam neste grande planeta Terra”.

Compartilho uma experiência que tive com alunos do ensino superior. Ela foi vivenciada durante uma disciplina que tem entre os seus objetivos: a criatividade e a inovação durante o desenvolvimento de software.

Cada aluno foi convidado a trazer um prato de comida para compartilhar com a turma durante os intervalos. O prato deveria ser - necessariamente - feito com a família e, se possível, próximo às pessoas com mais idade.

A participação do aluno era voluntária. Nesta oportunidade eles se organizaram e todos participaram. Em algumas aulas tínhamos até três pratos à turma. Era um grande encontro!

O aluno tinha que: apresentar o prato, dizer como ele foi feito e comentar a sua colaboração para que ficasse pronto. Era possível perceber a emoção no olhar dele e o respeito da turma via o silêncio oferecido: ouvindo aquela narrativa repleta de detalhes e envolvimentos com cada um que participara daquele contexto familiar.

Para conciliar a disciplina a esta situação: foi pedido para que o aluno procura-se conhecer as necessidades de softwares - e de outras tecnologias - junto ao viver familiar. Elas foram categorizadas e trouxeram aprendizados por competências aos respectivos desenvolvimentos.

Foram alguns exemplos de softwares construídos: controle de finanças pessoais, alertas via celular para localizar objetos pessoais perdidos, comunicações entre grupos familiares que motivassem encontros e troca de serviços/objetos.

A alegria e as histórias contadas foram lindas. Não apenas dos alunos que estiveram ali na frente, como também, dos relatos trazidos por eles a respeito das reaproximações com avós, pais e irmãos que há muito não conversavam.

A relação professor-aluno foi construída e mantida. Os conteúdos lecionados conciliaram-se à experiência vivida.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.