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A importância da inserção do Coaching Vocacional na agenda de formação continuada de professores do Ensino Médio

Ferramenta possibilita o autoconhecimento dos discentes e auxilia seus mestres na orientação profissional.

Gostaria de compartilhar com você, caro(a) leitor(a), o 3º e último artigo resumindo uma pesquisa que realizei no ano de 2016. Apresentarei um outro resultado evidenciado, que é a importância da inserção do Coaching Vocacional na agenda de formação continuada dos professores do Ensino Médio. Para fazer a pesquisa, apliquei um questionário a professores que lecionam no Estado de Pernambuco, na qual foram obtidas 54 respostas.

A conclusão do Ensino Médio e a decisão acerca de qual carreira seguir constituem uma fase muito importante para os jovens e, em consequência, gera expectativas também nos grupos sociais dos quais participam (familiares e amigos, por exemplo). Nesse sentido, é usual que os estudantes busquem formas de apoio para a sua tomada de decisão, seja pesquisando informações, seja por meio de conversas com professores e profissionais já inseridos no mercado. Destaca-se, neste contexto, a utilização de ferramentas que podem auxiliar na decisão dos discentes, dentre elas o Coaching.

A pesquisa realizada também teve como objetivo identificar as demandas de formação continuada de professores que atuam no Ensino Médio no que se refere à orientação profissional em seu ambiente de trabalho. Dentre os resultados, notou-se que a maioria dos professores tem entre 25 e 29 anos e é do sexo masculino (53,7%). Em relação à busca dos estudantes por orientação no momento da escolha do curso superior, 83,3% dos docentes revelaram que são consultados pelos jovens, porém não se sentem plenamente capacitados para prover tal ajuda. Quanto a isso, os professores afirmaram que as escolas têm papel fundamental nesse processo, podendo realizar ações de formação continuada a fim de prepará-los para essa orientação profissional. Do total de respondentes, 89,9% têm interesse em participar de capacitações sobre Coaching Vocacional.

Assim, considerando uma predominância de professores jovens no Ensino Médio, salienta-se a importância da inserção de noções de Coaching Vocacional na agenda das formações continuadas, posto que essa ferramenta possibilita o autoconhecimento dos discentes e auxilia seus mestres na orientação profissional.

Até o próximo artigo!

Paulo Carvalho é Professional Coach Practitioner e Leader Coach pela Academia Brasileira de Coaching, Coach Vocacional pelo Instituto MS Coaching de Carreira e participou do Módulo I da certificação internacional da TIGIS (sendo treinado pessoalmente por Tim Gallwey, o precursor do Coaching no mundo). É Analista de Perfil Comportamental certificado pela Solides. Mentor certificado pela Erlich Pessoas & Organizações e Artemisia Brasil. Com cursos de Liderança na Fundação Estudar, FGV, CERS e SENAC, e mais de 800h em cursos de extensão em instituições nacionais e internacionais. Trabalha atualmente na área de Engajamento da Lee Hecht Harrison, é Coach Vocacional e Palestrante da Academia de Jovens Talentos, Diretor de Jovens Talentos da ABRH-PE, Diretor de Relacionamento e membro fundador da International Coach Federation – Capítulo PE. Já atuou na área de RH de organizações multinacionais e nacionais e é professor de curso técnico. Possui formação técnica em Recursos Humanos e é estudante de Administração na UFRPE. Tem experiência de mais de 300 horas de Coaching individual e em grupo e 65 palestras ministradas, para mais de 2000 pessoas. 17 artigos publicados em sites e jornais e é Colunista do Portal Sucesso Jovem. Possui artigos e resumos científicos sobre Coaching publicados em congressos nacionais e internacionais e 5 prêmios conquistados referentes ao desempenho profissional e acadêmico. É associado da ABRH – PE, SHRM – EUA, Pessoas@2020 – Portugal e ICF Global. Autor do livro “8 passos para acertar na escolha da profissão” – Editora Cia do Ebook.
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