A importância da inteligência emocional na formação de um líder

Publicado em 08 de março de 2019

Por Ligia Rosenstein (Head de Inteligência Emocional na Escola Conquer)

Lembre-se dos melhores líderes que você já conheceu e tente pensar em como eles são.

Provavelmente, você vai lembrar de profissionais que não perdem o controle com facilidade, enfrentam desafios sem perder a cabeça, são confiantes, no ambiente de trabalho sabem separar seus problemas pessoais e profissionais, ouvem e sabem conversar com suas equipes.

E o que todas essas qualidades têm em comum?

São frequentemente encontradas em líderes com alto grau de inteligência emocional.

Tá aí uma habilidade que diferencia um grande líder de um “chefe”: Inteligência Emocional.

Se você deseja inspirar e engajar pessoas, melhorar o desempenho do seu time e se destacar como líder, precisa estar preocupado em desenvolver essa habilidade.

Nesse artigo vou listar quais as vantagens de ter inteligência emocional:

1. Consciência emocional

Se você é autoconsciente, você tem mais facilidade de saber como se sente e como suas emoções e suas ações podem afetar as pessoas ao seu redor.

Líderes que têm inteligência emocional são mais propensos a perceber quando o orgulho e outras emoções estão influenciando seu pensamento, permitindo fazer escolhas mais racionais e imparciais.

2. Autorregulação

Autorregulação é parar e refletir antes de ter qualquer atitude intempestiva. É manter o controle para tomar a melhor decisão.

Líderes com inteligência emocional bem desenvolvida não tomam decisões precipitadas ou emocionais, não dão feedbacks destrutivos, enviam e-mails que se arrependem depois ou comprometem seus valores.

3. Gerir a emoção da equipe

Quem consegue perceber e gerenciar suas próprias emoções consequentemente tem mais facilidade em fazer o mesmo com as emoções dos outros. O que significa que esse líder conseguirá antecipar futuros problemas emocionais da equipe e rapidamente resolver conflitos.

Você, líder, deve saber que a maior parte das frustrações dos liderados vem de problemas de relacionamentos, comunicação ou expectativas não atendidas. Sabendo ler esse cenário muitos problemas podem ser resolvidos direto em sua raiz.

4. Comunicação rápida e eficiente

Quando você tem inteligência emocional fica muito mais fácil se comunicar de forma assertiva e avaliar as respostas dos outros. Isso torna mais fácil para você saber também se seus funcionários realmente entendem o que você está dizendo ou estão confusos, mas não têm coragem de te falar.

A responsabilidade da comunicação é sempre do comunicador!

E acaba tornando mais fácil para você ouvir o que as outras pessoas estão dizendo claramente e sem julgamento, garantindo que os outros sempre possam te dar as informações que você precisa. Sem falar que equipes que se comunicam bem são equipes que produzem em sincronia.

Enfim, a Inteligência Emocional está associada ao entendimento e ao controle das emoções e ao desenvolvê-la você vai melhorar sua forma de liderança e se tornar um líder acima da média.

Se você quer desenvolver sua autoconfiança, aprender como lidar com a pressão/stress, como lidar com pessoas difíceis, gerenciar conflitos e principalmente dominar as emoções, conheça o curso Força da Conquer.

Ligia Rosenstein é formada em psicologia pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em gestão de projetos. Com foco em carreira na área executiva e na consultoria de performance, encontrou-se como Coach Profissional, com certificação pelo órgão internacional International Coaching Federation (ICF).







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.