A incapacidade de planejar e a liquidez do mundo: Zygmunt Bauman e a angústia humana

Publicado em 02 de novembro de 2018

É impossível tratar de Coaching sem falar de planejamento, já que o primeiro existe também para ajudar a formar o segundo. Nada mais cabível para o tema Universitário do que falar sobre planejamento, pois é a época em que, no mínimo, se questiona sobre o que fazer “da vida”. E quando digo “da vida”, realmente falo em todos os tipos de planejamentos, pois não apenas os planos de carreira aparecem para serem começados, mas também os de, por exemplo, formar ou não uma família seja ela a mais tradicional ou mais revolucionária possível, também como lidar com a família que já está constituída, ou seja, ver nossos pais envelhecendo e pensando em como cuidar deles, etc.

O que quero enfatizar aqui é que, a Universidade é o momento da vida em que a necessidade de planejar, seja em qualquer esfera temática da vida, se faz necessário. Para se planejar, porém, é necessário que se esteja estável, firme, determinado, ou seja, de onde se está e onde se quer chegar.

O meio do caminho é o que se chama de planejamento e onde o Coaching entra como ferramenta mais do que adequada a construir essa estrada. Porém vejo um empasse externo ou social muito claro nos dias de hoje para que o Coaching atinja o seu objetivo ferramenteiro: a liquidez do mundo e das relações, tão bem defino, estudado e debatido por Zygmunt Bauman, onde a falta de autoconhecimento do indivíduo e a rapidez que o tempo ganhou pelas novas tecnologias torna muito difícil ou até mesmo impossível saber em que ponto estamos das nossas vidas e muito mais difícil saber onde queremos chegar.

Bauman dizia que duas coisas são indispensáveis para ser feliz: a segurança e a liberdade. Hoje se tem muito mais liberdade do que antes. Liberdade de informação, de pesquisa, expressão e locomoção. O que não se tem na mesma proporção é a segurança.

Deixando claro aqui que Bauman dizia em segurança de si mesmo e aquela segurança de planejamento, como por exemplo, eu sei, eu estou seguro de que se eu fizer uma faculdade eu terei emprego. Hoje está bem claro que, principalmente esse exemplo já não se reveste de segurança. Com isso se tem duas opções, ou fechar os olhos para tal verdade, engando a si mesmo, pois o desespero de que tudo aquilo que se espera e planejou pode não acontecer é grande demais para ser suportado, ou usar dessa verdade de modo a produzir e a diversificar-se mais e mais.

Porém o que acontece hoje é que, por uma falta de autoconhecimento somos extremamente inseguros, medrosos e quando não temos um futuro sólido em relação a emprego, família, sucesso e etc; nós empacamos, como burros teimosos. O medo se apresenta de modo impeditivo.

Apenas uma dessas variáveis está em nosso controle, o autoconhecimento. Portanto, aí que o Coaching deve entrar, de modo quase terapêutico.

Bauman revela como causas dessa falta de autoconhecimento as redes sociais. No sentido em que elas criam uma realidade paralela onde podemos ser aquilo que quisermos e mostrarmos apenas o que queremos que o outro veja, além de estarmos protegidos por uma tela que substitui o desconforto de, por exemplo, uma rejeição amorosa pessoalmente.

Basta bloquear o outro e pronto. Não tenho que lidar com choro, por exemplo. O que é difícil de perceber é a perda de autoconhecimento que se conseguiria em um caso como esse, por ter que lidar com situações desagradáveis e até mesmo dolorosas.

Como, porém, convencer um adolescente ou jovem adulto universitário do século vinte e um sobre os perigos da falta de autoconhecimento proporcionado pelo uso indevido ou exagerado do Facebook, Instagram entre outros, quando o jovem já está totalmente inebriado pela realidade paralela que se encontra, quando já está embriagado pelo poder de mostrar apenas aquilo que quer aos outros? Não sei. Apenas sei qual o preço que se paga pela liquidez das relações e do mundo trazido por Bauman e a angústia que essa incerteza e insegurança causam ao ser humano.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.