A liderança radical no mundo VUCA!

Publicado em 15 de janeiro de 2019

Amigos, dando continuidade na nossa abordagem sobre a realidade VUCA com que convivemos, tanto no âmbito das organizações públicas como privadas, um dos impactos mais nítidos está na decadência dos princípios tradicionais de liderança, em que há comando e controle, trazendo para seu lugar um ambiente diferente, a exigir novas e mais abrangentes competências. Sunnie Giles, uma pesquisadora americana especialista na aplicação de conceitos da neurociência, sistemas complexos e mecânica quântica, desenvolve um trabalho que pretende ajudar os líderes a produzirem inovações radicais no ambiente VUCA.

Em seu recente livro chamado The Science of Radical Innovation, lançado em Agosto de 2018 (ISBN 978-1-94688-502-9), ela afirma que as empresas precisam lutar por inovações radicais e uma nova dinâmica. Os líderes de organizações bem-sucedidas precisam aproveitar as complexidades que existem para conquistar um conceito inovador, o qual moldará teorias e práticas futuras. As empresas que não se adaptarem ao ambiente VUCA podem se tornar irrelevantes, rapidamente. Os líderes devem dominar o autogerenciamento, o que possibilitará segurança aos liderados, a partir de uma forma de conexão ágil e objetiva.

A arena de negócios de hoje está passando por uma transformação revolucionária, equivalente em impacto à Revolução Industrial (voltaremos a este assunto ao tratar de empresas 4.0). Enquanto a maioria das empresas tradicionais ainda é construída para a economia do velho mundo, onde as variáveis ​​podem ser medidas, previstas e controladas, as empresas que entendem o mundo VUCA entram no mercado com nova abordagem. Elas lutam por práticas revolucionárias que tragam avanços e ganhos financeiros, ampliando presença no mercado e reputação junto aos stakeholders.

Na mesma linha, Ron Holiefield desenvolve uma abordagem interessante sobre o que ele chamou de 4ª Dimensão na Cultura da Liderança, associando-a ao mundo VUCA. No livro 4th Dimension Leadership: a Radical Strategy for Creating an Authentic Servant Leadership Culture, lançado em 2017 (ISBN 978-1-63492-037-7), ele comenta que essa 4ª Dimensão de Liderança cria uma cultura que reconhece sua importância em todos os níveis da organização. Intencionalmente, essa cultura desenvolverá futuros líderes em todos os níveis, desde o momento em que entram nessa organização. Todo colaborador é um potencial líder a ser desenvolvido, ainda que em contexto empresarial (e de responsabilidades) diferente.

Para o autor, prosperar em um mundo VUCA exige um estilo radical de liderança que, constantemente, inova enquanto dirige com agilidade e tem rápida adaptação a mudanças. Tudo precisa ocorrer dentro de um ambiente colaborativo de confiança, que valoriza e alimenta relacionamentos saudáveis para que toda a equipe possa acompanhar o ritmo. Descrever isso como “radical” captura a tensão construtiva da palavra “radical” em si, pois em latim radicalis significa raízes (no sentido de pensamentos fundamentais). E com bastante inspiração, Holiefield avança nessa concepção de liderança radical e o mundo VUCA.

Em um ambiente onde é natural haver alta ansiedade pelos resultados, a liderança radical oferece um sistema diferente de valores, em que o principal estará em recrutar, avaliar e desenvolver novos líderes inovadores, colaborativos e autênticos. Holiefield também descreve o “ponto de foco” para haver uma liderança radical, que está na construção de relacionamentos saudáveis. Porém, o mundo VUCA também requer que todos andem na vanguarda da dinâmica de mudanças gerando assim um paradoxo, pois esses dois valores competem entre si.

Holiefield usa a metáfora das cordas de um violão, em que a música só pode ser tocada quando há tensão construtiva entre dois pontos (cavalete e a tarracha), ou seja, a liderança radical reside na tensão construtiva entre os dois polos: relacionamentos saudáveis ​​e mudança dinâmica. Continuando, doze são as principais características da liderança radical no mundo VUCA, as quais fornecem uma equação interessante para manter em bom nível a tensão construtiva (relacionamentos saudáveis ​​e mudanças dinâmicas), quais sejam:

  1. Escuta ativa: saber entender o que está por detrás das palavras e dos sentimentos das pessoas;
  2. Empatia: envolver-se abertamente para entender melhor as perspectivas dos demais do grupo;
  3. Conciliação: promover integridade e transformação para ajudar as pessoas a se tornarem melhores, sabendo reconhecer que palavras apoiam ou destroem, mas raramente são neutras;
  4. Consciência: construir a consciência coletiva para todos agirem de acordo com o que assumem ser a coisa certa a fazer, quando a oportunidade cobrar uma ação;
  5. Persuasão: criar nos outros o compromisso com a causa, ao invés de forçar o mero cumprimento de responsabilidades por meio da autoridade posicional;
  6. Conceitualização: projetar e comunicar a visão de futuro da organização em linguagem clara, para que os outros possam entender, abraçar a causa e trabalhar para tornar essa visão uma realidade;
  7. Previsão: saber reconhecer a realidade do passado e, avaliando a realidade do presente, conseguir projetar cenários de futuro, respeitando volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidades;
  8. Gestão: saber compreender as implicações das decisões que são tomadas, bem como o impacto que elas têm no objetivo maior da organização, tanto no curto como no médio prazos;
  9. Crescimento: desenvolver a equipe em todos os níveis, ajudando-a a atingir seu potencial máximo;
  10. Comunidade: promover forte senso de envolvimento e comprometimento compartilhado com a equipe como um todo, ao tempo em que consolida a cultura dessa chamada liderança radical;
  11. Chamamento: reconhecer que sempre se trabalha em direção a algo que é maior e mais importante do que o grupo ou qualquer indivíduo, gerando a disposição de um sacrifício individual pelo bem maior;
  12. Feedback: usar de elogios como reconhecimento, ao encorajar o espírito daqueles que trabalham para tornar realidade a visão futura, e ajudá-los a entender o seu papel para o bem maior da empresa.

Finalizando, você que é coach ou mentor, como se vê em seu cotidiano antes e depois de conhecer o mundo VUCA? Continua na mesma ou já está se aprimorando a essa nova demanda? Holiefield acrescenta um comentário, em seu livro, com frase atribuída a Max Lucado (escritor americano recordista de vendas e conhecido por suas frases de efeito): Tudo isso não é sobre mim, nem é sobre agora… Essa é a forma certa de pensar em um mundo VUCA. E a você leitor, deixo a sugestão de refletir sobre o “seu” mundo VUCA.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.