fbpx

A Longa Caminhada que leva à Liberdade

A consciência de si mesmo traz consigo a liberdade e a responsabilidade sobre o que faremos a respeito de nosso futuro.

Sou uma grande admiradora de Mandela. Ao ler sua autobiografia “Longa Caminhada Até a Liberdade”, pude extrair muitas lições deste grande líder e compartilhar algumas com você.

Ele foi um grande líder, mas não nasceu pronto, com seu caminho traçado. Não nasceu político, mas viu na política a única forma de mudar a realidade de seu país. Teve humildade para aprender com seus colegas, foi observador, e enfrentou inúmeras dificuldades desde a pobreza extrema até forte preconceito. Nada disso o intimidou e ele teve forças para estabelecer o primeiro escritório de advocacia de um negro, na África.

Um líder não resolve nada sozinho, precisa de parceiros e de colaboração. Mandela liderou a formação do grupo que defendia a liberdade por meio da luta armada, sem experiência ou conhecimento. Viajou clandestinamente pelo continente, buscando apoio, instrução e patrocínio. Não recebeu tudo o que esperava, mas sua persistência não o desanimou.

Se a lei apoia a discriminação, se permite a injustiça e a opressão, é preciso contestar e deixar claro nosso ponto de vista. Às vezes, nos sentimos fracos e nos acomodamos. Esquecemos de exercer a determinação, uma característica muito marcante na autobiografia de Mandela.

Do início ao fim do livro, Mandela cita muitas situações nas quais ele poderia ter se dado por derrotado, esquecido da sua essência e de quem era de verdade. Mas, ao contrário, manteve-se firme e agiu de maneira coerente com seu propósito.

O diálogo esteve sempre muito presente em toda a história de Mandela. O diálogo que constrói e que expõe diferentes perspectivas. Tomar a iniciativa não é sinal de fraqueza, mas de maturidade. Aprender a se posicionar e negociar são atitudes que colocaram seu propósito à frente.

Durante os momentos de isolamento ele pode refletir sobre si mesmo, sobre seu destino. A busca do autoconhecimento ao olharmos para nós mesmos ajuda a ter consciência de quem verdadeiramente somos e qual é nosso propósito de vida.

Portanto, quando bater “aquela” dúvida, lembre-se:

  1. Ao longo da nossa caminhada percebemos que está repleta de descobertas, se estivermos atentos e nos permitirmos apreciar e aprender durante a jornada;
  2. Superar um desafio é somente o primeiro passo para um próximo;
  3. A consciência de si mesmo traz consigo a liberdade e a responsabilidade sobre o que faremos a respeito de nosso futuro.

Se você não leu este livro, recomendo que faça isso o mais rápido possível! Se precisar de ajuda para encontrar seu propósito ou rever sua carreira procure a ajuda de um coach profissional.

Desejo que sua jornada seja repleta de aprendizados e grandes descobertas sobre si mesmo!

Fabiana Mello é coach com formação pelo Escola de Coaches do Instituto EcoSocial, uma das melhores escolas de Coaches no Brasil. Membro da ICF (International Coaching Federation). Licenciada por Happy Melly para facilitação de treinamentos em Management 3.0. Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, MBA em eBusiness pela FGV e Ohio University, Pós-MBA em Empreendedorismo e Inovação com extensão em Stanford e é mestre em Engenharia de Software pelo IPT – USP.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa