A metáfora da borboleta!

Publicado em 24 de abril de 2018

Na semana passada, em um atendimento que eu fazia, recorri a uma metáfora para ajudar o cliente a refletir melhor sobre o seu caso e para ajudá-lo a buscar inspiração no encontro de alternativas de solução. Como um raio, a metáfora que eu usei catalisou o processo que se mostrava complexo e o cliente assumiu postura totalmente diferente e positiva. Curiosamente, no mesmo dia, aconteceu algo similar no atendimento a uma mulher, que apresentava problema pessoal ainda mais complicado. Lembrei-me de Rudolf Steiner, filósofo, educador e fundador da Antroposofia, da Pedagogia Waldorf, da agricultura biodinâmica e da medicina antroposófica. Aliás, Steiner é alguém inspirador e que vale ser reconhecido e respeitado por profissionais de Coaching e Mentoria.

Em futuros artigos eu tratarei mais do uso de metáfora no Coaching, mas hoje vou me deter na teoria dos setênios criada por Steiner, a qual estabelece uma espécie de convívio do ser humano com todo o Universo. Segundo ele, a vida de qualquer pessoa performa um ciclo, segundo os ritmos da natureza, e em fases de sete anos (o 7 é número místico e dotado de poder). Assim, os três primeiros ciclos (dos 0 aos 21 anos) são chamados de “setênios do corpo”, quando amadurece o corpo físico e ocorre a formação da personalidade.

Depois, dos 21 aos 28 anos as pessoas atingem a fertilidade. Nessa etapa da vida, algumas inquietações sobre escolhas pessoais, carreira, relações com os outros e o mundo, a aplicação ao trabalho, tudo isso começa a incomodar. Esses são os setênios da alma, seguidos depois pelos setênios da maturidade e espiritualidade, dos 42 anos em diante. Nesta fase, os questionamentos são quanto ao “que eu tenho feito de minha vida”, “o que a vida me reserva pela frente” e, também, há uma avaliação sobre relacionamentos, amigos e família. No processo, após os 63 anos, a pessoa tem mais atenção para cuidados com o corpo, a sabedoria e expectativas de como aproveitar anos que restam.

Se você, como profissional que vai atender o cliente, entender bem essa filosofia de Steiner, saberá também associar o problema (ou desafio) de seu cliente a um momento bem nítido e cíclico da natureza humana. Afinal, a Antroposofia e os estudos de Steiner compreendem que o ser humano tem que conhecer a si para também conhecer o Universo, pois somos todos parte e participantes dele. Conforme Steiner, a Antroposofia é “o caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do Universo”, e vice-versa.

Finalizando, Steiner criou uma metáfora para explicar esse conceito que descrevemos acima, o qual resumidamente alerta que na vida passamos por vários ciclos de nascimento, crescimento e morte, com renascimento. A sabedoria está em saber caminhar com segurança e harmonia pelos ciclos que enfrentaremos, desejemos isso ou não. Para um entendimento mais lúdico, assista ao vídeo abaixo sobre a metáfora da borboleta. Ao final, aprenda a se boboletear e a orientar seu cliente no mesmo sentido.


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=LeuFM8sQuyU







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.