fbpx

A mudança é um processo, não um evento

A ânsia pela rapidez nos leva a pensar que as mudanças em nossa vida devem ser tão rápidas quanto um dia de atividades que cumprimos. Mas, será que é assim? Será que é a mudança que ocorre num “piscar de olhos”?

Estamos no último mês do ano de 2014! Ouço muito as pessoas comentaram que o ano passou “voando”. Quando comento que não tenho a mesma percepção, as pessoas sempre fazem “cara” de espanto.

Na verdade, não é o tempo que passou rápido, somos nós que passamos rápido demais pelo tempo. Estamos plugados no piloto automático, nosso dia a dia é uma lista sem fim de tarefas. Mal abrimos os olhos e já estamos conectados ao mundo virtual. Essa velocidade nos leva a passar pelas experiências sem perceber de fato a profundidade do que estamos vivenciando.

A ânsia pela rapidez e conectividade nos leva a pensar que as mudanças em nossa vida devem ser tão rápidas quanto um dia de atividades que cumprimos. Mas, será que é assim? Será que é a mudança que ocorre num “piscar de olhos”?

Na verdade, a mudança é um processo não um evento. Isso significa que dificilmente você alcançará a mudança que deseja na sua vida, no seu trabalho em tempo recorde! Sabe aquele doce que você mais gosta? Aquele que você degusta cada pedacinho pedindo que não acabe… Assim, também é com a mudança. Você deve degustá-la, apreciá-la, experienciá-la.

A verdadeira mudança inicia internamente na sua decisão de querer mudar. De querer algo diferente, de querer sair da zona de conforto. A decisão exige desprendimento, ousadia e principalmente comprometimento com o que está por vir. Exige que você deixe velhos hábitos e ideias de lado para permitir a chegada do novo.

Você precisa ter “sangue nos olhos” pela vontade de mudar. É algo que movimenta a sua mente e corpo. Mobiliza novas atitudes e transforma a sua forma de enxergar a si mesmo e o mundo ao seu redor. Por isso, que a mudança não acontece num prazo de 24 horas. Ela é um processo e todo o processo precisa ter início, meio e fim. A consistência da mudança está nesse processo, nessa entrega. É como um banho de mar num dia quente de verão, você precisa entrar com vontade e com o corpo todo. Mergulhar de cabeça!

Dessa forma a mudança tem mais chances de realmente acontecer de forma profunda e consistente. Volte um pouco no tempo e relembre as mudanças que você desejou no início de 2014. Elas aconteceram ou foi somente um “desejo” de réveillon?

Se elas realmente aconteceram é porque você entrou de cabeça e se entregou a essa mudança. Senão aconteceu, o que faltou? Será que era algo que você realmente queria mudar ou foi levado pelas forças da circunstância?

É muito importante também que você acredite na sua própria capacidade de mudança. Muitas pessoas querem mudar, mas esquecem de que precisam colocar 100% da sua confiança na mudança.

Eu acredito que todo o ser humano tem dentro de si uma enorme capacidade de mudar e de se adaptar a uma nova realidade. A grande questão que observo é que falta a vontade. A vontade é a mola propulsora da mudança. Sem ela, fica difícil abrir caminho para o novo. As resistências são muito altas.

Portanto, aproveite o final de mais um ano para rever como estão as mudanças na sua vida. E se por acaso, não estiver satisfeito arregace as mangas e mãos à obra! Sempre é tempo de mudar!

Desejo uma semana extraordinária!

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa