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A pressa é a inimiga da perfeição?

Qual o sentido mais adequado aos nossos dias no que diz respeito à conexão entre a “pressa” (no sentido de rapidez com que se toma uma decisão) e o resultado dessa decisão? O que é o mais adequado?

Há um ditado popular que muita gente conhece e aplica: A pressa é a inimiga da perfeição!. Há variações desse ditado como, por exemplo, a expressão: Quem tem pressa come cru e quente! Ou ainda uma antiga, de Heródoto: A pressa sempre leva ao erro! Porém, há aqueles que pensam de forma diferente, como José Saramago, que afirma: Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo! Ou o provérbio árabe: O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão diante da oportunidade!

Enfim, qual o sentido mais adequado aos nossos dias no que diz respeito à conexão entre a “pressa” (no sentido de rapidez com que se toma uma decisão) e o resultado dessa decisão? O que é o mais adequado?

Pois bem, nesta semana, o pesquisador Bill von Hippel, professor na University of Queensland, foi o entrevistado especial da publicação Harvard Business Review para comentar sobre os resultados de suas pesquisas nesse campo. E suas conclusões são extremamente interessantes e, na medida em que se acredita nelas, abrem um campo muito especial para o trabalho dos profissionais do Coaching junto aos seus clientes, principalmente aqueles que são executivos e/ou estão em cargo de liderança de equipes.

Ele exemplifica que, para se criar um edifício, uma estrutura ou um protótipo, é necessário colocar a “coisa certa”, no “momento certo” e no “lugar certo”! Não antes, porque será muito cedo; e não depois, porque será tarde demais! Da mesma forma, para resolver um problema e encontrar a boa solução em termos de inteligência social, acima de tudo, o fundamental não é aquilo que sabemos sobre como e o que dizer a uma outra pessoa ou a um grupo de pessoas: nunca se deve perder a oportunidade do momento certo.

Essa faísca que conjuga tais características está diretamente associada a um espírito de vivacidade, algo que se torna mais importante do que o nível de inteligência da pessoa. Se esses componentes são importantes, a pesquisa de von Hippel também evidencia que a capacidade mental geral, como a velocidade do pensamento, desempenha um papel importante. Ou seja, os estudos sugerem que a inteligência social não depende apenas do conhecimento de regras sociais ou da aplicação de determinadas habilidades sociais, como a capacidade de ler as expressões faciais, por exemplo.

Daí vem a conclusão de que a reação rápida de pensamento e a ação seguinte aparecem como sendo uma das características principais que tornam as pessoas interessantes e surpreendentes nas relações sociais. Ou seja, se quisermos a perfeição em todas as nossas decisões, estaremos fadados ao insucesso e à frustração constantes. Porém, se tudo fizermos com pressa, o que sobrará são decisões a que ela nos levou.

O que a pesquisa concluiu foi que, em uma relação entre duas pessoas, a percepção de carisma que se consegue gerar no interlocutor está diretamente relacionada à demonstração de velocidade do pensamento. E rapidez não se confunde com pressa. Rapidez no pensar é virtude; pensar com pressa é vício a combater!

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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