A pressa é a inimiga da perfeição?

Publicado em 30 de agosto de 2016

Há um ditado popular que muita gente conhece e aplica: A pressa é a inimiga da perfeição!. Há variações desse ditado como, por exemplo, a expressão: Quem tem pressa come cru e quente! Ou ainda uma antiga, de Heródoto: A pressa sempre leva ao erro! Porém, há aqueles que pensam de forma diferente, como José Saramago, que afirma: Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo! Ou o provérbio árabe: O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão diante da oportunidade!

Enfim, qual o sentido mais adequado aos nossos dias no que diz respeito à conexão entre a “pressa” (no sentido de rapidez com que se toma uma decisão) e o resultado dessa decisão? O que é o mais adequado?

Pois bem, nesta semana, o pesquisador Bill von Hippel, professor na University of Queensland, foi o entrevistado especial da publicação Harvard Business Review para comentar sobre os resultados de suas pesquisas nesse campo. E suas conclusões são extremamente interessantes e, na medida em que se acredita nelas, abrem um campo muito especial para o trabalho dos profissionais do Coaching junto aos seus clientes, principalmente aqueles que são executivos e/ou estão em cargo de liderança de equipes.

Ele exemplifica que, para se criar um edifício, uma estrutura ou um protótipo, é necessário colocar a “coisa certa”, no “momento certo” e no “lugar certo”! Não antes, porque será muito cedo; e não depois, porque será tarde demais! Da mesma forma, para resolver um problema e encontrar a boa solução em termos de inteligência social, acima de tudo, o fundamental não é aquilo que sabemos sobre como e o que dizer a uma outra pessoa ou a um grupo de pessoas: nunca se deve perder a oportunidade do momento certo.

Essa faísca que conjuga tais características está diretamente associada a um espírito de vivacidade, algo que se torna mais importante do que o nível de inteligência da pessoa. Se esses componentes são importantes, a pesquisa de von Hippel também evidencia que a capacidade mental geral, como a velocidade do pensamento, desempenha um papel importante. Ou seja, os estudos sugerem que a inteligência social não depende apenas do conhecimento de regras sociais ou da aplicação de determinadas habilidades sociais, como a capacidade de ler as expressões faciais, por exemplo.

Daí vem a conclusão de que a reação rápida de pensamento e a ação seguinte aparecem como sendo uma das características principais que tornam as pessoas interessantes e surpreendentes nas relações sociais. Ou seja, se quisermos a perfeição em todas as nossas decisões, estaremos fadados ao insucesso e à frustração constantes. Porém, se tudo fizermos com pressa, o que sobrará são decisões a que ela nos levou.

O que a pesquisa concluiu foi que, em uma relação entre duas pessoas, a percepção de carisma que se consegue gerar no interlocutor está diretamente relacionada à demonstração de velocidade do pensamento. E rapidez não se confunde com pressa. Rapidez no pensar é virtude; pensar com pressa é vício a combater!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.