A química do nosso comportamento

Publicado em 08 de junho de 2018

Os hormônios e neurotransmissores têm um grande impacto sobre o nosso comportamento. Eles são responsáveis pelas nossas ações, pois eles interferem diretamente nas nossas emoções, como a felicidade, bom humor, estresse ou raiva, que impactam os nossos comportamentos. A importância de entendermos a química do nosso corpo é que os nossos comportamentos também podem interferir na liberação de hormônios e neurotransmissores. Compreendermos esse ciclo, permite que possamos ter mais controle sobre esse processo.

Os neurotransmissores são substâncias químicas produzidas nos neurônios, o que permite que exista uma “comunicação” entre eles. Já os hormônios são substâncias químicas segregadas pelo sistema endócrino que é produzida num órgão ou em determinadas células, e são liberados e transportados diretamente pelo sangue ou por outros fluidos corporais. Os neurotransmissores permitem que o cérebro realize determinada função, enquanto que os hormônios exercem uma ação reguladora (indutora ou inibidora) em outros órgãos. Ambos são mensageiros químicos que permitem que haja comunicação entre os neurônios ou entre as diferentes áreas do nosso corpo.

Serotonina: também conhecida como o neurotransmissor da felicidade pois quando presente gera a sensação de bom humor, tranquilidade, alegria, satisfação e quando ausente gera ansiedade e medo. Está relacionada com as nossas conquistas, quando nos sentimos orgulhosos e realizados por termos conseguido resolver os desafios da nossa vida. 

Dopamina: está relacionado com a nossa motivação e as recompensas de curto prazo. Um exemplo é quando temos que optar em escolher um alimento calórico ou nos mantermos num regime. A escolha pelo alimento calórico, ou seja, prazer a curto prazo, está relacionada com a liberação da dopamina. É o que nos dá a motivação para agirmos nesse instante, muito presente na formação dos nossos hábitos. É o mecanismo que gera o reforço positivo durante o processo de aprendizagem, permitindo que esse seja firmado.

Ocitocina: é um hormônio exclusivo dos mamíferos, muito presente durante o parto e a lactação. Também chamado de “cola social”, pois eleva a confiança no grupo, nos tornando mais afetivos e empáticos. Faz com que a pessoa busque o bem comum. O contato físico, o abraço e atos generosos estão relacionados com a liberação da ocitocina.

Adrenalina: é um hormônio e um neurotransmissor, pois é liberado pela glândula suprarrenal, mas também atua no sistema nervoso simpático. Nos deixa em alerta, ativos, prontos para agir, pois aumenta o fluxo do sangue no cérebro, a demanda do sistema muscular e do metabolismo para produção de energia. É responsável pela resposta de defesa do organismo conhecida por “luta ou fuga”. Quando em excesso pode elevar o grau de ansiedade e aparentar nervosismo.

Testosterona: é um hormônio relacionado com a bravura, coragem, força de propósito. Em excesso pode levar à agressividade. Auxilia na construção da autoconfiança e na defesa do território. Uma vida sexualmente ativa ajuda na liberação deste hormônio.

Cortisol: hormônio relacionado com o estresse. Impede que você inflame, faça edema, auxiliando na vascularização dos tecidos, não permitindo que a glicose baixe. O problema está no efeito prolongado de estresse, pois a liberação frequente do cortisol, pode diminuir a imunidade e elevar a pressão arterial. Também pode gerar a sensação de baixa autoestima, irritação e cansaço.

Entender a química do nosso comportamento permite que a gente reconheça essas alterações acontecendo em nosso organismo. Estar mais presente e atento às mudanças fisiológicas do nosso corpo, nos possibilita escolher o comportamento que desejamos ter. Da mesma forma que podemos influenciar a liberação de determinados hormônios e neurotransmissores a partir das nossas ações.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.