A relação entre a CNV e a Resiliência

Publicado em 30 de julho de 2018

A CNV – Comunicação Não Violenta – ajuda a melhorar nossos relacionamentos e venho estudando como podemos utilizá-la junto a outras áreas, dentre elas a resiliência, que é a capacidade ou habilidade que o indivíduo tem de lidar com as situações de estresse elevado com segurança e proteção.

Alguns meses atrás, os Diálogos Corajosos, com Sven Archangelo e Carolina Cassiano, fizeram um vídeo colocando cinco formas de entendermos a CNV e neste artigo farei uma correlação com a resiliência.

1) A CNV é uma forma que nos ajuda a nos comunicarmos melhor, a melhorar os relacionamentos, a aprender a falar de forma mais tranquila, sem machucar a nós mesmos e aos outros e sem nos ofender. Dentro da resiliência, os MCD’s – Modelo de Crença Determinante que estão ligados a essa forma da CNV é o AUTOCONTROLE, que é a regulação das emoções de modo a favorecer as negociações, promover um ambiente emocional agradável e facilitar as relações interpessoais. Ele gera tranquilidade, segurança nas relações de um modo geral, consegue estabelecer julgamentos com a correção emocional e é capaz de inovar nas formas de se relacionar, buscando um bom clima interpessoal e ANÁLISE DE CONTEXTO, que é a capacidade de perceber no ambiente os problemas, os conflitos e as situações de adversidades presente e poder gerenciar as informações no contexto e focar em soluções.

2) A CNV é um caminho para criar uma ponte com o outro mesmo na briga. Ela nos proporciona uma lente para olhar o que está além do aparente; por exemplo, o que está por trás do comportamento do outro e que nos causa irritação. Dentro da resiliência, o MCD que está ligado a essa forma de CNV é a EMPATIA. Nesse MCD será importante também se conectar com sua autoempatia e verificar o que existe de comum entre você e o outro. A empatia é a habilidade de se comunicar com o outro com significado; é estar presente; é ter uma escuta ativa ou empática e poder perceber as reais necessidades e objetivos do outro, ou seja, o que está além das palavras. Com a empatia criamos uma conectividade, uma aproximação com o outro, estabelecendo uma comunicação com reciprocidade entre as pessoas envolvidas. Outro MCD da resiliência que tem relação com essa forma de comunicação é CONQUISTAR E MANTER PESSOAS, que é a capacidade de conquistar novos relacionamentos, criar vínculos e uma rede de apoio; é poder se conectar com novas pessoas sem receios ou medo de fracassar nas aproximações. Em várias ocasiões, conhecemos pessoas com as quais logo de cara criamos um bloqueio e essa área permitiria ver, ao invés das diferenças, o que existe de comum.

3) Outra forma de entender a CNV é perceber que ela é um caminho de autoconhecimento, ajudando a trazer as emoções à consciência e a identificar o que a pessoa precisa. Dentro da resiliência, o MCD ligado a essa forma de CNV é a AUTOCONFIANÇA, que é a crença de que possuímos recursos, habilidades e capacidades para resolver grandes problemas. É trazer à consciência os talentos que temos dentro de nós que nos ajudam a lidar com as situações de estresse elevado; é sair do piloto automático e ter consciência de nós mesmos.

4) CNV é um jeito de entrar em contato com a sabedoria do corpo, pois ele é soberano e nos dá sinais a respeito dos sentimentos e das necessidades atendidas e não atendidas antes mesmo que a pessoa tome consciência. Dentro da resiliência, o MCD ligado a essa forma de CNV é a LEITURA CORPORAL, que é a área de visão do próprio corpo; identificar quais alterações ocorrem no corpo diante de situações de tensão; é conhecer seus limites, buscar uma qualidade de vida para a preservação da saúde física, percebendo as mudanças decorrentes do estresse e que se regulam por meio do sistema nervoso e muscular.

5) Na prática de desenvolvimento espiritual, você contata sua essência; ela ajuda a desenvolver mais resiliência e paz interior. Dentro da resiliência, o MCD ligado a essa forma de CNV são dois: o (1) OTIMISMO PARA VIDA, que é a crença que reflete o investimento contínuo no entusiasmo e na convicção de poder controlar o destino dos eventos mesmo que o poder de decisão esteja fora de nossas mãos. Esse modelo está relacionado à esperança, com bom humor e entusiasmo, e o olhar a vida sob outra perspectiva. É ver o copo mais cheio do que vazio e a adversidade com criatividade; (2) SENTIDO PARA VIDA é o modelo que se relaciona com a crença de que a vida tem um sentido maior; é acreditar nos recursos que transcendem seu próprio limite. Tem a clareza do propósito vital à preservação da vida. Nesse modelo é possível encontrar um rico sentido para se engajar em projetos e atividades, para praticar a contemplação e a visualização de cenários futuros e saber onde se deseja chegar na vida.

Cultivar a CNV – Comunicação Não Violenta é um caminho para termos relações com mais sintonia e conexão; e se a ela aliarmos a resiliência, ampliaremos a forma de entendê-la e praticá-la diariamente.

Se você deseja se familiarizar com a CNV – Comunicação Não Violenta, adquira o livro do Marshall Rosenberg no link abaixo.

https://cloudcoach.me/2M1Z8ru

 

Referências

– Vídeo 5 formas que você pode entender o que é CNV, Diálogos Corajosos

– Material da Formação do Coaching em Resiliência – Sobrare







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.