fbpx

A relação entre o avanço da tecnologia e da comunicação

Diante de um cenário de avanços vertiginosos e significativos impulsionados pela tecnologia, é questionável também mudanças nos comportamentos e atitudes das pessoas, inserindo-se aí aspectos relacionados à sua comunicação.

Diante de um cenário de avanços vertiginosos e significativos impulsionados pela tecnologia, com o advento da Inteligência Artificial, mais e mais o avanço da robótica, os computadores de última geração, resolvendo em segundos soluções e desafios que há um tempo atrás eram inimagináveis, é questionável também mudanças nos comportamentos e atitudes das pessoas, inserindo-se aí aspectos relacionados à sua comunicação

É comum, em entrevistas, me perguntarem se a comunicação das pessoas será substituída pela inteligência artificial. Minhas respostas sempre apontam para que ela passará por transformações, usando a tecnologia para facilitar o entendimento, reduzir tempo, melhorar sua qualidade, mas o ser humano jamais deixará de sentir emoções e ter suas funções básicas, como ficar ruborizado diante de uma situação constrangedora ou de sentir emoções.

Acredito que não será substituída, não invalidando, entretanto que ela já está sendo e será, cada vez mais, influenciada pelo significativo e rápido avanço das tecnologias.

Vejamos alguns dados relativos a essas mudanças geradas pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas, criando um admirável mundo novo, dando os primeiros passos para a quarta revolução industrial, assim considerada por economistas e outros segmentos.

  • O mundo não é e não será mais o mesmo daqui para frente.
  • As mudanças ocorrem em um ritmo vertiginoso. Como exemplo, na Califórnia, estão construindo um veículo terrestre que viajará na velocidade de 1.000 Km/hora. O equivalente a cobrir a distância entre São Paulo e Rio de janeiro em menos de 15 minutos.
  • A velocidade das mudanças aumenta a cada dia;
  • Todos os negócios tendem a se modificar, em especial as carreiras e as profissões;
  • A tecnologia eleva o nível de exigência;
  • Em tempo de mudanças muito rápidas, o risco é não arriscar;
  • O mundo atual exige uma desestruturação e uma reconstrução;
  • Está cada vez mais difícil falar sobre planos a longo prazo;
  • Hoje tem muita gente que não irá trabalhar dos 22 aos 55 anos, mas dos 22 aos 90 anos;
  • 90% de todos os dados disponíveis no mundo foram gerados nos últimos 2 anos;
  • Cada coisa ensinada há 10 anos, hoje não é relevante;
  • A tecnologia amplia a capacidade de geração de riqueza.
  • Em relação às profissões e carreiras, pude constatar em minha pesquisa o seguinte:
  • Para não termos surpresas, é fundamental estarmos preparados para fazer coisas diferentes;
  • Não adianta mais sermos refratários às mudanças;
  • Não dá mais para nos colocarmos como nostálgicos;
  • Uma pessoa que consegue ser solucionadora de problemas sempre terá trabalho;
  • Um especialista que se fecha no seu nicho, tende a sumir;
  • Inteligência é usar a inteligência em contextos nos quais não foram usados;
  • O nosso maior desafio será o nosso papel em um mundo com um ritmo exponencial de mudanças;
  • O que vai deixar de existir é o modelo. Transmitir conhecimentos nunca vai deixar de existir;
  • As empresas buscarão, cada vez mais, profissionais com perfis ideais às suas necessidades;
  • Habilidades profissionais do futuro: Pessoas com talento, criatividade e inteligências múltiplas, que são: Lógica matemática, linguística, visual/espacial, musical, corporal/cinestésica, naturalista, existencial, intrapessoal e interpessoal;
  • Outras habilidades requeridas: ser criativo, ter conhecimentos de informática, saber analisar o mercado, ser proativo e saber se reinventar;
  • Características a serem requeridas do profissional do futuro: Empoderamento, Autoestima, Persistência, Assertividade, Proatividade e Flexibilidade;

Diante desse cenário e contextos, as habilidades mais importantes a serem desenvolvidas, relacionadas à comunicação são a inteligência emocional, principalmente, relacionada à comunicação intrapessoal, relacionada ao autoconhecimento, conhecer suas emoções e também ter uma aguçada percepção para conhecer as outras pessoas para relacionarem-se bem consigo mesmas e com os outros.

A assertividade também se figura entre uma das principais, pois trata-se de um modelo de comunicação positivo, lidando com naturalidade sobre assuntos dos mais diversos, preservando a objetividade e a naturalidade, discernimento e bom senso, organização, lógica e congruência, além do respeito e valorização do estilo e jeito do outro pensar e ser.

O que nos impulsiona e surpreende a esse novo paradigma que está sendo construído é o seu modo assustador para muitos, em especiais as pessoas mais conservadoras e um fascínio para os espíritos mais agitados, abertos às novidades, à troca de modelos tradicionais para um novo cenário e configurações novas e extraordinárias, levando a todos nós, figurantes desse tempo e espaço a novas aventuras na dinâmica da vida.

Acredito que a busca da felicidade, da realização pessoal, de conquistarmos o bem-estar estará sempre no jeito humano de ser, embora suas formas se configuram pelas incertezas e pelas surpresas de cada dia, cada semana, cada mês, cada ano pleno de novidades.

Reinaldo Passadori

Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 33 anos de história formou mais de 100.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa