fbpx

Acesso à Informação (parte 1)

Neste século atingimos o ápice de acesso à informação, mas as pessoas e nós, adolescentes, principalmente, estamos aproveitando e estamos motivados a ter conhecimento?

Graças às férias eu pude parar para organizar esse assunto.

Vou dividir este tema em três ou quatro textos, para que possamos fazer uma análise mais detalhada: Introdução ao contexto social, analisando os conflitos e diferentes soluções.

Sempre ouço os adultos falando de livros gigantes que tinham que copiar para entregar um trabalho de História ou Geografia. Onde os meios para conseguir a informação eram muito mais difíceis. Mas agora eu fico me perguntando, será que a ideia de escola e educação já estava comprometida também no tempo deles?

Eu sei que cada pessoa tem a sua visão de Escola, como a instituição. Porém temos que ter uma ideia em comum caso contrário, a escola não existiria. Sem ideias em comum nada existiria, nenhum projeto, nada. Mas por que eu estou falando de escola e Internet no mesmo texto? Por que acho que a Internet atrapalha a escola ou a escola está totalmente errada, sendo antiquada com essa nova tecnologia? Não. É exatamente o contrário. O dia de um adolescente se resume quase a isso, com um pouco de esporte no meio. Ir à escola e ficar conectado.

Neste século atingimos o ápice de acesso à informação, mas as pessoas e nós, adolescentes, principalmente, estamos aproveitando e estamos motivados a ter conhecimento? Como reagimos a uma escola que, hoje em dia, está se diminuindo mais e mais a apenas passar o aluno de ano? Para que ele pegue seu diploma, talvez fazer uma faculdade, depois chegar na sessão de RH de uma empresa, exigindo direitos pois ele tem um papel comprovando que ele tem ensino médio completo, é graduado, pós graduado e etc. A tecnologia, principalmente, a Internet veio para nos ajudar ou apoiar essa visão da escola? Servir como porta de saída de uma realidade dura e difícil que nós mesmos construímos pela nossa visão de mundo?

Como conciliar gerações diferentes para um único fim, o acesso ao conhecimento?

E o maior problema que a maioria das pessoas considera nessa área é: como saber que aquelas informações são verdadeiras? Podemos confiar totalmente na Internet? Não teríamos que ter alguém que nos dissesse que aquilo está certo ou aquilo está errado?

Eu sei que são muitas perguntas e muitas delas não têm apenas uma resposta, mas como disse no começo do texto, isso é apenas a apresentação, introdução do tema que, como vimos, é amplo e tem ideais divergentes.

A apresentação serve para vocês já irem pensando, não só uma vez, nas respostas, para que depois, nos dois próximos textos, irmos construindo juntas as conclusões.

Bruno Sales Author
Bruno Sales é Estudante esforçado, entusiasta intelectual e conversador. Estudante de Economia, escritor amador e apreciador de Filosofia e Matemática. Sonha publicar o livro que vem trabalhando faz anos; a médio prazo, adquirir independência financeira e reconhecimento intelectual; a longo prazo, mudar o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa