Agradecer pra quê?

Publicado em 28 de abril de 2014

Gratidão. Nos últimos meses, tenho notado essa palavra sobrevoando os meios de comunicação. Reparou? Está em tudo que é lugar: seja em posts no Facebook de páginas de autoconhecimento ou de Gurus de diversas origens, passando pelas bem dispostas capas de livros de auto-ajuda nos aeroportos, me parece que essa palavra está na moda.

Não fui criada para agradecer, nem para reconhecer, confesso. Sou filha de sobreviventes da 2a guerra, e fui a primeira a nascer em solo brasileiro. Meus pais conseguiram chegar aqui depois de vários percalços e muitas perdas duras no caminho. E eles tornaram descrentes nessa jornada. Descrentes da humanidade, da conexão espiritual, da abundância do universo, da fartura que é a vida. Ou seja… agradecer? Pelo quê, mesmo? Imagino que essa era uma pergunta que eles devem ter se feito muitas vezes.

Eu não os julgo. Eu não faço ideia do que seja perder toda sua família, sua casa, sua identidade, sua dignidade. Eu só sei que fomos criados nesse modo: sobreviver. E o modo de sobrevivência é aquele em que estamos constantemente desconfiados e de olho no que falta. Não percebemos o que JÁ temos. Não nos damos conta do que já conseguimos, da abundância que já nos cerca.

Então, até muito recentemente, eu me conservava nessa deriva, mais de olho no que não tinha, realçando mais minhas falhas do que minhas conquistas. Não me dando o direito de desfrutar o que eu mesma já tinha conseguido. Até por que, cá entre nós, parecia que meus feitos não tinham efeito – tamanho o buraco sempre presente do que AINDA faltava por fazer ou mesmo me tornar.

Uma hora, porém, algo aconteceu. Alguém muito próximo me disse recentemente (muito recentemente, aliás): “Você já É. Relaxa. Aceita. Assente-se em você mesma. Perceba-se com imperfeições, com falhas, com tudo. Você já é, e eu amo e admiro você por isso.”

Acho que meu chão se abriu logo abaixo dos meus pés, por que foi silêncio puro depois. Então me dei conta do TUDO o que eu sou, tenho, fiz, conquistei, errei, falhei… e agradeci. Agradeci por aquela pessoa ter me permitido ver que tudo eu sou não só para mim, mas para ela também. E para meus filhos, para meus pais, meus amigos… não sou uma falha apenas. Não. Sou mais que isso. Sou um ser legítimo, válido, digno de amor. Tipo incrível :-)

Me restou deixar estarrecer pela chuva de coisas que eu tinha que agradecer. Era muita coisa. Tanta coisa, que eu resolvi escrever num caderno. Escrevi horas a fio, feliz, aliviada. E todos os dias eu agradeço, em sinal de celebração e reconhecimento pelo que já fiz. Ou pelo que está para acontecer.

Volto, portanto, ao começo do texto: para quê agradecer? Para consolidar o seu caminho, para você por um degrau sobre o qual você põe seu pé, antes de dar o próximo passo. Para reconhecer o quanto você já É. O quanto tem de coisa boa em você. Para se dar conta da abundância em que está imerso. Para parar de reclamar. Para mudar a energia. Para você se dar conta das suas conexões com os outros, de o quanto você é parte desse emaranhado de 7 bilhões de pessoas, de o quanto você é importante.

Então, sugiro uma Atividade singela: reconheça e agradeça. Todo dia, ao menos 3 coisas, das mais simples às grandes conquistas. Você pode ter um caderninho onde anota isso, ou fazer como vi outro dia no Facebook e fazer o pote dos agradecimentos. Escreva em papeis pequenos o que você quer reconhecer/agradecer e coloque num potinho, desses com tampa. Se quiser, ponha data. Ao final do mês ou da semana, abra o pote ou caderno. Leia.

Você vai se dar conta de TUDO que já fez e perceber o quanto você é. Já é.

Vai lá! Depois me conta nos comentários:

- E você, agradece? Ao quê?
- Ao que gostaria de agradecer?
- O que você já é?

Compartilhe com as outras pessoas suas respostas nos comentários abaixo neste post.

E não esqueça: qualquer coisa, estou por aqui!

Com amor e com alma,







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.