Ainda sobre a Agilidade Emocional!

Publicado em 25 de junho de 2014

Na semana passada, eu pedi muita atenção ao trabalho de duas pesquisadoras americanas, publicado pela Harvard Business Review, ao final de 2013. Susan David e Christina Congleton divulgaram o estudo How to manage your negative thoughts and feelings (Como gerenciar seus pensamentos e sentimentos negativos), lançando o conceito de Agilidade Emocional.

Apenas para resumir, a premissa é de ser frequente e até normal que uma pessoa tenha pensamentos negativos em seu cotidiano, o que se mostra mais crítico quando ocorre em ambiente de trabalho. Saber gerir esses pensamentos e sentimentos reduzirá o estresse, diminuirá erros e contribuirá para alcançar metas e, ainda que a Agilidade Emocional não seja de simples aplicação, as autoras afirmam que sua prática levará a uma competência mais efetiva em cargos executivos e de liderança.

A pesquisa mostrou que a tentativa de minimizar ou ignorar emoções e pensamentos negativos acaba apenas por amplificá-los. O estudo propõe que, para construir a Agilidade Emocional como habilidade crítica, deverá haver a autoaceitação e o autocompromisso baseados no reconhecimento dos próprios padrões; em rotular claramente os pensamentos e emoções; em aceitar essa ocorrência como normal; e em passar à ação com base nos seus valores como ferramentas-guia de atitudes e comportamentos.

Na sua essência, a Agilidade Emocional é um processo voltado a fazer a pessoa conhecer melhor a si mesma, em que ela busca construir um maior nível de controle sobre seus sentimentos e reações. Ou seja, a Agilidade Emocional exige a transformação das emoções em uma forma mais produtiva de ser e de viver, respeitando os próprios valores. Portanto, ninguém poderá negar a estreita correlação entre esses conceitos e tudo aquilo que se aplica ao Coaching.

Segundo as autoras, eis a forma sequencial bem simples de abordagem (e aqui fica a orientação para que um Coach experiente possa conduzir o assunto através desse exercício passo-a-passo):

  1. Escolha a situação em seu cotidiano de trabalho que, normalmente, costuma mostrar-se claro desafio.  Isso pode ser qualquer coisa feita a contragosto, com a sensação de se sentir sob pressão;
  2. Identifique os pensamentos que vêm à sua mente nessa situação, como por exemplo a de que haverá erro de sua parte, que as pessoas não respeitarão sua posição ou que você não tem o respeito dos outros;
  3. Identifique os sentimentos associados a esses pensamentos como, por exemplo, medo ou raiva;
  4. Pergunte-se e responda, com honestidade, o quanto você tenta fazer com que esses pensamentos negativos e os sentimentos associados sejam descartados: muito, pouco ou não faz esforço?
  5. Pergunte-se o quanto você assume e aceita como verdadeiros esses pensamentos e sentimentos.

O truque para a Agilidade Emocional não está em suprimir os pensamentos e sentimentos, sem contestação. Em vez disso, adote uma postura analítica, centrada em meta ou objetivo, com uma clareza que não seja conduzida pela dúvida interior. Busque realinhar a sua perspectiva de quanto você está se subordinando a suposições e não a fatos, encarando tudo com lógica e intencionalidade.

Melhorar a Agilidade Emocional e mudar os próprios hábitos requer flexibilidade na forma de se relacionar com a realidade. O ponto fundamental é que a ação tomada esteja profundamente alinhada com os valores pessoais pois, do contrário, em algum instante você perderá ou abandonará o rumo que tomou. As autoras sugerem uma lista com os principais valores encontrados para um ambiente de trabalho (Personal Values Card Sort - 2001), criada por W.R. Miller, J. de Baca, D.B. Matthews, e P. L. Wilbourne, da Universidade do Novo México.  Aliás, para este e vários outros casos, um Coach experiente pode usar a relação a seguir como base de atendimento em Coaching. Boa sorte!

Lista sugerida de valores como suporte a um trabalho de Agilidade Emocional
Abertura Compaixão Estabilidade Mudança Responsabilidade
Amizade Confiança Família Ordem Riqueza
Amor Conforto Generosidade Paixão Risco
Autenticidade Conhecimento Humildade Perdão Saúde
Autoconhecimento Cooperação Humor Poder Segurança
Autonomia Cortesia Inconformismo Popularidade Servilidade
Autorrealização Criatividade Justiça Precisão Simplicidade
Autoridade Desafio Lazer Propósito Tolerância
Aventura Dever Liderança Racionalidade Tradição
Caridade Diversão Moderação Realismo Utilidade







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.