Aprenda a identificar a verdade ao invés da mentira

Publicado em 17 de agosto de 2018

Quem busca a mentira foca no problema, mas quem busca a verdade foca na solução!

Esta matéria tem sido amplamente discutida dentro do universo da leitura corporal. Existem diversas vertentes de conhecimento que apontam para sinais que flagram um mentiroso em ação. Contudo, muito há de se considerar para que sua leitura seja assertiva, isenta de chutes e adivinhações. Uma das regras de ouro recomenda que o leitor não deve, em hipótese alguma, se envolver emocionalmente, pois ele sairá do neocortex e irá para o sistema límbico, ou seja, sairá do campo analítico e irá para o emocional. Por isso, para analisar uma pessoa que possa estar mentindo será necessária isenção.

O leitor deve, antes de iniciar sua leitura, calibrar a situação para evitar erros básicos, presentes em parte da literatura que cuida desse tema. Isso significa que determinados sinais, tidos como indícios de mentiras, podem não apontar para isso. Por exemplo, um crente religioso que esteja sob pressão pode manter as mãos em posição de oração, sem que isso signifique qualquer outra coisa, além de um ato de conexão com Deus. Cada leitura pede um referencial personalizado e adaptado à realidade observada.

Existem três tipos de mentirosos: 1) Aqueles que acreditam na mentira, como por exemplo, alguém achar que é Jesus. Para ele é verdade, pois está doente; 2) Os ensaiados; 3) Os não ensaiados (pegos de surpresa). Nos mentirosos ensaiados utilizaremos uma série de marcações verbais e não verbais, como forma de conduzir a leitura para um diagnóstico assertivo. Nos não ensaiados, fica mais fácil observar a reação porque, envergonhado, tenderá a desviar o olhar ou a cabeça para baixo quando for surpreendido. Isso facilita a condução para que ele se entregue facilmente, utilizando os referenciais já abordados até agora neste livro.

Vamos abordar, inicialmente, as posições gestuais mais comuns presentes no mentiroso ensaiado, porém, muitas outras podem surgir de acordo com o contexto em que a pessoa estiver inserida. Por exemplo, uma pessoa mentindo pode sorrir nervosamente apenas quando o assunto se aproxima da verdade. Porém, esse sorriso não indica uma mentira em todos os casos, apenas neste em especial, pois o leitor identificou esse aspecto de maneira pontual e o utilizou como calibragem.

Fonte: https://www.leituracorporalbrasil.com.br/agenda

 

Cada uma das posições gestuais acima pode estar presente em uma pessoa faltando com a verdade. Ratificando, como não existe sinal fixo que indique a mentira, caso desconfie que a pessoa esteja com uma atitude suspeita em relação a um assunto, ao ver qualquer um dos sinais acima, foque no gatilho que disparou a posição gestual. Verá que cada um desses sinais poderá levar a outros aqui presentes, indicando incongruência entre o que a pessoa está falando e o sinal não verbal apresentado.

Por exemplo, uma pessoa pode dizer que tem certeza com um leve movimento de ombro para cima (incerteza/incômodo). Aí você insiste no assunto e ela coça a nuca (incômodo/insegurança). Você insiste mais e ela coça o nariz (isso não está me cheirando bem) e assim por diante. Esse ensaio não define que uma pessoa está mentindo, pois em nosso método são 96 páginas do livro Manual da Mentira – Em busca da verdade para protocolar alguém faltando com a verdade. Usamos inclusive algumas marcações verbais, que exporemos a seguir.

SINAIS VERBAIS E FISIOLÓGICOS DA MENTIRA 

Uma vez que você treinou identificar os sinais mais comuns presentes nos mentirosos ensaiados, considerando leituras pontuais e contextualizadas, você terá acesso a características específicas e bastante assertivas, relacionadas à comunicação verbal e complementar.

Entenda que toda leitura deve considerar as variantes que alteram, mesmo que levemente, os protocolos abaixo citados. Jamais fique engessado em parâmetros gerais, pois um especialista em leitura corporal sempre está atento a tudo o que gira em torno de sua análise. Isoladamente, esses elementos não sustentam um diagnóstico confiável.

Protocolos:

Metáforas – Pessoas não usam metáforas quando contam mentiras, exceto mentirosos profissionais, que dominam esta informação.

Expressões afirmativas – “Vou dizer isso somente uma vez”, ou seja, expressões de declaração de uma verdade costumam esconder um mentiroso. Quem está falando a verdade simplesmente fala, sem afirmações de entrada.

Tempos de verbos diferentes – Pessoas que mentem, tendem a se perder numa dissertação muito longa, utilizando tempo de verbos diferentes para referenciar-se a um mesmo assunto. Por exemplo, “Eu usei meus recursos para garantir o futuro do meu filho… não fiz nada de errado… eu uso tudo o que ganho para garantir que meu filho tenha o que precisa…”.

Respostas evasivas – Diante de perguntas diretas, tais como; “Você maltratou aquela criança?”, pessoas que estão mentindo ou escondendo algo utilizam respostas evasivas, tais como; “Eu sempre fiz o máximo para protegê-la!”. Pessoas sem culpa respondem diretamente e sem rodeios.

Precisão nas respostas – Mentirosos costumam ser precisos e rápidos em suas respostas, porque estão ensaiados. Quem diz a verdade, costuma corrigir erros durante a sua explanação.

Contato visual – O mentiroso ensaiado precisa ver se você está acreditando nele e por isso, mantém contato visual o tempo todo. Contudo, se você pegar alguém de surpresa numa mentira, essa pessoa tenderá a olhar para baixo (culpa). Pessoas que dizem a verdade tendem a evitar contato visual ostensivo, pois não é natural.

Inversão da história – Mentirosos ensaiados têm que compor a mentira em sua mente em forma de construção lógica. Contudo, se você solicitar que eles pormenorizem cada detalhe da história, numa sequência de fatos específicos, e depois pedir que eles narrem tudo de trás para frente, certamente não conseguirão. Isso se deve ao fato de que não terão a capacidade de lembrar os detalhes, pois se trata de uma invenção e não de um fato lembrado e ancorado na memória profunda. Se necessário, grave a narrativa e compare depois para confirmar sua análise.

Sinais corporais – Dependendo da seriedade do assunto em questão, mesmos os mentirosos compulsivos tendem a demonstrar alterações fisiológicas, tais como: sudorese exacerbada, ruborização da face e/ou tórax, resfriamento das extremidades, exacerbação de tiques nervosos (previamente observados e calibrados pelo leitor), tremores leves, movimentos ansiosos, mesmo que pequenos, e balanço do corpo quando a mentira estiver no seu ponto mais comprometedor (esteja atento a cada micro movimento). Ao observar esses elementos, pressione o mentiroso com perguntas diferentes a respeito do mesmo tema, note qual desperta maior incômodo e insista nela.

Fonte: https://www.leituracorporalbrasil.com.br/agenda

TESTE PARA VER SE VOCÊ APRENDEU 

Responda as questões abaixo com V para verdadeiro e F para falso:

(     ) Mentirosos ensaiados sempre usam metáforas.

(     ) Expressões afirmativas sempre indicam a verdade.

(     ) Tempos de verbos diferentes podem indicar mentira.

(     ) Quem diz a verdade fala sempre com precisão.

(     ) Mentirosos nunca olham nos olhos.

(     ) Quem mente, pode contar a história de trás para frente.

(     ) Movimentos ansiosos podem indicar uma mentira.

(     ) Tiques nervosos aumentam no mentiroso ensaiado.

(     ) Quem é pego numa mentira, tende a olhar para baixo.

Respostas: F, F, V, F, F, F, V, V, V







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.