Aprenda a não boicotar o seu tempo!

Publicado em 18 de novembro de 2014

Eu já comentei aqui, várias vezes, que algumas de minhas inspirações para escrever os artigos semanais nascem de temas debatidos em grupos dos quais eu participo. Dependendo do caso, eu direciono meus comentários para o Espaço do Coach, com abordagem mais técnico-profissional, ou escrevo para um grupo abrangente, leitores do Dimensões do Sucesso. Hoje a inspiração nasce de texto do consultor americano Steve Baker e publicado no grupo Action Coach Business Coaching.

Baker tem abordagem bastante interessante sobre a questão do tempo e como as pessoas, muitas vezes, boicotam a si próprias. Sabendo que "tempo" é um tema recorrente na vida dos clientes e dos próprios Coaches, fica a sugestão para que cada leitor reflita quanto às ideias que reproduzo a partir de agora. Na realidade, o começo dessa história tem a ver, diretamente, com a própria experiência de vida do autor, que era constantemente chamado a ajudar amigos em diversos projetos, sentindo uma imensa vontade de dizer "não", mas o "sim" acabava imperando.

Quando resolveu agir em causa própria, Baker definiu seus critérios centrais. O primeiro ele chamou de "alinhamento", e passou a excluir e não avançar com qualquer convite que não estivesse alinhado aos seus objetivos, seus valores, expectativas e, até mesmo, sua forma pessoal de ver a vida. Isso significou uma maneira simples e rápida de não jogar o próprio tempo no lixo. O segundo critério já é mais sutil, o qual ele denominou de "largura de banda".

Esse termo meio estranho significa um conceito comum na área de comunicação e transmissão de dados, o qual foi adaptado por Baker. Segundo ele, a capacidade de uma pessoa para pensar ou lidar com mais de uma coisa ao mesmo tempo é limitada. Se a capacidade é X, não adianta querer fazer mais do que X, porque a pessoa não terá a "largura de banda" para isso. Parte dessa capacidade é destinada a atividades cognitivas cotidianas, outras para atividades fisico-corporais e, ainda, há uma parte destinada para um processo de adaptação e inovação em benefício próprio.

Então, como você pode justificar a alocação de uma parte da sua "largura de banda" para projetos e atividades de outras pessoas, quando não tem nem mesmo o suficiente para dar conta de todas as suas necessidades? Sempre que aceitar algo fora dos seus interesses, e se engendrar em projetos de terceiros, estará dizendo "não" para você mesmo. A saída é entender como o seu "sim" poderá levar a um cenário "alinhado" aos seus interesses, seja com um benefício monetário ou não.

Se isso não estiver acontecendo, a melhor saída para se preservar e continuar usando a sua "largura de banda" com todo o foco em você próprio é dizer "não". Com carinho e amor, mas é "não".







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.