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Aprenda a não boicotar o seu tempo!

Sempre que você aceita algo fora do seu plano e se engendra em projetos de terceiros, você diz “NÃO” para si mesmo. A saída é entender como o seu “SIM” poderá levar a um cenário “alinhado” aos seus interesses.

Eu já comentei aqui, várias vezes, que algumas de minhas inspirações para escrever os artigos semanais nascem de temas debatidos em grupos dos quais eu participo. Dependendo do caso, eu direciono meus comentários para o Espaço do Coach, com abordagem mais técnico-profissional, ou escrevo para um grupo abrangente, leitores do Dimensões do Sucesso. Hoje a inspiração nasce de texto do consultor americano Steve Baker e publicado no grupo Action Coach Business Coaching.

Baker tem abordagem bastante interessante sobre a questão do tempo e como as pessoas, muitas vezes, boicotam a si próprias. Sabendo que “tempo” é um tema recorrente na vida dos clientes e dos próprios Coaches, fica a sugestão para que cada leitor reflita quanto às ideias que reproduzo a partir de agora. Na realidade, o começo dessa história tem a ver, diretamente, com a própria experiência de vida do autor, que era constantemente chamado a ajudar amigos em diversos projetos, sentindo uma imensa vontade de dizer “não”, mas o “sim” acabava imperando.

Quando resolveu agir em causa própria, Baker definiu seus critérios centrais. O primeiro ele chamou de “alinhamento”, e passou a excluir e não avançar com qualquer convite que não estivesse alinhado aos seus objetivos, seus valores, expectativas e, até mesmo, sua forma pessoal de ver a vida. Isso significou uma maneira simples e rápida de não jogar o próprio tempo no lixo. O segundo critério já é mais sutil, o qual ele denominou de “largura de banda”.

Esse termo meio estranho significa um conceito comum na área de comunicação e transmissão de dados, o qual foi adaptado por Baker. Segundo ele, a capacidade de uma pessoa para pensar ou lidar com mais de uma coisa ao mesmo tempo é limitada. Se a capacidade é X, não adianta querer fazer mais do que X, porque a pessoa não terá a “largura de banda” para isso. Parte dessa capacidade é destinada a atividades cognitivas cotidianas, outras para atividades fisico-corporais e, ainda, há uma parte destinada para um processo de adaptação e inovação em benefício próprio.

Então, como você pode justificar a alocação de uma parte da sua “largura de banda” para projetos e atividades de outras pessoas, quando não tem nem mesmo o suficiente para dar conta de todas as suas necessidades? Sempre que aceitar algo fora dos seus interesses, e se engendrar em projetos de terceiros, estará dizendo “não” para você mesmo. A saída é entender como o seu “sim” poderá levar a um cenário “alinhado” aos seus interesses, seja com um benefício monetário ou não.

Se isso não estiver acontecendo, a melhor saída para se preservar e continuar usando a sua “largura de banda” com todo o foco em você próprio é dizer “não”. Com carinho e amor, mas é “não”.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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