Aprenda como parar de procrastinar com essas 8 dicas infalíveis

Publicado em 16 de novembro de 2018

Por Márcio Oricolli Jr (Head de Conteúdo e professor da Escola Conquer)

O Procrastinador pergunta: “Tem solução, doutor?”

O doutor diz: “É grave, mas tem cura”.

As palavras de Doutor apesar de trazerem calma, ainda deixavam o Procrastinador inquieto:

“Mas como… como faço para parar de procrastinar?”

O Procrastinador, nosso protagonista, é alguém de bons princípios. Um cara normal. Tem boas intenções e está sempre tentando respeitar prazos e tirar seus sonhos do papel.

Mas… Ó, pobre Procrastinador! Sempre se vê “sem tempo” para dar conta de tudo e penosamente se conforma em ver oportunidades batendo na porta e indo embora.

“Um dia vencerei a procrastinação, produzirei no meu máximo e viverei minha vida em alta performance! Um dia!” – quantas vezes ele sonhou com isso em silêncio, contrariado, enquanto aceitava ficar só mais 10 minutinhos na cama.

E, agora, sentado em frente ao doutor, ele ouvia que SIM, HÁ CURA PARA A PROCRASTINAÇÃO e, enfim, está prestes a receber a chave que faltava: dicas infalíveis para aprender a como vencer a procrastinação.

Sente-se e respire fundo – começou o Doutor. Aqui vão 8 recomendações valiosas para você parar de procrastinar:

1. Não jogue energia fora

Procrastinar é falta de “vergonha na cara”?

Não. Procrastinar vem do grego “akrasia” e significa o estado de ir contra o seu melhor julgamento.

Você não é “do mal” e nem precisa ficar se culpando quando se pegar procrastinando da próxima vez. Mas também não é algo que você deve aceitar, achar que está tudo certo e tudo bem.

Procrastinar é sinal de que você perdeu o equilíbrio entre seu potencial e sua capacidade de realizar. Seu melhor julgamento quer fazer, mas há algo – e já vamos falar disso – que te impede.

Primeiro, portanto, você precisa criar consciência de que ficar se culpando não vai te dar forças para parar de procrastinar. Pelo contrário: ficar se culpando só acaba com sua energia.

Então, não jogue energia fora. Use sua energia para produzir!

2. Comece produzindo isso

Aprender a como parar de procrastinar parte diretamente dessa pergunta de “Como ter clareza no que precisa ser feito?”.

Por maior boa vontade que se tenha, você precisa saber O QUE FAZER. Sem isso você pode até produzir, porém não será produtivo e nem vai conseguir cumprir tudo o que precisa!

“Mas como fazer isso? Que difícil! Eu sabia que ia começar a ficar difícil demais!” – Reluta o Procrastinador.

Comece investindo um tempo do seu dia gerando clareza do que deve ser feito.

Para ter clareza, ou seja, para ser mais palpável o que precisa ser feito, comece por anotar “TUDO” o que precisa fazer.

Exatamente o que você precisa fazer? Que ações devem ser feitas hoje? Quais as principais prioridades?

A resposta para isso é o que David Allen, autor da metodologia GTD (Getting Things Done), apresenta como O PODER DO PRÓXIMO PASSO.

O “poder” do próximo passo é justamente a dica infalível para FAZER acontecer, sem procrastinar. Ter clareza sobre os próximos passos é justamente o que você deve começar produzindo.

“O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar e depois começar pela primeira.” – Mark Twain

3. Indicação de medicamento

“Ok, Doutor, ter tudo anotado faz sentido. Mas eu sei que vou acabar procrastinando esse manter tudo anotado”.

O doutor não se abalou e deu a letra:

“Se você tiver clareza de onde anotar, e tornar isso um hábito, as chances de fracasso diminuem muito.”

Não ter decidido ONDE você vai anotar tudo o que precisa fazer é o que te deixa perdido.

Se você não decidiu se vai anotar tudo em Post-it, ou no bloco de notas no celular, ou no caderninho, ou, ou, ou…, você acaba não anotando (procrastinando)!

“Procrastinador, eu também já passei por isso. Era post-it pra tudo que é lado, anotações e mais anotações no bloco de notas do celular e às vezes até na mão. Além da bagunça, eu sei o que é não ter a segurança de que se tem anotado, sob controle”

Mas tem cura. Foco na cura!

Aqui vão duas sugestões valiosas de onde anotar tudo: uma digital e outra velha guarda – papel e caneta.

– To do Ist

A sugestão digital é a que mais indico, por ser prática, dar pra usar no celular (estar sempre com você), permitir mais capacidade de integração de dados e bastante agilidade.

Experimente o aplicativo chamado Todoist, ele foi criado para atender às recomendações de aplicação do GTD e possui inteligência na captação de novas informações – garante a agilidade na coleta de novas informações: novas tarefas que você tem que fazer, ou prazos, organização de projetos, etc.

O Todoist, na prática do dia a dia, vai virar sua referência para começar pelo mais importante: tendo clareza no que precisa ser feito e quando precisa ser feito!

Ele é bem simples e fácil de usar, nesse artigo você pode ver o passo a passo para começar a utilizá-lo agora mesmo!

Papel e caneta

Baixe e imprima o modelo de planejamento semanal que o autor do livro 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, que Stephen R. Covey criou. Para encontrar esse modelo em alta resolução basta buscar no Google Weekly Report Stephen Covey.

Antes de começar a semana de trabalho, anote TUDO que precisa fazer nessa folha impressa e já coordene na medida do possível suas prioridades.

“Ai, Doutor, mas aí é tempo demais e não tenho esse tempo” – resmungou o Procrastinador.

“Isso é tempo que vai te fazer ganhar tempo, Procrastinador.” – replicou o Doutor em câmera lenta e com cara de sábio.

Dedique 1 hora para anotar tudo o que tem que fazer e comprove como depois, durante todas as outras 167 horas da semana, você vai se sentir mais tranquilo e ainda mais capaz de FAZER ACONTECER.

4. Medicação de efeito imediato

“Agora, preste muita atenção, Procrastinador. Você terá recaídas. Recaídas são perigosas e você deve superá-las o quanto antes. Vou lhe contar como: Listas de ações ridículas de fáceis.

Isso aí. Crie listas de ações que você pode resolver em menos de 5 minutos!

É nessa lista onde vão estar ações fáceis, simples, e que serão suas salvadoras nos momentos de sono, preguiça e procrastinação brava.

Essa lista é seu resgate no momento de recaída. O seu primeiro passo. O seu início, por mais ridículo que seja, à alta performance.

Exemplos de ações que podem entrar nessa lista:

  • Mandar parabéns para alguém;
  • Fazer um follow up;
  • Ligar para marcar uma consulta;
  • Responder um e-mail;
  • Atualizar uma planilha.

Efeito imediato é, portanto, COMEÇAR! Começar pelo fácil e pelo fácil certeiro, sem ficar perdido ou agindo sem ser produtivo.

Procrastinar não é “somente” não fazer nada; ficar dormindo! Procrastinar pode ser ficar fazendo um monte de coisa, super ocupado, mas não estar entregando o que realmente importa.

5. Tome antes de dormir

Antes de dormir reveja o que precisa ser feito amanhã, esse simples hábito te garante:

  • Uma noite mais tranquila de sono (por mais que seja muita coisa que tem que ser feita, você conta com a tranquilidade de saber que tem isso organizado e visível); e
  • Mais decisão para lidar com recaídas de ânimo (tá friozinho, a cama tá tão quentinha e gostosa…) se você tem clareza de tudo o que precisa ser feito, a decisão (e ação) de levantar fica muito mais fácil.

6. Uma dose também pela manhã

Lembra das tarefas fáceis, ridículas de fáceis, que podem ser feitas em menos de 5 minutos?

Revisar o que precisa ser feito no dia é uma dessas tarefas que são úteis e podem ser feitas em pouquíssimo tempo.

Ao chegar no escritório, antes de sair de casa, ou em algum momento antes de iniciar seu trabalho com foco, reserve esses poucos (e valiosos!) minutos para iniciar com objetividade o que deve ser feito e minimizar a chance de distrações – externas ou internas!

Quanto mais objetivo você for, menos distrações você vai permitir!

7. E se rolar algum imprevisto?

Vou deixar para depois porque curto a adrenalina de conseguir entregar o trabalho em cima da hora…

Gosto da sensação de que eu sou f#&@!, consegui entregar!

Cuidado, Procrastinador! Cuidado!

Para superar isso, pense o seguinte: e se aparecer algum imprevisto?

E se o computador travar? Se a internet cair? E se você pegar trânsito? E se alguém não estiver disponível no momento?

Visualize o pior cenário, para que você se sinta, por necessidade, movido a agir

8. É compromisso

Não adianta saber o que tem que ser feito e não fazer.

O Procrastinador sabe o que tem que fazer, mas na maior parte das vezes não faz: tem que começar a ir na academia, mas não vai. Tem que começar a ler o livro, mas não começa.

Crie COMPROMISSO. Coloque QUANDO e ONDE você vai fazer.

Quer começar a ir na academia, mas isso fica só no mundo das ideias?

Coloque então no seu calendário como um compromisso: vou nas quartas e sextas-feiras, às 7 horas da manhã. Ponto.

Isso, automaticamente, cria um senso de comprometimento e evita espaço para dúvidas e incertezas de quando agir.

Outra sugestão para criar compromisso é: comprometa-se com alguém!

Chame outra pessoa para começar a ir na academia junto com você e, além da sua vontade de manter-se saudável, ganhe ainda mais força para entrar em ação por não querer decepcionar e deixar na mão a outra pessoa.

Um recado final…

Aqui é sem “Doutor” e sem Procrastinador fictício. Aqui o recado é direto.

Tem que ser feito? Tem? Então, vai lá e faz. Ponto.

A vida não vai te encher de carinho e te levar no colo.

Pode tudo conspirar a seu favor? Sim e espero que sim, mas a vida quer te deixar mais FORTE. Mais atento. Não mais fraco e desligado.

Veio a procrastinação? Aprenda a identificar o momento que ela aparece e reagir de imediato!

Se liga e valoriza o potencial de CADA PEQUENA AÇÃO.

Começa assim, começando. E vai ganhando força ação por ação.

Quer se tornar uma pessoa mais produtiva, organizada e capaz de fazer com mais velocidade? Conheça o curso Alta Performance da Escola Conquer. Nele você vai aprender tudo o que precisa para performar em alto nível: aprender a vencer a procrastinação, mudar os seus hábitos, aumentar a sua produtividade e executar no seu dia a dia.







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Maria Terezinha Barbieri




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