fbpx

Aprendendo com o Silêncio!

A Meditação traz enormes benefícios para sua vida pessoal e profissional, pode até modificar a anatomia de seu cérebro e melhorar sua atividade imunológica. Executivos e empresas investem cada vez mais nesta prática.

A Meditação traz enormes benefícios para sua vida pessoal e profissional, pode até modificar a anatomia de seu cérebro e melhorar sua atividade imunológica. Executivos e empresas investem cada vez mais nesta prática.

Ao contrário do que muitos imaginam, meditar não é difícil e nem requer uma postura física que é impossível para nós ocidentais. A meditação andando é uma técnica que vem sendo aplicada há alguns anos no Google e com muito sucesso. O difícil da meditação é que requer disciplina, perseverança e um treino mental, mas consequentemente estimula o foco e a atenção.

Vinte minutos de meditação diariamente torna os funcionários mais dispostos para trabalhar em equipe, mais motivados e comprometidos, além de gerar ondas cerebrais gama de alta amplitude, ondas estas que geralmente estão associadas a uma eficiência melhor da memória, no aprendizado e na intuição.

Em oito semanas de prática já se veem mudanças no funcionamento do cérebro; o córtex pré-frontal – a região relacionada à resiliência, à felicidade e à ansiedade. A meditação ajuda a eliminar o estresse e alimenta a criatividade, além de ajudar na concentração para a atenção e no ato de ouvir. A meditação permite lidar melhor com as incertezas, as mudanças e o medo do novo, pois trabalha diretamente com o autoconhecimento.

Pessoas que meditam são mais empáticas o que é benéfico em todas as áreas organizacionais.

Viktor Frankl, psiquiatra e neurologista austríaco, criador da logoterapia e autor do livro Em Busca do Sentido, diz que existe um espaço entre o estímulo e a resposta. Se conseguimos ampliar este pequeno espaço e se tivermos plena consciência de nossas emoções, podemos utilizá-lo para escolher qual será a nossa reação, melhorando nosso autocontrole. Este espaço somente poderá ser ampliado através de uma mente calma, plena e consciente das emoções, o que é resultado direto da prática da meditação.

O melhor lugar para praticar a meditação é na vida cotidiana.

O Vietnamita Thich Nhat Hanh, explica esta ideia da pratica da meditação na vida cotidiana com uma descrição simples da experiência da caminhada, método utilizado no Google, onde os colaboradores são capacitados a praticar a meditação quando se deslocam de um edifício para outro ou até mesmo enquanto caminham até ao banheiro. Esta técnica consiste em apenas focar sua atenção no movimento de seus pés sincronizando com sua respiração. Nada mais além disso: pés e respiração, o resto deixa de existir naquele momento. Em poucos minutos uma mente cansada e preocupada, tem o repouso merecido e está apta novamente a agir em prol da criatividade e solução de problemas.

A meditação andando é realmente muito simples – Ao andar, preste atenção em sua respiração, ao momento presente e a sensação corporal. Se sua atenção for desviada, simplesmente a recupere.

No mundo corporativo encontramos muitas pessoas que praticam, ou praticavam, meditação diariamente: Steve Jobs (Apple), Peter Senge (autor da Quinta Disciplina). Oprah Winfrey (e seus 2.7 mil funcionários), Rick Goings (Tupperware) entre outros. No Brasil já vemos esta prática ser implantada de forma crescente nas empresas e sempre obtendo os resultados esperados.

Costumo abordar o assunto em treinamentos organizacionais e programas de Coaching de liderança, sempre com uma aceitação muito grande, tanto que já temos em nosso portfólio um programa de implantação e prática de meditação nas empresas. Estes eventos têm como objetivo treinar a atenção e a concentração, desenvolvimento do autoconhecimento e autocontrole, prática de hábitos mentais positivos e controle de estresse.

Somos bombardeados continuamente com muitos estímulos, um excesso de informações que ainda estamos aprendendo a filtrar, cobranças cada vez maiores e prazos cada vez menores, que nos levam muitas vezes a uma situação tão grande de estafa mental que não conseguimos solucionar problemas de pequena monta. Se não conseguimos aprender técnicas de aquietar nossa mente e esvaziá-la dos resíduos colocados ali desnecessariamente, nossa produtividade tende a diminuir.

Na minha opinião, a meditação e o autoconhecimento serão as ferramentas essenciais dos profissionais de sucesso em um futuro próximo.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa