Aprendizagem Profunda: a sua evolução depende dela!

Publicado em 29 de outubro de 2018

Estamos constantemente aprendendo com os fatos que acontecem em nossas vidas, com nossas ações ou reações, emoções de encantamento ou tristezas, medos ou esperanças, com os resultados que conseguimos produzir, com as algumas partes de palestras ou cursos, com leituras, filmes, peças de teatro, e também com nossas alegrias e impasses relacionais.

Muitas vezes, essas aprendizagens são superficiais ou, então, parciais. Por exemplo, podemos aprender um conceito maravilhoso, mas não o aplicamos na prática. Ou ainda temos um insight, mas logo o esquecemos e perdemos a oportunidade de mudar, seja pela aquisição de um novo conceito ou nova atitude! Lemos um livro encantador de autoajuda, mas não melhoramos nem evoluímos em nada no nosso comportamento!

Em todos esses exemplos, houve uma aprendizagem parcial ou superficial.

Mas com um pouco mais de observação, conhecimento e de esforço consciente, afirmo que será possível termos uma aprendizagem integral, mais firme e completa, o que eu chamo de aprendizagem profunda.

E qual a vantagem disso? São muitas, mas a questão principal – e a mais importante – é termos a oportunidade de evoluirmos mais rapidamente, com a aquisição de visões mais elevadas e, em função disso, adquirirmos maior capacidade operacional de fazer uma diferença positiva na nossa vida pessoal e na de outras pessoas, fazendo com que nos sintamos mais felizes e realizados.

Agora, vamos para a parte prática da aprendizagem profunda.

Para isso, precisamos entender o uso integrado dos três campos mentais que funcionam em nosso cérebro:

  • O hemisfério esquerdo (neocórtex), nossa mente ou campo racional, ligado à aprendizagem conceitual;
  • O hemisfério direito (límbico), nossa mente ou campo emocional, ligado à consciência e sensibilidade;
  • O corpo caloso (reptílico), nossa mente ou campo operacional, ligado à habilidade e capacidade de fazer.

Veja esta imagem representativa, onde estes três campos se interligam.

A aprendizagem pode iniciar em qualquer um dos três campos, não importa qual, e o aspecto profundo é a absorção ou migração para outro campo. Daqui ele parte para o último campo, completando o ciclo de integração nos três campos.

Agora, vamos aos exemplos, começando pelo campo emocional.

Uma pessoa se apaixona por alguém, mudando um conceito sobre relacionamentos afetivos no racional. Isso fará com que haja uma capacidade de agir (operacional) de uma nova forma com as pessoas.

Outro exemplo, começando pela mente racional.

Ao ler um livro, o leitor muda um determinado conceito.

Esta mudança conceitual pode fazê-lo sentir mais afeto e carinho pelos seus familiares (emocional) o que consequentemente alterará seu comportamento (operacional).

Vamos ao último exemplo, iniciando a aprendizagem pelo campo operacional.

Vamos imaginar um homem recém-aposentado e a sua esposa pede para que ele faça uma horta. Mesmo a contragosto, ele inicia a horta! No decorrer dos dias ele observa um fenômeno interessante: das sementes brotam plantas, ou seja, a morte das sementes gera uma nova manifestação de vida.

Para que haja boa germinação, ele observa que boas condições precisam estar presentes, como solo fértil, irrigação suficiente – nem demais e nem de menos -, semeação na estação do ano, fase da lua mais favorável, sol e temperatura adequados, etc.

É como se, de repente, o personagem percebesse que todos estes fatores estão magicamente interligados. Assim, ele começa a perceber a grandeza, a beleza e a gratuidade da vida. Isso o sensibiliza para perceber os ciclos de semeação e colheita, o ciclo da água que evapora e se torna chuva, por aí afora, indefinidamente.

Percebe e se sensibiliza com os ciclos de morte e nascimento em toda a natureza, o equilíbrio, a composição e mistura dos elementos água, calor, terra, ar e espaço.

Que a planta vegetal vai ser colhida e preparada como uma salada, ser ingerida e vai se transformar em células humanas, vai gerar calor e energia interna, parte desta energia se transformará em pensamentos, ou seja, um verdadeiro milagre de constante transformação se descortina para nosso aposentado.

Esse processo todo vai levá-lo a mudar seus conceitos para ter mais cuidado com a natureza, de valorizar mais a vida, de respeitar mais os seres humanos e de perceber-se como sendo parte integrante de um processo de criação universal.

Sim, isso também irá levá-lo a mudar atitudes e ações, se tornando mais capacitado em várias áreas da vida e também a fazer hortas cada vez melhores, com profundo prazer e satisfação!

Portanto, lembre-se sempre de usar os três campos da mente para ter uma aprendizagem mais profunda e uma evolução mais rápida e coerente na sua Vida!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.