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Aprendizagem Profunda: a sua evolução depende dela!

Com um pouco mais de observação, conhecimento e de esforço consciente, é possível termos uma aprendizagem integral, mais firme e completa. E qual a vantagem disso?

Estamos constantemente aprendendo com os fatos que acontecem em nossas vidas, com nossas ações ou reações, emoções de encantamento ou tristezas, medos ou esperanças, com os resultados que conseguimos produzir, com as algumas partes de palestras ou cursos, com leituras, filmes, peças de teatro, e também com nossas alegrias e impasses relacionais.

Muitas vezes, essas aprendizagens são superficiais ou, então, parciais. Por exemplo, podemos aprender um conceito maravilhoso, mas não o aplicamos na prática. Ou ainda temos um insight, mas logo o esquecemos e perdemos a oportunidade de mudar, seja pela aquisição de um novo conceito ou nova atitude! Lemos um livro encantador de autoajuda, mas não melhoramos nem evoluímos em nada no nosso comportamento!

Em todos esses exemplos, houve uma aprendizagem parcial ou superficial.

Mas com um pouco mais de observação, conhecimento e de esforço consciente, afirmo que será possível termos uma aprendizagem integral, mais firme e completa, o que eu chamo de aprendizagem profunda.

E qual a vantagem disso? São muitas, mas a questão principal – e a mais importante – é termos a oportunidade de evoluirmos mais rapidamente, com a aquisição de visões mais elevadas e, em função disso, adquirirmos maior capacidade operacional de fazer uma diferença positiva na nossa vida pessoal e na de outras pessoas, fazendo com que nos sintamos mais felizes e realizados.

Agora, vamos para a parte prática da aprendizagem profunda.

Para isso, precisamos entender o uso integrado dos três campos mentais que funcionam em nosso cérebro:

  • O hemisfério esquerdo (neocórtex), nossa mente ou campo racional, ligado à aprendizagem conceitual;
  • O hemisfério direito (límbico), nossa mente ou campo emocional, ligado à consciência e sensibilidade;
  • O corpo caloso (reptílico), nossa mente ou campo operacional, ligado à habilidade e capacidade de fazer.

Veja esta imagem representativa, onde estes três campos se interligam.

A aprendizagem pode iniciar em qualquer um dos três campos, não importa qual, e o aspecto profundo é a absorção ou migração para outro campo. Daqui ele parte para o último campo, completando o ciclo de integração nos três campos.

Agora, vamos aos exemplos, começando pelo campo emocional.

Uma pessoa se apaixona por alguém, mudando um conceito sobre relacionamentos afetivos no racional. Isso fará com que haja uma capacidade de agir (operacional) de uma nova forma com as pessoas.

Outro exemplo, começando pela mente racional.

Ao ler um livro, o leitor muda um determinado conceito.

Esta mudança conceitual pode fazê-lo sentir mais afeto e carinho pelos seus familiares (emocional) o que consequentemente alterará seu comportamento (operacional).

Vamos ao último exemplo, iniciando a aprendizagem pelo campo operacional.

Vamos imaginar um homem recém-aposentado e a sua esposa pede para que ele faça uma horta. Mesmo a contragosto, ele inicia a horta! No decorrer dos dias ele observa um fenômeno interessante: das sementes brotam plantas, ou seja, a morte das sementes gera uma nova manifestação de vida.

Para que haja boa germinação, ele observa que boas condições precisam estar presentes, como solo fértil, irrigação suficiente – nem demais e nem de menos -, semeação na estação do ano, fase da lua mais favorável, sol e temperatura adequados, etc.

É como se, de repente, o personagem percebesse que todos estes fatores estão magicamente interligados. Assim, ele começa a perceber a grandeza, a beleza e a gratuidade da vida. Isso o sensibiliza para perceber os ciclos de semeação e colheita, o ciclo da água que evapora e se torna chuva, por aí afora, indefinidamente.

Percebe e se sensibiliza com os ciclos de morte e nascimento em toda a natureza, o equilíbrio, a composição e mistura dos elementos água, calor, terra, ar e espaço.

Que a planta vegetal vai ser colhida e preparada como uma salada, ser ingerida e vai se transformar em células humanas, vai gerar calor e energia interna, parte desta energia se transformará em pensamentos, ou seja, um verdadeiro milagre de constante transformação se descortina para nosso aposentado.

Esse processo todo vai levá-lo a mudar seus conceitos para ter mais cuidado com a natureza, de valorizar mais a vida, de respeitar mais os seres humanos e de perceber-se como sendo parte integrante de um processo de criação universal.

Sim, isso também irá levá-lo a mudar atitudes e ações, se tornando mais capacitado em várias áreas da vida e também a fazer hortas cada vez melhores, com profundo prazer e satisfação!

Portanto, lembre-se sempre de usar os três campos da mente para ter uma aprendizagem mais profunda e uma evolução mais rápida e coerente na sua Vida!

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
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