As Competências do Coach Executivo!

Publicado em 29 de julho de 2014

Há cerca de dois anos, estive apresentando um estudo científico em um evento internacional. Lá conheci pessoas de vários países que, nos seus currículos, identificavam-se como Coaches Executivos. Chamou-me a atenção quantas delas, que nunca haviam trabalhado em uma estrutura empresarial, posicionarem-se como prontas para conduzir processos de Coaching com profissionais altamente especializados em diferentes áreas de conhecimento, afins ao mundo dos negócios.

Não é o caso de se fazer juízo de valor sobre aquelas pessoas, mas cabe sempre a reflexão sobre as competências básicas para o Coach executivo. Com base nisso, cada leitor poderá verificar suas forças e fraquezas, não com o intuito de restringir a atuação profissional mas, coerente com o que já escrevi anteriormente, construir olhar positivo no sentido da melhoria contínua e do preparo constante.

Tendo como referência a publicação The Executive Coaching Handbook (The Executive Coaching Handbook - The Executive Coaching Forum – 5th Ed., 2012), vamos agora fazer a atualização de quais são os compromissos de competência e de relacionamento que devem estar presentes na agenda de um Coach executivo. Cópia do manual citado pode ser obtida em www.executivecoachingforum.com e, para quem preferir, ali encontrará a versão em português (em sua edição de 2008).

Certamente, o manual é muito abrangente e detalhado, mas o intuito nesta minha postagem é tratar de competências centrais para a efetiva ação do Coach Executivo. E porque será isso tão importante? Os próprios autores admitem que a falta de pesquisas específicas, os modismos sempre existentes e muitos interesses comerciais em jogo prejudicam a formação de uma referência única e sólida. Mas os mesmos autores são unânimes em assumir que o modelo de competências a que chegaram é um excelente ponto de partida para qualquer iniciativa em Coaching Executivo.

Pois bem, o modelo de competências idealizado no manual envolve quatro grandes áreas de conhecimentos, chamadas de "Psicologia", "Business", "Organização" e "Coaching", sendo absolutamente certo que ninguém consegue ser igualmente preparado e eficaz em todas elas. No entanto, um mínimo de competência significativa em cada uma das quatro áreas é essencial ao Coach Executivo.  E, para começar, não se pode ignorar o quanto a inteligência emocional é importante, tanto na autopreparação do Coach quanto na sua relação com cada cliente.

No que diz respeito ao quesito “Psicologia”, o manual faz referência a que isso não significa o conhecimento de teorias psicológicas e conceitos relevantes para a prática de Coaching Executivo, mas sim o de ter grau mais tácito, formado pela experiência de vida do profissional, gerando um forte elo com princípios de inteligência emocional. O segundo quesito fundamental do modelo de competências é “Business”, ou seja, o Coach Executivo deve necessariamente ter visão de negócios para entender os objetivos e o contexto de trabalho de seu cliente. E essa relação se tornará mais sólida na medida em que o Coach Executivo demonstrar conhecimento específico sobre o cotidiano da empresa e/ou da área profissional em que trabalha seu cliente (seja quando a empresa paga pelos serviços ou seja ela apenas o ponto de convergência de interesses do cliente).

Para o tópico “Organização”, o manual orienta que o foco deve estar em os clientes realizarem suas metas de trabalho e de carreira, dentro do contexto da organização. Portanto, é essencial que o Coach executivo tenha a competência de interpretar linguagens e conceitos afins às estruturas organizacionais, sistemas, processos e ter como avaliar todos estes elementos da organização em que o Coachee trabalha. Finalmente, o tópico “Coaching” remete ao conhecimento específico de teoria, pesquisa e prática no campo de Coaching Executivo. Tudo isso é bem integrado e interdependente.

Nas próximas postagens vou me aprofundar em cada um desses pontos, mas desde já quero abrir este espaço para que os leitores opinem (até mesmo discordando, se for o caso), sobre esse conjunto de competências centrais ao Coach Executivo, conforme idealizado pelo The Coaching Executive Forum.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.