As férias escolares chegaram: O que fazer com as crianças?

Publicado em 02 de julho de 2018

As crianças ficam eufóricas e para muitos pais esse é um momento de diversão e de desfrutar um período junto com os filhos, mas para muitas famílias esta não é a realidade. Nem sempre é possível sair de férias junto com as crianças ou fazer uma viagem.

Para alguns pais, manter as crianças entretidas no período de férias sem que passem todo o tempo colados nas telas (celulares, iPads, games, tv, etc.) e sem que os pais precisem comprometer o orçamento com programas caros, é um grande desafio.

Podemos aproveitar esse período para estreitar a relação com os filhos e usar a diversão para transformar as férias num período gostoso para toda a família, criando memórias que ficarão guardadas nas lembranças afetivas de todos. Com criatividade e disposição, é possível fazer programas em casa ou ao ar livre, de baixo custo, evitando que as crianças fiquem entediadas e os pais com os nervos à flor da pele.

Mesmo as atividades rotineiras podem virar um evento divertido. Cozinhar pode ser uma ótima maneira de passar o tempo juntos, além de desenvolver novas habilidades.  Podemos aproveitar o preparo de algumas refeições para envolver toda a família, desde o momento de escolher o cardápio, como na compra de ingredientes no supermercado. Todos esses momentos podem virar um grande jogo em que se valoriza o trabalho em equipe e a ajuda mútua.

No momento da refeição, é importante que se priorize o diálogo e os eletrônicos estejam desligados. É possível fazer uma refeição num ambiente da casa em que não estão habituados, como por exemplo, tomar café da manhã na varanda ou no quintal. Outra ideia é fazer uma caça ao tesouro. O tesouro pode ser algo simples e criativo.

Também é possível fazer um piquenique no parque e levar comidas leves e fáceis de preparar. Claro que não pode faltar a toalha! Uma das melhores formas de gastar a energia das crianças é fazer com que elas se movimentem. Podemos aproveitar para brincar ao ar livre, jogar, correr, dançar, andar de bicicleta, etc., e praticar exercícios de forma divertida.

Outra ótima opção é fazer um acampamento em casa mesmo, armando tendas com lençóis na sala e deixando a imaginação tomar conta da brincadeira. Fazer uma sessão de cinema com noite do pijama e escolher um ­filme que seja do agrado de todos para assistirem com pipoca. Depois da sessão poderão conversar sobre as possíveis mensagens que o ­filme transmitiu. Alguns exemplos de perguntas:

  • Que aprendizado você tirou do filme?
  • Qual sua cena preferida?
  • Qual o personagem que mais gostou?
  • Se pudesse mudar alguma coisa do ­filme, o que seria?

Atividades artísticas são uma ótima forma de usar a criatividade e a imaginação. Vocês podem criar algo utilizando papéis coloridos, tinta, tesoura, sucata e outros materiais que estiverem à mão.

Estas são apenas algumas ideias fáceis para manter as crianças entretidas. Existem muitas outras que poderão ser criadas em família para tornar as férias uma aventura memorável. Somente será necessário um pouco de criatividade, planejamento e esforço. Além de favorecer uma maior integração, as atividades em família trazem muita diversão e garantem boas risadas, além de ajudar a passar o tempo de forma positiva.

Os pais que brincam com seus filhos conseguem participar do universo infantil e se conectam a eles conseguindo transmitir orientações, valores e aprendizados importantes para o seu desenvolvimento de forma mais leve e efetiva.

Para dar uma ajudinha, preparei especialmente para os queridos leitores da Cloud Coaching, algumas dicas de como aproveitar melhor o tempo com seu filho nas atividades diárias.

Clique aqui e receba seu presente.

Danielle Gomes







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.