As grandes e as pequenas ideias!

Publicado em 22 de junho de 2016

Há uma questão sempre presente nas aulas e nos workshops de desenvolvimento profissional em Coaching: trata de como encontrar a pergunta “matadora” e “poderosa” para fazer ao cliente. Isso ainda existe, mesmo se sabendo que o correto é oferecer questionamentos para instigar a construção sustentável de pensamento. Muitos de vocês já devem ter lido manuais e kits prometendo revelar as perguntas poderosas que farão de você o melhor Coach do mundo, mas isso só fica bem mesmo é para quem acredita em soberba e milagres.

Antes que alguém venha aqui me enfrentar por conta da afirmação anterior, quero deixar claro que é sim possível acontecer de, em um contexto específico, haver a pergunta que se mostra poderosa e, consequentemente, ajuda o cliente a encaminhar-se para uma ação ou decisão necessária. Ainda mais, perguntas não nascem ao acaso ou como resultado do destino, pois há uma relação direta de sua formação com a experiência do Coach e a metodologia em prática.

Daí, lendo e vendo coisas que acontecem no cotidiano do mundo empresarial, resolvi abordar o assunto pela ótica de que as “grandes” ideias precisam ser construídas a partir de “pequenas” ideias. A visão de algo grande e memorável pode erradamente fazer com que se acredite em uma viagem rápida entre o ponto atual (situação presente) e o ponto futuro (aonde se quer chegar), como se a pergunta “poderosa” estimulará a resposta “perfeita” e tudo dará “certo”.

É fundamental lembrar que as mudanças sustentáveis não ocorrem de maneira instantânea e, ao se incorrer nesse erro, pode-se construir o chamado “castelo de areia”, que irá desabar ao primeiro vento forte. A eventual visão de algo grande deve respeitar a capacidade atual, tanto de competências acumuladas como de maturidade emocional. Serão os passos mais limitados, não necessariamente pequenos, que somados poderão trazer um novo e glorioso conceito de vida, de relacionamento, de comportamento e de realização. Antes de ganhar milhões é necessário saber ganhar alguns milhares e aprender a evoluir com eles, para não se perder pelo caminho.

Todas as grandes marcas empresariais foram construídas com zelo, competência, rigor, coerência e tempo. Porque com a marca pessoal seria diferente? Querer mudar tudo rápido pode se transformar em uma pressão interna que gera doenças, desânimo e depressão. Coach e Coachee devem se alinhar para buscar construir a ideia vencedora a partir de passos justos e seguros, em torno de ações criativas. O Coach trabalhando sem ficar caçando a pergunta “poderosa” e o Coachee identificando os avanços com “a alegria do sucesso” sendo alcançado.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.