As Leis das Emoções (parte II)

Publicado em 17 de janeiro de 2019

“Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil” (Aristóteles)

Emoções, o quanto ainda somos controlados por não ter consciência do seu funcionamento. No último artigo relatei sobre as três primeiras leis das emoções segundo o psicólogo holandês Nico Fridja. Nesse, encerro o tema escrevendo sobre as últimas leis, para que, por meio do autoconhecimento possa autorrefletir e compreender algumas formas de condicionar seu pensamento, emoção e comportamento para uma vida produtiva e agradável.

Escrevo novamente quais foram as primeiras leis emocionais de forma singular e completarei a lógica das emoções com as quatro últimas:

1ª Lei do Significado Situacional:

As emoções são resultado de situações específicas, de acordo com o significado tende a produzir emoções similares.

2ª Lei da Realidade Aparente:

As reações emocionais de uma situação estão baseadas na realidade mental que a pessoa percebe a situação de acordo com suas crenças.

3ª Lei da Habituação, Comparação e Mudança:

Habituação remete às emoções que com o decorrer do tempo e da exposição você acaba se acostumando e as emoções são menos intensas do que ao início. Comparação refere-se que sempre estamos comparando a intensidade das nossas emoções de forma consciente e inconsciente em relação a nós e outros. Mudança: as emoções nesse caso têm uma alta intensidade frente às mudanças.

4ª Lei da Assimetria Hedônica:

Essa lei remete como é nossa habituação a situações positivas e negativas. As circunstâncias positivas são aquelas que nos acostumamos com maior facilidade e as emoções vão se dissipando conforme a exposição com a situação. Em contrapartida, a situações negativas e difíceis encontramos um grau maior de dificuldade para habituarmos, o que permite uma resistência acerca daquela circunstância.

5ª Lei da Conservação do Momento Situacional:

Momentos que foram gerados de maneira negativa podem permear nossa memória por muitos anos, trazendo desconforto e emoções de tristeza, raiva, desprezo e etc.. Nessa lei, ao relembrar cada situação e dar um novo significado positivo dissolve com o tempo as emoções negativas.

6ª Lei do Fechamento e atenção com as consequências:

Algumas emoções são sentidas com um grau maior de intensidade e as crenças individuais do que é o certo e errado influenciam na percepção que temos sobre as consequências que virão, no entanto, a percepção que temos é em partes e não pela totalidade do evento, como resultado o comportamento é moldado pelo desencadeamento das emoções pelo “fechamento” que definimos para a cena.

7ª Lei da Carga Mais Leve e o Maior Ganho:

“Um mal que veio para o bem”, “antes assim, poderia ter sido pior”, são frases que constituem nosso pensamento para que a busca por emoções boas sejam prevalecidas na interpretação do evento.

Agora que conhece sobre as leis do funcionamento das emoções, poderá compreender melhor como surgem, por qual motivo permeiam nas memórias e escolher quais irão fazer parte do seu dia a dia. Tenho consciência que é um desafio no início, no entanto, com o tempo e treino isso se tornará inconsciente e seus dias serão mais leves.

Grande abraço,

Mayra Soares







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.