As melhores dicas ao Coach brasileiro

Publicado em 25 de novembro de 2014

Para atender solicitação especial quanto a uma pesquisa minha na área de Coaching, voltada ao contexto brasileiro, fiz a revisão em diversos textos e achei oportuno aproveitar o embalo e divulgar aqui o que me parecem ser as melhores dicas práticas ao Coach. Pense em como cada comentário se aplica (ou não) ao seu caso, e compartilhe com os demais leitores as suas experiências.

Antes que alguém crítico pergunte, a revelação interessante da pesquisa está no fato de não haver evidências quanto a influências por gênero, idade (a pesquisa se limitou a maiores de idade) ou mesmo formação (limitada a graduação ou superior), como motivação básica para se aplicar em uma intervenção de Coaching, o que ficou confirmado pelos testes estatísticos. E os processos iniciados e não terminados mostram evidências que as razões geradoras dos problemas nasceram, primordialmente, da inabilidade ou pela postura inadequada do Coach.

A pesquisa concluiu que a descrição da experiência com o Coaching remete aos ganhos pessoais em aspectos cognitivos e comportamentais, à capacidade de romper com crises e atitudes limitantes, muito mais do que como uma prática diretamente relacionada a ganhos profissionais e/ou de carreira. O trabalho desenvolveu diferentes abordagens e demonstrou haver evidências de que a experiência em Coaching amplia a interpretação de “sucesso” para além de “alcançar as metas”.

O depoimento de um respondente da pesquisa pode ser considerado como emblemático para a conceituação do “sucesso”: Sucesso é o alcance da meta ou do resultado, de forma sadia, levando luz para a vida das pessoas. E a razão ao termo “emblemático” está em que a conceituação resume em si as dimensões de alcançar metas, crescimento, transformação e ganhos pessoais. É o olhar atento para o indivíduo-interior, o ser humano, sem perder de vista o resultado. É uma visão que transcende chegar onde se deseja, pois a perspectiva é a de saber aproveitar aquilo que se conquistou interiormente, sendo então uma pessoa diferente e para melhor.

Seja contratado pelo cliente ou pela empresa, a lição que fica para uma relação Coach-Coachee saudável (e produtiva) está no estímulo à reflexão, com o máximo de equilíbrio possível entre a questão objetiva e o ganho-pessoal. No contexto brasileiro, há evidências que mostram ser o ganho-pessoal a prioridade nítida e apropriando-se do texto de um Coachee, de maneira bem simplista, chegamos a concluir que, tanto para quem fez uma ou mais vezes, o “sucesso” em Coaching é “conseguir se transformar em quem você quer ser e atingir o que quer atingir” (ou seja, a transformação interior e pessoal vem bem antes da meta ou do objetivo).

A conclusão a que este pesquisador chega e quer compartilhar com outras pessoas interessadas em Coaching, tanto o teórico como o prático, é a de que tudo começa com a transformação pessoal do Coachee, como base para o desenvolvimento e o ganho interior e cognitivo. Metas e resultados objetivos acompanham o processo sendo um benefício importante, mas que nem sempre é claramente identificável ou mensurável desde o início pelo cliente. Isso pode ser bem complicado no contexto das empresas, mas é uma realidade que parece se evidenciar continuadamente.

É tarefa do Coach contribuir para que os caminhos do cliente sejam iluminados a partir de um processo de autorreflexão. E a luz ao final desse túnel estará em contribuir para que o cliente possa se aproximar do SER que ele tanto deseja construir para, então, ajudá-lo a chegar mais próximo de TER tudo aquilo que deseja concretizar e materializar como seu objetivo. Talvez o Coachee nem tenha consciência desse jogo semântico para que a intervenção em Coaching seja considerada um “sucesso”. Mais eis aí a lição fundamental para o Coach se tornar o agente inesquecível desse “sucesso” e, indo além, ter presença marcante na vida do Coachee.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.