fbpx

As Três Inteligências Básicas

Dentro das atividades de Mentoring e de Coaching, conhecer a estrutura mental é um tema instigante. É preciso refletir sobre o cérebro enquanto um Sistema. Como funciona nosso cérebro, nossa mente?

Como é que funciona nosso cérebro, nossa mente? Aqui, antes de mais nada, precisamos fazer distinguir que a mente é vasta, infinita, espacial e não local, mas que se manifesta através de nosso cérebro. Assim entender a estrutura cerebral significa entender as manifestações da mente.

Dentro das atividades de Mentoring e de Coaching, conhecer a estrutura mental é um tema instigante. Nós vamos refletir sobre o cérebro enquanto um Sistema.

Nosso cérebro é o suporte físico-biológico do processamento mental das entradas que recebemos de todos os seres/sistemas à nossa volta. E aí, conforme está estruturada a nossa mente, apoiada no cérebro, assim nós processamos as entradas. E a partir daí é que damos saída para nos comunicarmos com outros seres à nossa volta.

Este é um processo bastante complexo e sofisticado. O cérebro humano é resultado de uma evolução de milhões de anos. Evoluiu fisicamente, mas evoluiu também em sua incrível capacidade de processar e reagir às milhões de informações que recebe a cada segundo: luzes, cores, sons, movimentos, sensações de frio/quente, de liso/áspero, de duro/mole, palavras, figuras, ideias, sonhos, emoções, etc.

Reflita um pouco sobre isso e veja que maravilha! E além de tudo isso, temos uma memória fantástica! E uma capacidade incrível de projetarmos as ações para o futuro. E guardamos um mundo de informações que nos são inconscientes, algumas das quais conseguimos acessar com muito treinamento e com técnicas que vêm se aprimorando.

Entender o que se passa no interior de nosso cérebro, de nossa mente, é uma tarefa quase impossível, tamanha é sua complexidade. A partir da década de 1980 – algo um pouco mais de 30 anos – os cientistas da neurofisiologia começaram a descrever nosso cérebro inicialmente com 2 áreas distintas: o Racional e o Emocional. Depois ampliaram os conhecimentos e agora descrevem o cérebro com 3 áreas distintas de funções (principalmente em função dos estudos de Paul Maclean)

Com a cosmovisão ou visão trialética que utilizo, podemos dizer que o cérebro funciona sob tensão triádica (3 campos), mas é sempre um todo que funciona integradamente, ora com mais ênfase para um lado, ora para outro, mas sempre em conjunto.

E foi assim que os neurocientistas descreveram o cérebro:

  • do lado esquerdo, de quem olha de trás para frente, fica o lado Racional;
  • do lado direito, fica o lado Emocional e
  • na base, ligando o cérebro à coluna vertebral, fica a chamada Porção Comum.

Fala-se então em Inteligência Racional, Inteligência Emocional e Inteligência Operacional.

Vamos ver quais são as características principais de cada uma das três forças que atuam em nossa mente a partir dos próximos três posts que farei nesta coluna.

Quero sugerir que você acesse o site do Insituto Holos e faça o teste on-line da estrutura mental triádica, onde você verá como estes três campos interagem entre si para você. Inclusive há ali exercícios sugeridos de cultivo ou desenvolvimento de campos mentais.

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa