Assessment, o que é e como usar



Alexandre Ribas

Esta é a coluna semanal do Alexandre Ribas cujo objetivo orientar a respeito do que são, como usar e os objetivos das ferramentas de assessment. Mostrar o potencial destes instrumentos para revelar os talentos e oportunidades de melhoria de cada um. “As ferramentas de análise de perfil estão a cada dia sendo mais utilizados por Coaches, por isso a importância de explicar de onde vieram, como funcionam e para que servem as teorias e instrumentos que podem ser utilizadas na prática do Coaching.” (Alexandre Ribas)



Alexandre Ribas possui formação em Administração de Empresas pelo Mackenzie, pós em Psicologia do Trabalho pela UFPR, MBA-RH pela FIA-USP e cursos de extensão em Psicologia e Comportamento Organizacional por Harvard. Presidente da TTI Success Insights Brasil, proprietário das empresas Venko Consulting, Success Tools e Success for You Editora. Representante no Brasil da TTI-Success Insights, empresa na área de ferramentas de assessment presente em 90 países. Membro do Instituto Robert S. Hartman de axiologia formal e aplicada e do Advisory Board da TTI-Success Insights nos EUA. Possui os certificados CPBA - Certified Professional Behavioral Analyst, CPVA - Certified Professional Values Analyst, CAIA - Certified Attribute Index Analyst e CPTA – Certified Professional Trimetrix Analyst, todos pela TTI-Target Training International, o certificado HPI - Certificate in Human Performance Improvement pela ASTD e outras certificações em coaching e PNL. Começou a trabalhar com ferramentas de assessment em 1994.

Confira abaixo suas publicações:

DISC + Valores + Axiologia

A indústria do assessment tem evoluído para os instrumentos de múltiplas ciências.

publicado em 30 de outubro de 2018

Perfil comportamental e as crenças limitantes

Ao utilizar a metodologia de análise de perfil comportamental é muito importante tomar cuidado com estereótipos de perfil e algumas crenças que podem prejudicar pessoas e resultados.

publicado em 02 de outubro de 2018

O perfil DISC de Liderança

Qualquer padrão comportamental DISC pode exercer, com sucesso, um cargo de liderança, ao mesmo tempo, nenhum padrão comportamental está imune a uma situação de incompetência e fracasso, como líder.

publicado em 04 de setembro de 2018

DISC e o estabelecimento de metas

A habilidade de estabelecer metas é crucial para o sucesso de um programa de Coaching, e a cor destas metas será fortemente influenciada pelos fatores DISC.

publicado em 07 de agosto de 2018

Não mude seu gráfico DISC, aprenda um novo idioma!

Torne-se mestre na gestão de seu gráfico adaptado, ou seja, campeão no autogerenciamento.

publicado em 10 de julho de 2018

Gráfico DISC: Não leia. Interprete e interaja!

Um gráfico DISC não deve ser lido, mas sim interpretado. Confira algumas variáveis que devem ser levadas em consideração para a definição da correta estratégia para a interpretação de um gráfico DISC.

publicado em 12 de junho de 2018

DISC e Resiliência

É possível saber se uma pessoa é resiliente ou não, baseado em um gráfico DISC?

publicado em 15 de maio de 2018

O DISC Original

A origem dos instrumentos DISC está no livro As Emoções das Pessoas Normais, escrito por William Marston, publicado em 1928 e pela 1ª vez em português em 2014, pela TTI Success Insights, que trata de 4 dimensões do comportamento.

publicado em 17 de abril de 2018

DISC: Dominante não se motiva por dinheiro!

Será que é verdade? Sim, não e talvez. Como assim? Perfis comportamentais mensuram comportamentos, não valores. Quer saber mais?

publicado em 20 de março de 2018

2018, chegou a hora de pular!

O início do ano de 2018 é mais uma oportunidade para que você dê importantes saltos na sua vida, deixando um lugar em direção a outro, na direção do seu crescimento e realização de seus desejos e sonhos, revelando ao mundo a sua vocação.

publicado em 21 de dezembro de 2017

Seu Sucesso = sua descrição de cargo

O sucesso de cada um de nós é a resultante de uma série de variáveis, algumas temos mais e outras temos menos controle. Um dos componentes mais importantes para uma vida bem-sucedida, com saúde física e emocional é o nível de autoconhecimento que uma pessoa tem.

publicado em 10 de agosto de 2017

Mulher Maravilha, DISC e o Detector de Mentiras

Que a Mulher Maravilha é o super-herói da vez, com grande sucesso nas bilheterias do cinema, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que há uma relação entre a Mulher Maravilha, o DISC e o detector de mentiras? Quer saber mais?

publicado em 13 de julho de 2017

Ferramentas de assessment: 10 DICAS de como utilizar

O mercado brasileiro tem recebido um grande número de novas ferramentas de assessment e em função disso podem surgir questionamentos com relação à confiabilidade e à necessidade de uma boa qualificação dos profissionais que as utilizam.

publicado em 15 de junho de 2017

DISC – CUIDADO: Existe Alto “I” tímido!

Vencedores vêm de todos os fatores DISC, porém a sociedade possui uma tendência a valorizar mais as pessoas extrovertidas, comportamentalmente mais sociáveis e comunicativas, características associadas às pessoas com alta influência em um perfil DISC.

publicado em 18 de maio de 2017

DISC - ATENÇÃO: Alto D NÃO é igual à liderança!

Um gráfico DISC não tem o poder para ser a única fonte de informação para decidir se uma pessoa tem ou não o potencial para liderar, ainda mais quando se pressupõe que para todos os cargos de todas as empresas, todos os líderes deveriam ter uma alta dominância.

publicado em 23 de março de 2017

Pessoas estáveis, os campeões da mudança!

Muito se diz a respeito da quantidade e velocidade das mudanças que ocorrem nos dias de hoje, as quais demandam pessoas ágeis, inquietas, dinâmicas, multitarefas e versáteis, correto? Sim, não, depende.

publicado em 23 de fevereiro de 2017

2017, o início de um novo ciclo!

2016: o ano da sabedoria para tarólogos, o ano para encerrar ciclos para numerólogos, trouxe mensagens muito importantes sobre um novo mundo que está vindo, com novas dinâmicas, regras, inúmeros questionamentos e uma nova ordem. Conheça 12 verbos para serem usados em 2017!

publicado em 26 de janeiro de 2017

10 perguntas para a escolha de uma ferramenta de Assessment!

As ferramentas de assessment, ou análise de perfil pessoal, normalmente comportamental, têm se tornado cada vez mais comuns nas práticas de Coaching, seleção, treinamento e outras iniciativas de identificação e desenvolvimento de talentos.

publicado em 11 de novembro de 2016

Olimpíada da VIDA - 10 dicas para ser medalha de ouro!

Todos nós nascemos com um propósito: deixar o mundo melhor quando irmos do que quando chegamos. Devolver ao mundo o que você faz de melhor pode ser sua missão de vida, deixar um legado positivo para o mundo.

publicado em 06 de outubro de 2016

DISC, Disciplina e Sucesso!

É possível utilizar a ferramenta DISC para identificar as pessoas mais disciplinadas, aquelas com alta conformidade, as quais, por este nosso raciocínio, teriam uma maior probabilidade de sucesso, correto? NÃO!

publicado em 08 de setembro de 2016

Qual o seu futuro: Harvard ou Pokémon GO?

A 4ª Revolução Industrial já está avançando em direção à praia como um tsunami. Qual será sua próxima opção nas suas horas vagas, um curso gratuito em Harvard, aprender um novo idioma no Duolingo ou jogar Pokémon GO?

publicado em 11 de agosto de 2016

Ferramentas de assessment são um meio, não um fim!

É possível, ou seria indicado, uma ferramenta de assessment isoladamente dizer se uma pessoa deve ou não ser contratada? Ser humano é ser complexo, somos compostos de muitas facetas.

publicado em 14 de julho de 2016

Ferramentas de ASSESSMENT e a sua sobrevivência!

Muitos de nós estão passando por desafios como nunca antes imaginaram enfrentar, acompanhados de diferentes intensidades de estresse. O momento atual é ímpar para testar a resiliência e a capacidade de sobrevivência.

publicado em 07 de junho de 2016

Dicas para o Coach vender mais!

Vender e desenvolver pessoas está diretamente relacionado a conhecer a si mesmo e entender o outro. Os conceitos do DISC podem ser utilizados, tanto para enriquecer o processo de Coaching, como para aumentar as vendas.

publicado em 10 de maio de 2016

2 perguntas para mudar sua vida, para muito melhor!

Preencher nossa vida apenas com o que temos ou com o que desejamos ter é como tentar encher um saco sem fundo, não é possível. A verdadeira realização, sucesso e plenitude só é possível através do que está dentro de nós, não fora.

publicado em 12 de abril de 2016

O DISC e a análise SWOT

A união do DISC com a análise SWOT pode ser uma positiva aliança para contribuir com aqueles que desejam se conhecer melhor, se desenvolver, tomar decisões relevantes e atingir importantes objetivos. Quer saber mais?

publicado em 15 de março de 2016

O Coaching começa na sessão ZERO!

Começar um projeto de Coaching com o pé direito demanda uma série de cuidados. Um deles é a sessão zero, aquela que antecede o processo de Coaching – alguns a chamam de etapa de coleta de dados.

publicado em 16 de fevereiro de 2016

2016 – Pizza ou revolução moral?

Um futuro melhor, para nós, brasileiros, não virá apenas com mais trabalho, otimismo e frases de efeito, mas com atitudes que começam conosco, depois em casa, condomínio, bairro, empresa, cidade e, por fim, o Brasil.

publicado em 19 de janeiro de 2016

Avaliação de tempo e prioridades

A forma como escolhemos quais atividades fazer, como atribuímos valor e também como alocamos tempo está relacionada a uma série de variáveis; uma destas variáveis é nossa natureza, talentos e possíveis dificuldades.

publicado em 01 de dezembro de 2015

Coaching Assessment – um importante diferencial para o Coach!

Começar um processo de Coaching sem um levantamento completo de todos os recursos de um coachee poderia ser como viajar sem checar se o que está na mala é o necessário ou o suficiente para uma viagem.

publicado em 24 de novembro de 2015

DISC, a Teoria do Medo!

Viver a vida fugindo dos medos pode não ser uma das formas mais agradáveis e saudáveis de conduzirmos nossa carreira profissional e vida pessoal. O DISC é um meio para as pessoas se conhecerem melhor!

publicado em 07 de outubro de 2015

Coaching e Ferramentas de Assessment: Avaliar não é julgar!

É recomendável que o Coach tenha o máximo possível de informações do Coachee. O levantamento de dados, ou avaliação dos talentos e oportunidades, garante uma maior segurança para o sucesso do Coaching.

publicado em 08 de setembro de 2015

As 3 chaves para o (verdadeiro) Sucesso!

O sucesso é algo que não deveria ser definido e mensurado em razão de como alguém é visto, mas pela forma como se sente consigo, de estar no lugar certo, fazendo o correto e levando ao mundo o que faz de melhor.

publicado em 11 de agosto de 2015

Usuários DISC - Deem um basta à INICIATIVA!

A iniciativa é muito importante para conquistarmos o que desejamos na vida pessoal ou profissional, e todas as pessoas, independentemente do perfil comportamental possuem iniciativa.

publicado em 14 de julho de 2015

A escolha da carreira profissional certa!

Podemos mudar de profissão, mas quanto mais cedo tivermos a certeza do que estamos procurando, maior a chance de sermos felizes e obtermos sucesso, com uma grande realização interior.

publicado em 16 de junho de 2015

10 Dicas para Devolutiva de Ferramentas de Assessment

Ferramentas de assessment, mesmo as de excelente qualidade, não conseguem fazer uma conexão automática entre os resultados e as várias dimensões da pessoa analisada, sem que haja a devida devolutiva.

publicado em 19 de maio de 2015

Como descobrir um sentido para a vida!

Descobrir os nossos talentos é o caminho mais certo para compreendermos a razão de nossa existência, todos nós possuímos talentos únicos e intransferíveis desde o nascimento, porém não nascemos com manual.

publicado em 21 de abril de 2015

10 dicas para o uso de ferramentas de assessment em Coaching!

É cada vez mais comum empresas certificadoras de Coaching também disponibilizarem ferramentas de assessment, ou ao menos sensibilizar os futuros Coaches a respeito da importância destas ferramentas na prática do Coaching.

publicado em 24 de março de 2015

5 Dicas para um Assessment Education!

Uma comunicação aberta, transparente e que não deixa margem a duplas interpretações pode ser um dos mais importantes pré-requisitos para um projeto com ferramentas de assessment.

publicado em 06 de fevereiro de 2015

DISC e a Inteligência Emocional

Conhecer-se e conhecer os outros traz inúmeros benefícios para a vida pessoal e profissional. Conhecer o perfil comportamental pode ser a chave para abrir a porta do entendimento do outro, ou de nós mesmos.

publicado em 12 de dezembro de 2014

Comportamentos e Engajamento

Uma das razões de desempenho fraco para alguns funcionários pode ser um baixo nível de engajamento, o qual já pode ser mensurado por ferramentas de assessment baseadas na axiologia formal.

publicado em 27 de novembro de 2014

A ferramenta de Assessment e o remédio

Remédio e ferramentas de Assessment, podem ajudar ou prejudicar uma pessoa, caso tenham tido um processo de criação, desenvolvimento, validação e comercialização correto ou falho. Entenda esta analogia.

publicado em 10 de outubro de 2014

A Pessoa Certa no Lugar Errado

Quando pensamos na frase “A pessoa certa no lugar certo”, abrimos caminho para uma pergunta: “É possível haver a pessoa errada?”. Pela ótica de um perfil comportamental, nunca há a pessoa errada!

publicado em 26 de agosto de 2014

DISC é NEUTRO

Não existe perfil melhor ou pior. Quando isso é dito, normalmente é fruto de pré-conceito, uma leitura distorcida dos conceitos da teoria DISC ou alguém defendendo o seu próprio perfil DISC.

publicado em 24 de junho de 2014

Você gosta do que vê no espelho?

Enxergar o que está à nossa frente nem sempre é uma tarefa das mais fáceis, mesmo quando é a nossa imagem refletida no espelho. Todos nós somos únicos e singulares. Qual o maior desafio? Conhecer a si próprio!

publicado em 27 de maio de 2014

O caminho para encontrar valor em si mesmo

Todos nós somos valiosos, pois somos raros, únicos e singulares. Os instrumentos de Assessment contribuem para nos descobrirmos, tirarmos o pano que esconde o nosso valor, nossos talentos e capacidades incomuns.

publicado em 13 de maio de 2014

A ferramenta de Assessment e o violinista

Ferramentas de Assessment devem ser consideradas como um meio, não como um fim, uma vez que relatórios de análise de perfil não falam, pensam ou ouvem, são apenas uma fonte adicional para tomada de decisão.

publicado em 29 de abril de 2014

O Médico e o Coach

As ferramentas de Assessment podem ser um poderoso recurso para os Coaches. Uma boa análise de perfil traz informações valiosíssimas a respeito dos talentos e oportunidades de melhoria do Coachee.

publicado em 15 de abril de 2014

DISC não é martelo!

Existe um ditado popular que diz que quando uma pessoa tem apenas um martelo, tudo à frente vira um prego. No uso de ferramentas de análise de perfil comportamental muitas vezes vemos o mesmo.

publicado em 01 de abril de 2014

O Coach Empreendedor

A atividade do Coaching está muito em voga nos dias de hoje, com muitas promessas por parte das empresas certificadoras em termos de retorno financeiro e progresso profissional, mas isso basta?

publicado em 18 de março de 2014

Opções de carreira: Faça a escolha certa!

Comportamentos são identificados em instrumentos de perfil comportamental, mas há características importantes que precisam ser mensuradas por instrumentos relacionados a motivadores.

publicado em 25 de fevereiro de 2014

E assim nasceu o Perfil Comportamental

Uma das linhas de instrumentos mais populares utilizadas para o autoconhecimento são as de identificação de estilo comportamental. Elas trazem informações muito valiosas a respeito de uma pessoa.

publicado em 10 de fevereiro de 2014

O que é DISC?

Você sabe o que dominância, influência, estabilidade e conformidade têm em comum? Conheça a teoria mais utilizada por empresas em todo o mundo a qual muitas ferramentas de análise de perfil se baseiam.

publicado em 21 de janeiro de 2014

Autoconhecimento e Missão de Vida

Identificar talentos e oportunidades de desenvolvimento nas mais diversas dimensões de nossa personalidade é um dos fatores críticos de sucesso para a nossa plena realização na vida.

publicado em 07 de janeiro de 2014






banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.