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Atenção aos sinais da sua empresa!

É muito importante, profissionalmente, saber ler os sinais do ambiente de trabalho, ainda mais em um momento como o atual. A sua autoavaliação, honesta, sobre como e quanto está se dedicando ao trabalho é fundamental.

É muito importante, profissionalmente, saber ler os sinais do ambiente de trabalho. Foram muitas as ocasiões em que escutei de profissionais desligados das empresas onde trabalhavam, que foram surpreendidos pela demissão.

Toco novamente nesta questão delicada, pois em função do momento econômico haverá necessidade de adequação dos quadros funcionais e você pode ser preservado se estiver atento.

Não quero dizer com isso que a demissão será evitada, por que há ocasiões em que a sobrevivência do negócio exige medidas drásticas. Pensando em economia, é melhor uma empresa operando e gerando bens e ou serviços do que uma quebrada e falida que não gera nada além de prejuízos.

A sua autoavaliação, honesta, sobre como e quanto está se dedicando ao trabalho é fundamental. Por isso farei algumas perguntas para que você, leitor, possa fazê-la.

Você faz o seu melhor? Atende bem aos clientes? Você sabe quando faz o seu trabalho bem feito também pelo reconhecimento das pessoas envolvidas?

Você contribui com ideias e sugestões para melhoria dos projetos e processos nos quais está envolvido? Seu gestor reclama com frequência do trabalho ou de atrasos?

Mais algumas perguntas: Tem percebido que suas tarefas e envolvimento em novos projetos estão diminuindo? Quando é solicitado a fazer alguma atividade diferente sua resposta costuma ser “não” – seja por insegurança ou por falta de interesse?

Quando as questões estiverem mais direcionadas ao relacionamento com o gestor, vale a pena tentar uma conversa sincera, no sentido de pedir algum apoio e demonstrar interesse por melhorar.

Quando se sabe o que e como melhorar, pode haver futuro para você na organização. Precisará haver empenho e demonstração genuína de melhoria, pois atitudes como essa são muito bem vistas. Entretanto, se as questões forem relacionadas ao segmento do mercado ou a dificuldades na gestão do negócio, vale a pena começar a pensar em buscar novas oportunidades. É melhor buscar emprego enquanto ainda está trabalhando e, cuide da sua reserva financeira.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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