Autoconhecimento e Inteligência Interpessoal

Publicado em 02 de maio de 2018

Conhecer a si mesmo é a tarefa mais difícil pois incita diretamente a nossa racionalidade, mas também coloca à prova nossos medos e paixões. Se conseguirmos nos conhecer a fundo, saberemos compreender os outros e a realidade que os rodeia.
(Alexandre Magno)

Um gestor realiza seu trabalho através de outras pessoas, portanto é fundamental que ele tenha uma Inteligência Interpessoal muito desenvolvida e que concentre seus esforços em seu aprimoramento contínuo.

De acordo com o psicólogo Howard Gardner, em sua Teoria da Inteligência Múltipla, o cérebro humano pode ter 9 tipos de Inteligências e entre elas está a Inteligência Interpessoal, que segundo o autor, nos permite ficar conscientes de coisas que os nossos sentidos não conseguem captar. É uma inteligência que nos possibilita interpretar palavras, gestos, objetivos e metas subentendidos em cada discurso. A inteligência interpessoal aprimora a nossa capacidade de empatia.

Uma Inteligência Interpessoal desenvolvida significa entender quem somos, saber identificar nossas emoções e agir em consequência disso, o que somente é possível se tivermos também um nível de autoconhecimento alto. Com o autoconhecimento, aprendemos a identificar nossas capacidades e nossas limitações. Isto nos ajuda a planejar metas de forma mais realista evitando frustrações futuras. As pessoas dotadas de inteligência interpessoal sabem dominar suas emoções e adequá-las às circunstâncias.

A boa notícia é que podemos desenvolver a Inteligência Interpessoal a qualquer momento e existem algumas práticas que costumo sugerir em meus programas de Coaching, sugestões estas, que auxiliam também no desenvolvimento do autoconhecimento:

1. Controle as suas emoções:

Aprenda a trabalhar esta habilidade. Quando digo "controle" não estou dizendo abafar ou inibir as suas emoções, mas sim saber como agir frente a elas. Por exemplo: se você se sente irado, perceba o motivo que o leva a este sentimento. Identifique, dê o nome real que esta emoção tem para você. Não a esconda. Uma dica é que após identificá-la, você ria ou se divirta com algo simples do dia a dia, mas que seja algo sem importância, mas que consiga ver seu lado jocoso. Esta mudança de comportamento ajuda transformar a carga das emoções negativas para positivas.

2. Faça uma autoanálise:

Pegue um papel e escreva (não use computador) em uma coluna o que para você são suas virtudes e em outra quais são seus defeitos. Peça para outras pessoas fazerem o mesmo sobre você, assim saberá qual é a sua imagem perante os outros. Compare todas as listas e tente aprimorar o que não lhe agrada, mas entenda que você tem uma identidade e que deve se adaptar a ela e atuar conforme suas próprias características.

O psicanalista e filósofo Erich Fromm disse que “o autoconhecimento começa pela autoaceitação. Aceite-se e se conhecerá melhor”.

3. Adote procedimentos práticos:

Aprenda a observar a si mesmo e identifique como as emoções lhe afetam. Procure transformar sentimentos negativos em positivos através de algum tipo de ação prática.

Por exemplo: Está triste? O que posso fazer para mudar esse sentimento? Uma caminhada? Um telefonema a um amigo? Uma música que lhe traga recordações alegres? Coloque em prática, não alimente e nem acalente emoções negativas.

4. Não se recrimine

Permita-se. Aceite-se como você é.

O filósofo J.J. Rousseau dizia que “ninguém pode ser feliz se não se apreciar a si mesmo”.

Goste de você, pratique o autoconhecimento e seja feliz, afinal é o que todos queremos e merecemos.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.