Avaliando uma sessão de Coaching!

Publicado em 31 de maio de 2016

Muitos dos nossos leitores chegaram a este espaço recentemente e, por essa razão, peço a licença de reavivar uma postagem que já tem mais de dois anos. O conteúdo é bem desafiador a cada Coach e explora um estudo financiado pelo Institute of Coaching e pelo McLean Hospital, duas organizações americanas que investem em avanços científicos na área do Coaching. Os autores são Tatiana Bachkirova, Jonathan Sibley e Adrian Myers, vinculados à Oxford Brookes University, do Reino Unido. Como o título do artigo diz tudo e já foram feitas as devidas apresentações, agora vamos à conclusão a que os autores chegaram.

Esse trio de estudiosos estava interessado em conhecer como os profissionais de Coaching avaliam o processo realizado, o que os diferentes processos têm em comum e como são especificadas as principais diferenças entre eles. Eles buscaram criar um instrumento (formulário) para ser usado na coleta confiável de dados sobre a sessão de Coaching e, também, na medição do que de mais significativo ocorreu.

Os autores definiram que o foco em elementos específicos da sessão de Coaching, ainda que cruciais, não seriam suficientes para oferecer as respostas desejadas para a pesquisa. Eles queriam algo integrado e que representasse a natureza de uma sessão completa. Após consultarem centenas de profissionais, em 28 países, os autores chegaram a uma lista de 80 itens que retratam ocorrências que realmente caracterizam uma sessão de Coaching.

De forma geral, o que parece ser o ponto mais característico e identificável de uma sessão típica de Coaching, a partir dos comentários expressos pelo grupo entrevistado, pode ser assim resumido: a sessão caminha (flui) com foco no cliente, estimulando Coach e Coachee a explorarem juntos o mundo do cliente no contexto de expectativas positivas.

Embora os autores esperassem encontrar mais diferenças do que semelhanças entre os pesquisados, isso não se confirmou. Ao tempo em que o trabalho reconhece que os itens característicos de uma típica sessão de Coaching conseguem mostrar redundâncias, ficou evidenciado que os resultados chegaram a um ponto que merece evolução com mais estudos.

Conforme a pesquisa, os oito itens mais determinantes de uma sessão de Coaching, independentemente dos objetivos e do tipo de aplicação, são os seguintes:

  1. O Coach faz perguntas que parecem abrir novo leque de possibilidades para o cliente;
  2. O Coach faz perguntas que ajudam o cliente a melhor elaborar o contexto em questão;
  3. O Coach pergunta sobre o objetivo do cliente ao encaminhar a sessão de Coaching;
  4. Evidencia-se uma harmonia (ligação forte) entre o cliente e o Coach;
  5. Há uma exploração nítida de questões subjacentes ao modelo mental do Coachee (por exemplo, suas atuais suposições, crenças e histórias);
  6. Na sessão, o Coach mostra empatia com relação ao que é proposto pelo Coachee;
  7. Há uma ampla discussão sobre os objetivos gerais do cliente quanto ao Coaching;
  8. O Coach sempre verifica se o seu entendimento está correto quanto aos interesses do cliente para o processo.

Você, que trabalha com regularidade atendendo seus clientes em processos de Coaching, acredita que o resultado dessa pesquisa se mostra adequado aos padrões brasileiros? Será que esses oito itens são mesmos os mais presentes e que caracterizam o Coaching no Brasil? Será que a pesquisa envelheceu e hoje os resultados seriam diferentes? Qual a sua opinião?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.