Business Model Canvas: Uma Ferramenta Simples para projetar Modelos de Negócios Inovadores

Publicado em 15 de novembro de 2018

O Business Model Canvas foi proposto por Alexander Osterwalder com base em seu livro anterior: Business Model Ontology. É uma representação gráfica de diversas variáveis que demonstram as qualidades de uma organização. O Canvas descreve as várias prescrições que formam os principais tópicos na modelagem de um negócio. O seja, antes de montar um negócio, é importante definir a estrutura e o modelo do mesmo. Um modelo de negócios bem desenhado, permite que as empresas novas e existentes se concentrem na gestão operacional e estratégica e no plano de marketing. Portanto, ele pode ser implementado como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de uma nova organização, ou para analisar a situação atual de uma empresa já existente.

Você pode mapear livremente cada um dos elementos do Canvas para seus componentes de negócios reais. (Isso também significa que você não precisa definir ou inserir todos eles). O resultado traz clareza e simplicidade a um tópico tradicionalmente confuso.

O seu modelo de negócios pode fazer toda a diferença entre ser um sucesso mundial ou um grande fracasso. Podemos citar como exemplo a grande Xerox. Por volta de 1960, a primeira copiadora era um grande desafio e prometia revolucionar o mercado. Mas seu preço de venda era impagável. Poderia ter sido um grande fracasso, se eles não tivessem feito uma pequena mudança no seu modelo de negócios: em vez de vendê-las, eles passaram a alugá-las por um preço fixo mensal, acrescido de uma taxa mínima por cópia, para cópias excedentes a 2000. Graças à qualidade e rapidez das máquinas, os clientes logo estavam fazendo dezenas de milhares de cópias, e as máquinas que antes ninguém queria comprar, se tornaram uma enorme fonte de receita para a Xerox. Perceba que o produto não mudou, o que mudou foi a definição estratégica da sua geração de receita, ou seja: o seu modelo de negócios.

A lista de perguntas a seguir ajudará você a debater a ideia precisa de sua próxima inovação no seu modelo de negócios. Você pode organizar suas respostas num Canvas (tela), e então perceber que o Business Model Canvas é simples o suficiente para ser esboçado em um quadro branco – e poderoso o suficiente para inovar a maneira como você visualiza sua empresa.

SEGMENTO DE CLIENTES

Para quais públicos-alvo você está gerando valor?

Quem é seu cliente mais importante?

PROPOSTA DE VALOR

Qual é o valor central que você entrega ao cliente? (Valor percebido, não valor monetário.)

Quais necessidades do cliente você está satisfazendo?

CANAIS DE ENTREGA

Por onde e como os seus clientes querem ser alcançados?

Quais canais funcionam melhor? Quanto eles custam? Como eles podem ser integrados às suas rotinas e às de seus clientes?

RELACIONAMENTO

Qual relacionamento o seu cliente-alvo espera que você estabeleça?

Como você pode integrar isso ao seu negócio em termos de custo e formato?

RECEITAS

Para que valor seus clientes estão dispostos a pagar?

O que e como eles pagam recentemente? Como eles prefeririam pagar?

Quanto cada fluxo de receita contribui para as receitas globais?

RECURSOS-CHAVE

Quais recursos-chave sua entrega de valor exige?

Quais recursos são mais importantes nos canais de distribuição, relacionamento com os clientes, fluxo de receita…?

ATIVIDADES-CHAVE

Quais atividades-chave sua proposição de valor exige?

Quais atividades são mais importantes nos canais de distribuição, relacionamento com os clientes, fluxo de receita…?

PARCEIROS-CHAVE

Quem são seus principais parceiros / fornecedores?

Quais são as suas motivações para as parcerias?

ESTRUTURA DE CUSTOS

Quais são os custos mais altos em seu negócio?

Quais atividades ou recursos principais são mais caros?

O desempenho de uma organização existente pode ser facilmente aprimorado usando o Business Model Canvas. Todos os aspectos da empresa são esclarecidos rapidamente por causa do aspecto visual, quando se desenha o modelo de negócios em uma tela (Canvas). Ao observar o desenvolvimento por categoria, uma organização pode ajustar sua proposta de valor e melhorar estruturalmente sua estratégia. Ao configurar uma nova empresa, decisões claras podem ser tomadas antecipadamente usando modelo Canvas.

Todos os membros da equipe de gerenciamento podem fazer excelentes contribuições para a tela do seu modelo de negócios. Ao desenvolver o seu modelo de negócios em uma grande folha de papel, os membros podem aproveitar para fazer sessões de brainstorming, pensar nas categorias e expressar suas opiniões. Isso criará uma imagem boa e objetiva da organização e quaisquer novas ideias podem ser discutidas imediatamente e possivelmente desenvolvidas de forma concreta.

Um forte abraço e BOAS REALIZAÇÕES!

Paula Quaiser







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.