Carnaval, paixões e o dia seguinte!

Publicado em 28 de fevereiro de 2017

Aviso aos amigos Coaches: atenção quanto à essência das demandas de seus clientes em março ou abril. Não que esses dois meses sejam simbólicos de algo diferente pela sua natureza, mas é que eles chegam logo depois do Carnaval. E muita gente vai recorrer a intervenções como Coaching, terapia, mentoria ou outra forma de apoio porque estará em ampla e incrível dificuldade de gerenciar a paixão nascida durante as festas de Momo. Não conseguem se equilibrar com as exigências mais típicas relacionadas ao dia a dia executivo.

A questão da influência nefasta das paixões no resultado das atividades regulares do ser humano permeia nosso cotidiano desde as mais antigas eras, havendo casos contados e recontados, derivados da mitologia ou desde que Abrahão se casou com Sara. Um dos mais antigos livros de sabedoria de que se tem notícia, o Bhagavad-Gita, dá a sua definição para a Paixão no capítulo 14 (verso 8): “O modo da paixão caracteriza-se pela atração entre duas pessoas... Quanto maior o modo da paixão, maior será o anseio pelo prazer material, o que se reflete na busca do gozo dos sentidos...”.

A cabeça do apaixonado fica dando voltas mirabolantes e perde seu rumo. Doce ilusão é querer resistir aos impulsos dos sentidos quando a pessoa se apaixona, pois seu metabolismo assumirá uma liderança incontrolável sobre todos os pensamentos e movimentos. Literalmente, o citado texto sagrado diz que “um rapaz se encontra com uma moça, e os seus sentidos impelem-no a vê-la, a tocá-la e a ter relação sexual com ela. No começo isso pode ser muito agradável para os sentidos, mas, no final e passado algum tempo, isso se torna exatamente como veneno”. Veneno para ambos os sexos. Mas que veneno?!

Será que o “veneno” é o sentimento destruidor gerado quando a paixão acaba, deixando em seu lugar vários dos piores sentimentos humanos, tais como raiva, ciúme, angústia, inveja ou ódio? O Bhagavad–Gita vai além, em seu capítulo 18 (verso 38), para explicar a preocupação que se deve ter para evitar o “veneno” da dor advinda do final de uma paixão. Diz que “as pessoas se separam e surgem a lamentação e a dor. A felicidade derivada de uma combinação dos sentidos do prazer deve sempre ser evitada”. Ou seja, toda a relação que começa pela paixão ou, em outras palavras, pela busca da satisfação através do sexo, tende a deixar dor e sofrimento no final.

Ah! E o Carnaval está aí a bater nas nossas portas, estimulando as pessoas a se extravasarem em luxúria. Muitos confundem amor e paixão, dando-lhes entendimento equivalente. Afinal, o apaixonado sempre acredita que o outro é a personificação do Amor Maior, sua alma gêmea. Para um artista, é inspirador buscar na mitologia a formação de arquétipos para suas obras. A divindade mais celebrada no amor, junto com Eros, talvez seja Vênus (ou Afrodite). Os estudiosos apresentam diferentes origens a Vênus (na própria associação dessa figura mitológica com a questão da paixão tem-se várias explicações divergentes), mas em qualquer uma, ela é reconhecida como a Mãe do Amor, Deusa dos Prazeres.

Portanto, amigo Coach, eu começo por esperar que esse tal “veneno” não esteja em seu caminho e nem no caminho de seus clientes. Mas, se você ou ele conhecer alguém numa situação inesperada, sentir um calafrio na espinha, não conseguir deixar de pensar nessa pessoa e passar por variações de comportamento a cada instante que se lembrar de um contato mais íntimo, é bem possível que a paixão esteja se instalando (ou já esteja instalada). O veneno fez seu efeito e o consolo é saber que há muita gente nessa mesma situação.

O lado negativo desse cenário é que você não está no Olimpo e nem tem chance de virar um Deus da mitologia, resolvendo seu problema por outros caminhos. Dependendo de sua situação conjugal, a alternativa que sobra é fugir e esconder-se na floresta, pedindo apoio aos amigos de Cupido como uma maneira de deixar as emoções abrandarem, fuga essa recomendada por Santo Agostinho como o único efetivo remédio contra a paixão. Sua sorte maior será a de não ser confundido com um louco, que perdeu todo o controle de si mesmo pois, para todos os efeitos, as descrições apresentadas sobre a loucura também servem muito bem para exemplificar o comportamento do ser humano no momento de paixão, aí incluindo suas manifestações sensoriais, todas recheadas de desequilíbrios.

Aos Arlequins, Pierrots e Colombinas, divirtam-se! Mas fujam dos primeiros sinais de envenenamento!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.