Catarse emocional em um avião!

Publicado em 06 de outubro de 2017

Há situações na vida que, se prestarmos bem atenção, oferecem raras oportunidades para entendermos o comportamento humano. Nesta semana, aconteceu comigo uma delas e considerei como excelente tema para a postagem deste mês. Resumidamente, uma pequena faísca pode incendiar os ânimos de um grupo e a competência profissional acaba sendo prioritária para contornar os impactos dessa “rebelião”, ainda mais quando ocorre dentro de um avião (o objetivo é abordar o caso e não o de identificar a companhia aérea).

A informação importante é que o voo sairia dos Estados Unidos às 21:40 horas e, por razões não comentadas aos passageiros, foi cancelado. O novo horário de saída, como definido pela companhia aérea, seria no dia seguinte, às 08:00 horas. Uma fila interminável e demorada foi instituída para reemissão dos bilhetes e ajustes para quem tinha conexões ao chegar no Brasil.

O simples fato de se quebrar a expectativa de um voo e do retorno ao país já é desgastante. Para alguns em especial, como era meu caso que já vinha de outro voo, fica muito pior e a perspectiva de espera torna-se angustiante. Cada passageiro definiu a sua sorte e alguns aceitaram a oferta de hotel, outros voltaram para casa e poucos ficaram pelo aeroporto mesmo. De manhã, perto do novo horário de embarque, as expressões de cansaço eram evidentes e, certamente, entrar no avião e vê-lo decolar era o que mais motivava o grupo.

Porém, ao entrar no avião ficava claro o descaso com os passageiros. Era um aparelho antigo, normalmente usado para rotas domésticas e curtas, que foi alocado para uma viagem de 10 horas.  Um desconforto gritante e, ainda mais, saindo com atraso adicional de quase duas horas. Enfim, o voo decolou e a expectativa agora era a de chegar logo ao destino. Em uma viagem noturna, geralmente as pessoas dormem após o jantar. Mas o que fazer em uma viagem diurna, após o almoço, quando o avião sequer tem serviço de entretenimento?

Aos poucos, foi crescendo um grupo jovem no fundo do avião, ao lado do galley (nome dado para a área de cozinha e alimentação de um avião). A princípio, era uma catarse emocional, pois todos reclamavam de tudo, ainda que em voz baixa. Não demorou a que alguém tivesse a ideia de pedir vinho (alguns foram de tinto e outros de branco), e também com gente ficando na água ou suco. A demanda pelos salgadinhos veio em seguida, acabando com os biscoitos, além dos queijinhos e barrinhas de castanhas.

Essa mistura frenética fez crescer o tom das reclamações, o nível do vozerio e as gargalhadas. Em volta, poucos passageiros reclamando disso, outros reclamando associando-se a isso e os comissários tendo uma habilidade incrível para contornar essa quase “rebelião”. Eis que alguém teve a lembrança de sua playlist do celular e colocou uma música de fundo para animar o ambiente, quando alguns ensaiaram passinhos de dança.

Olhando tudo aquilo profissionalmente, e depois conversando com um vizinho de poltrona que ia e voltava com seu copo sempre cheio, ficou-me bem evidente como hoje há um espírito de união, mesmo entre estranhos, que rapidamente se instala ao menor sinal de insatisfação com alguma coisa associada a um agente gerador comum. O que aconteceu no avião é frequente de ocorrer em empresas e, se os responsáveis por manter a ordem não forem suficientemente bem treinados e competentes, o conflito será quase certo.

Uma forte turbulência obrigou que cada um dos “rebeldes” retornasse ao seu lugar, facilitando aos comissários o restabelecimento da ordem local. Mas em uma empresa, nem sempre haverá essa mesma sorte e os supervisores deverão conter rebeliões, movimentos internos e quebra de motivação com mecanismos que nunca podem passar perto de uma ameaça ou confronto. Você já viveu isso? E então, está preparado para fazer valer sua liderança por competência e não por força de autoridade?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.