CNV - Comunicação Não Violenta



Coach Wania Moraes Troyano

Esta é a coluna da Wania Moraes Troyano que abordará, uma vez por mês, assuntos ligados à CNV - Comunicação Não Violenta. "A CNV trata de como podemos melhorar a nossa comunicação e reduzir os conflitos no dia a dia, como por exemplo utilizar a empatia para se relacionar melhor consigo mesmo e com o outro." (Wania Moraes Troyano)

Wania Moraes Troyano possui MBA em Gestão de Negócios e Coaching, Pós-Graduada em Dinâmicas dos Grupos Administradora de Empresas e Pedagoga, com mais de 30 anos com sólida carreira corporativa em empresas multinacionais e em cargos de gestão e assessoria executiva. Foco em Desenvolvimento Humano, especialista em CNV-Comunicação Não Violenta, Coach em Resiliência, Profissional, Vida e Executivo, Neurocoaching, mentora e supervisora para líderes e coaches, com mais de 1000 horas em processos de Coaching. Facilitadora de Grupos. Especialista nos assessments de Estilos de Liderança e Resiliência. Palestrante e Facilitadora de Grupos. Facilitadora em Barras de Access – Expansão da Consciência. Co-autora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Capítulo Quantos Antes Melhor! Programa Mulheres Poderosas, na alltv.com.br, todas as terças-feiras, 15h00 às 16h00. Voluntária em programas de Jovens Aprendizes.

Confira abaixo suas publicações:

O Jogo da Culpa

Uma das coisas que a maioria das pessoas faz é culpar o outro por seus problemas, dificuldades, mazelas. Culpa todo mundo, isentando-se de sua própria responsabilidade. O que fazer para acabar com isto?

publicado em 02 de julho de 2018

Eu sei falar e escutar?

Para podermos experimentar um caminho de possibilidades, é importante desenvolvermos a escuta ativa. E o que é, antes de tudo, essa tal de escuta ativa?

publicado em 04 de junho de 2018

Procurando minha autenticidade!

Ser autêntico parece fácil, basta falar a verdade. Será que é isso mesmo? E se falar a verdade irá gerar muitos conflitos, mágoas, julgamentos e críticas?

publicado em 07 de maio de 2018

Perdoar! Ô tarefa difícil!

Quando buscamos o perdão, desejamos liberar nosso coração. Não esperamos que o outro faça o mesmo. Às vezes pedimos perdão porque somos nós que precisamos nos libertar dessa dor.

publicado em 09 de abril de 2018

Fazendo pedidos à luz dos Diálogos Construtivos

Quantos de nós em vez de fazermos pedidos claros e objetivos, expressamos o que não queremos. Será que você pede deste jeito, seja com cônjuge, filhos, colegas, amigos, professores, pares e gestores?

publicado em 12 de março de 2018

Por que eu devo ter autocompaixão?

Exercitar a compaixão, a autocompaixão e a autoempatia é um exercício que nos ajuda a ter um novo olhar para a vida e para as situações.

publicado em 12 de fevereiro de 2018

Como observar sem avaliar?

Uma das coisas mais difíceis é observar sem avaliar, porque fazemos isso constantemente, a cada minuto, em cada situação que se nos apresenta. É preciso estar em constante vigilância, tomando cuidado com as colocações e permitindo-nos olhar sob outra perspectiva.

publicado em 15 de janeiro de 2018

O poder da vulnerabilidade

Você tem medo de ser vulnerável? A vulnerabilidade não se baseia em conhecer a vitória ou a derrota, mas, sim, em compreender a necessidade de ambas. É preciso buscar a vontade de se reconhecer e se conectar com sua vulnerabilidade. Ela determinará a força do seu valor e a clareza do seu propósito.

publicado em 20 de novembro de 2017

Você conhece a sua Sombra?

A sombra é rechaçada de todas as formas, porque não gostamos dela; não a conhecemos e nem queremos conhecer, pois, afinal, isso trará à tona uma parte de nós que desejamos excluir. Mas como excluir algo que nos pertence?

publicado em 23 de outubro de 2017

Conflito: Fuga ou Agressão?

Há diferenças entre todas as pessoas. Cada uma pensa, reage, sente, emociona-se, percebe, imagina, tem experiências e conhecimentos próprios. Nós fazemos escolhas e temos opiniões contrárias e incompatibilidades, o que faz com que nossa vida e nosso desenvolvimento estejam sempre em evolução.

publicado em 25 de setembro de 2017

Como ter uma comunicação com mais sintonia e conexão?

Veja 15 dicas para o exercício da Comunicação Não Violenta. Apesar de ser algo simples de se ouvir, há muita complexidade no exercitar, pois é necessário se permitir mudar a forma como vê a si mesmo, como vê o outro e o ambiente que se está inserido.

publicado em 28 de agosto de 2017

Como ser eu mesmo, se estou sempre me moldando?

Ao longo de nossas vidas passamos o tempo todo na busca de ser autêntico, porém, ao mesmo tempo, somos bombardeados pelos pais, professores, cônjuges, amigos, colegas, gestores, subordinados a nos adaptarmos porque só assim poderemos ser bem vistos e termos sucesso!

publicado em 31 de julho de 2017

Sabia que se você souber das suas necessidades e valores ficará mais fácil se relacionar com o outro e poderá evitar conflitos?

Você sabia que infelizmente a maioria de nós não é ensinada a se dar conta das nossas necessidades? Só podemos ser ensinados por quem tenha aprendido e repassado. Se não aprenderam, como podem ensinar?

publicado em 03 de julho de 2017

O que fazer para deixar minhas necessidades virem à tona?

Quantas pessoas você conhece que vivem buscando disfarçar ou mesmo ignorar as tristezas, carências e necessidades, com isso se agredindo e ainda, como consequência, sendo intolerantes com o outro, sendo agressivas, julgando, avaliando ou criticando?

publicado em 04 de junho de 2017

Como não ser violento com os outros se sou violento comigo mesmo?

Como podemos nos relacionar com os outros em todas as instâncias de nossa vida, se esquecemos de olhar para o principal, que somos nós mesmos. Como tratar o outro com compaixão, se não tenho compaixão comigo mesmo?

publicado em 08 de maio de 2017

Quer sair do Piloto Automático?a>

Na vida o piloto automático é o que a grande maioria das pessoas passa seus dias vivendo, ou seja, lidando com o que surge à sua frente, sem efetivamente pensar em cada momento do que está acontecendo e age de forma inconsciente sem estar 100% presente em si mesmas.

publicado em 10 de abril de 2017

Você Julga? Eu?

O julgamento é uma forma de dizermos que estamos certos e que os outros estão errados. Aprendemos esse comportamento desde a tenra infância. O julgamento está no DNA de todos nós e sair desse círculo vicioso é um grande desafio. Como me relacionar com o outro sem julgar?

publicado em 13 de março de 2017

Às vezes usamos a força porque ela é inevitável!

Quanto mais agirmos como agentes de punição, mais difícil será os outros responderem compassivamente as nossas necessidades. Quantas vezes você age da forma como não quer que os outros ajam, mas na verdade só reforça que essa é a maneira de como obter o que você quer de alguém?

publicado em 13 de fevereiro de 2017

Ai, ai, ai, como as pessoas me deixam mal!

Quantas vezes você se sente da maneira com que falam com você? Sente-se mal que as pessoas não lhe entendem? Sente-se incompreendido? Diz que as pessoas te deixam triste e tiram seu bom humor? Ou diz que o outro é responsável pela sua alegria? Você é o único responsável por tudo isso!

publicado em 16 de janeiro de 2017

Deixe de ser Bonzinho; seja Você Mesmo!

Você vive querendo agradar as pessoas ao invés de querer agradar, em primeiro lugar, a si mesmo? Vive em conflito porque nunca agrada as pessoas e, por mais que tente, elas não gostam de você? Não entende o porquê e fica cada dia mais angustiado?

publicado em 21 de novembro de 2016

Como Expressar Meus Reais Sentimentos Utilizando a CNV!

A expressão de sentimentos no mundo profissional é percebida como vulnerabilidade, e as pessoas temem que os outros se aproveitem disso ou os façam em pedacinhos. Porém a expressão da vulnerabilidade pode ajudar a resolver conflitos.

publicado em 24 de outubro de 2016

O Poder da Empatia!

Muitas vezes as pessoas não percebem que necessitam de empatia. A empatia pode promover profundas mudanças sociais e transformar vidas para gerar relacionamentos com mais sintonia e conexão.

publicado em 26 de setembro de 2016

CNV - Comunicação Não Violenta, o Resgate da Essência!

Você acredita que seu modo de falar é claro, que demonstra de forma concisa suas percepções, mas fica indignado quando não o entendem e dizem que você fala de maneira bruta, quando sua intenção era apenas ser honesto?

publicado em 29 de agosto de 2016

A CNV - A Comunicação Não Violenta na Vida nos Negócios

CNV é uma forma de melhorar relacionamentos, tornando-os com mais sintonia e conexão. Apesar da maioria crer que a comunicação seja boa e por isso não seja necessário melhorá-la, por que ainda assim gera conflitos?

publicado em 01 de agosto de 2016

Vulnerabilidade

A vulnerabilidade não é algo bom nem mau, ela é o centro de todas as nossas emoções e sensações. Sentir é estar vulnerável. Acreditar que ela seja uma fraqueza é o mesmo que acreditar que qualquer sentimento seja fraqueza.

publicado em 04 de julho de 2016

A Resiliência para superar, mudar, transformar e levar sua vida de forma plena e feliz!

Muitas vezes ouvimos falar de superações que aconteceram como num passe de mágica. O que não nos damos conta é que as pessoas trabalham muito, falham, mas continuam tentando até que as mudanças acontecem.

publicado em 06 de junho de 2016






banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.