CNV – Uma conexão comigo mesmo!

Publicado em 11 de março de 2019

Começo meu artigo fazendo uma reflexão sobre o que é a CNV, que, para mim, é uma forma de aprender a viver melhor comigo mesma. Costumo dizer que a CNV é um processo intrapessoal e, consequentemente, pode se tornar interpessoal. Eu só posso aprender a CNV se a vivo no meu dia a dia.

Para mim, a CNV tem a ver com a permissão que me dou para fazer mudanças que trarão bem-estar e felicidade interna. Na minha percepção, eu só posso mudar quando me julgar menos, sentir autocompaixão e autoempatia e não ficar esperando pela aprovação do outro. Eu não posso dar uma palestra, fazer uma oficina se não vivo o que faço. Digo para meus clientes que as mudanças que eles desejam fazer – sair da angústia, frustração e raiva – dependerá do quanto eles puderem se libertar do ego e buscar a si mesmos.

A CNV nos leva a um olhar sistêmico, porque todos nós somos um sistema. Podemos entender que um sistema “é uma entidade cuja existência se deve às mútuas interações entre seus componentes”, segundo o criador da Teoria Geral dos Sistemas, o biólogo Bertalanffy.

A visão sistêmica nos capacita a entender os fatos da vida e os comportamentos das pessoas, prestando atenção aos componentes que são gerados, as causas, as relações que existem entre tudo e as consequências de cada movimento dos elementos. Se não tivermos esse olhar sistêmico, ficaremos somente na observação de fatos, pessoas e vamos julgar de uma forma quase que imediata. Nas constelações sistêmicas, podemos observar esses movimentos claramente. Podemos perceber que a totalidade não é compreendida como a soma de suas partes, mas, sim, como o efeito recíproco dos elementos e das inter-relações entre eles.

Viver a CNV é ver o que está além do observável; é permitir-se olhar e perceber nas entrelinhas o que está acontecendo, como eu percebo a mim e ao outro, quais são as causas, implicações, o contexto, o fato, os sentimentos e as necessidades, sem sair dando uma opinião de bate e pronto e achando que ela é única e verdadeira.

Humberto Maturana e Francisco Varella[1] (2011, p. 267) colocam que “o conhecimento do conhecimento obriga. Obriga-nos a assumir uma atitude de permanente vigília contra a tentação da certeza, a reconhecer que nossas certezas não são provas da verdade, como se fosse o mundo e não um mundo que construímos juntamente com os outros”.

Podemos concluir que, apesar de a CNV nos munir de algumas ferramentas e técnicas, elas nos servem apenas de apoio para que possamos manter o propósito de trazer para nós, de sair do piloto automático quando estivermos descendo a ladeira e engatar uma marcha, prestando atenção ao que estamos fazendo, falando ou como estamos nos comportando.

[1] MATURANA, H.; VARELLA, F. A árvore do conhecimento; as bases biológicas da compreensão humana. 9. ed. São Paulo: Palas Athena, 2011.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.